LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Cadê? Nova teoria pode explicar onde foi parar a água de Marte

21 de dezembro de 2017 5

Um dos temas controversos entre os pesquisadores a respeito do nosso sistema solar é sobre a água em Marte. Isso é importante para tentar encontrar evidências de que já houve vida naquele planeta, mas para cada pista que sugere que a água dominava a paisagem marciana, há outra que coloca tudo "ralo abaixo".

Mas talvez essa expressão seja a resposta que todos estavam procurando.

Afinal, se Marte era um mundo coberto por oceanos, onde toda essa água parar? Sabemos que o planeta perdeu a maior parte de sua atmosfera devido aos ventos solares (atmosfera esta que a NASA quer proteger o que sobrou). Isso poderia ter causado a perda da água? Ela estaria agora perdida no espaço?

Uma nova pesquisa tentou responder essa questão, considerando que boa parte dos oceanos se perdeu junto com a atmosfera, e sugerindo que o restante ainda está no planeta - debaixo da superfície.

Conduzido por cientistas do Department of Earth Sciences em Oxford e publicado na Nature, o estudo usou um modelo de Marte criado por computador para simular o potencial que o planeta teria de "sugar" suas próprias águas para suas entranhas. A água, reagindo com a rocha presente no manto do planeta, pode ter sido lentamente absorvida por bilhões de anos.

Talvez você esteja se perguntando por que isso não aconteceu com a Terra, ou se algum dia vai acontecer. Ou quem sabe o processo já esteja lentamente em andamento? Bem, a resposta é relativamente simples.

Acontece que a maior parte da superfície de Marte é composta por grandes quantidades de óxido de ferro, o mesmo que dá a coloração avermelhada ao sangue e à ferrugem - por isso o planeta é vermelho. Sendo assim, o manto rico em ferro teria tornado Marte muito melhor em absorver água do que a Terra.

Rochas de basalto - composição rica em silicatos de magnésio e ferro - presentes em Marte poderiam conter aproximadamente 25% mais de água do que as da Terra, de acordo com o estudo. Com isso, elas "puxaram a água da superfície marciana para o seu interior". Ou seja, as rochas marcianas podem absorver a água muito melhor do que as rochas terráqueas.

A hipótese da NASA sobre a história da água em Marte. Números representam bilhões de anos.

Além disso, a Terra tem uma vantagem em relação ao vizinho. O sistema de placas tectônicas evita mudanças drásticas nos níveis de água da superfície, e rochas úmidas desidratam antes da água entrar no manto relativamente seco da Terra. De certa forma, a água "se recicla".

Mas em Marte, as rochas teriam reagido com a água superficial do planeta, bloqueando parte dela em sua estrutura mineral. "Não é mais líquida, mas fisicamente ligada ao mineral", afirmou o coautor do estudo Jon Wade, de Oxford.

Na Terra ainda jovenzinha, as rochas permeáveis semelhantes às de Marte teriam flutuado na superfície super-quente do planeta até derreterem, o que liberaria a água de volta à superfície. Mas em Marte, muitas dessas rochas teriam permanecido, bloqueando e aprisionando a água, até que ela afundasse para o manto.

"Marte estava condenada pela sua geoquímica!", disse Wade.


5

Comentários

Cadê? Nova teoria pode explicar onde foi parar a água de Marte
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista