LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Negócio da China? CEO da Lenovo admite que companhia superestimou compra da Motorola

18 de janeiro de 2017 20

Ao lado da Sony (ainda como Sony Ericsson), Nokia e Samsung, a Motorola era uma das fabricantes de maior renome no cenário nacional e internacional quando o assunto era celulares. Devido a inúmeros erros de estratégias que não vamos citar nesse momento, a companhia acabou "perdendo a mão", tendo sua divisão mobile adquirida em 2011 pela Google pela bagatela de US$ 12.5 bilhões em uma negociação que surpreendeu o mercado.

Mais um vez repetindo esse fato, no ano de 2014, mais precisamente no mês de outubro, a fabricante chinesa Lenovo desembolsou US$ 2,9 bilhões adquirindo - sendo o maior negócio de smartphones na época - para a comprar a empresa da gigante de Mountain View. Contudo, um detalhe chamou bastante a atenção, já que as patentes da Motorola foram "excluídas" da negociação.

Passados esses anos, a Lenovo conseguiu cumprir o seu papel de tornar a Motorola novamente uma marca poderosa no mercado (pelo menos aqui no Brasil). Apesar dessa tarefa ter sido iniciada pela Google, segundo afirma Yang Yuanqing, CEO da companhia, em entrevista ao The Wall Street Journal, essa missão foi mais difícil do que eles inicialmente pensaram:

Nós subestimamos as diferenças da cultura e do modelo de negócio", revela o executivo.

Seria a Motorola azarada?

Por conta da pressão do governo chinês de que empresas locais como a Lenovo, Xiaomi, LeEco e várias outras investissem mais no exterior, além de ser influenciada por ter sido a número um em vendas na China, a fabricante do Vibe K6 Plus não pensou em duas vezes em adquirir a Motorola e repetir a parceria de sucesso com a IBM no ThinkPads.

Contudo, passados dois anos após a negociação, o mesmo não aconteceu com a Motorola. A tentativa de transformar a marca em referência a smartphones acessíveis não deu certo por motivos óbvios, assim como investir em aparelhos top de linha também não, já que a Apple já desempenha esse papel por lá.


O resultado de tudo isso foi que a companhia chinesa se viu obrigada a demitir mais de 2.000 funcionários nos Estados Unidos e ainda lidar com a queda para a 8ª posição no ranking global de maiores fabricantes mundiais.

Resumindo: a Lenovo achou que seria mais fácil lucrar com a Motorola, mas o efeito foi exatamente o contrário.


20

Comentários

Negócio da China? CEO da Lenovo admite que companhia superestimou compra da Motorola
  • Verdade, eu adquiri um Moto Maxx 64Gb q foi lançado novembro de 2014, ainda com as mãos da Google, o aparelho é um Top da época da Moto, os concorrentes top da época LG G4, Sony Xperia Z3, Galaxy S5 e S6, chegaram numa média de preço por 3.000 a 3.500, e Moto Maxx veio por 2.199 ou seja, custo benefício, bom. recebi 3 atualizações veio no 4.4, foi pro 5.0.2, e 6.0.1, e tbm novembro de 2016, recebi atualização de Pach segurança, o conjunto é ainda excelente, snapdragon 805, tela 2K, Bateria 3.900 mah , 3 GB RAM, 64 Gb, lateral coberto de alumínio, nylon balístico, bem resistente, agora os demais lançamentos com Lenovo, 2015/2016 perderam custo benefício, e as linhas Moto G, perderam a atratividades. Talvez o se salva, é o Moto Z Play, por ser modular, para um intermediário 2.000 tá caro..

      • A própria Lenovo está acabando com a Motorola, muito simples isso. Se continuasse como a Google fazia...

          • A Motorola era péssima em atualizar telefone agora ela é umas das melhores que pena que ela tá muito de vagar nos negocio de telefone

              • Ok, agora atualizem o Moto z Play por favor.

                  • É triste ver um gigante ser tratado com descaso, mas tudo começou no início da era smart, foi um pouco de culpa da antiga Motorola, com celulares com CxB fraco na época, a Google tentou melhorar a imagem e conseguiu (mesmo dando de esperta em relação às patentes e revendendo a marca), agora a Lenovo está acabando de destruir a marca, por mais criativa e ousado que seja, vai faltar o CxB que a Google trouxe.

                      • Bom, acredito que grande parte da culpa seria principalmente pela quebra dá fórmula de sucesso que a Google fez com a linha Moto. Moto E, G e X e algum top, sempre focando em CxB. Aí inventaram diversas variantes, por exemplo: Moto G4, aí tem G4 Plus, G4 Play, G4 "normal"... acabaram com tudo que dava certo.

                          • Verdade, eu adquiri um Moto Maxx 64Gb q foi lançado novembro de 2014, ainda com as mãos da Google, o aparelho é um Top da época da Moto, os concorrentes top da época LG G4, Sony Xperia Z3, Galaxy S5 e S6, chegaram numa média de preço por 3.000 a 3.500, e Moto Maxx veio por 2.199 ou seja, custo benefício, bom. recebi 3 atualizações veio no 4.4, foi pro 5.0.2, e 6.0.1, e tbm novembro de 2016, recebi atualização de Pach segurança, o conjunto é ainda excelente, snapdragon 805, tela 2K, Bateria 3.900 mah , 3 GB RAM, 64 Gb, lateral coberto de alumínio, nylon balístico, bem resistente, agora os demais lançamentos com Lenovo, 2015/2016 perderam custo benefício, e as linhas Moto G, perderam a atratividades. Talvez o se salva, é o Moto Z Play, por ser modular, para um intermediário 2.000 tá caro.

                              • Não compro Motorola e Samsung por causa disso, muito G e J, y, e, C, v, plus, neo, prime, pocket, X, z e por aí vai, isso confunde o consumidor, aquilo que eles fizeram no primeiro Moto g era mais simples de entender e comprar

                                  • Foi um momento otimo para os consumidores, mas a Google infelizmente não estava tendo lucro.

                                    • Lógico Lenovo acabou com Motorola

                                        • A Motorola cresceu e apareceu na midia justamente quando a Google comprou.
                                          Mas, qualquer freguês sabe que o interesse da Google era pelas patentes para proteger um pouco mais as parceiras e o Android.

                                          A Google saiu foi no lucro nessa.
                                          Google esperta.

                                            • Engraçado que vi você criticar a postura da Microsoft quanto as demissões e a reestruturação do setor.
                                              Por outro lado ver a Google que também não acreditava que deria um futuro com a Motorola faz ela esperta...

                                              • Uma saudade, Motorola by Motorola!
                                                Trazer de volta o HelloMoto foi uma grande sacada, porém a ideia de renomear Motorola para apenas Moto, não deu muito certo.

                                                  • vou sair da motorola,meu proximo será samsung memo com todas a reclamçoes

                                                    • Vacilou mesmo, a Motorola acabou quando foi vendida a Google, mas a Google esperta pegou as patentes, única coisa que prestava

                                                        • Nem o Google conseguiu levantar a Motorola a nível global, a Lenovo achava que ela conseguiria!? Muitos acham que a Motorola ainda é uma gigante global, mas nem no Brasil ela é mais uma gigante!

                                                          • Devolve a Motorola pra Google que é bem melhor.

                                                              • '-' outro novo Lenovo

                                                                  Android

                                                                  Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

                                                                  Android

                                                                  Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

                                                                  Windows

                                                                  Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

                                                                  Economia e mercado

                                                                  Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista