LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Como adicionar e editar stickers e pacotes de adesivos personalizados no Telegram

10 de abril de 2018 0

Se você questionar um usuário do Telegram sobre as vantagens sobre o WhatsApp como mensageiro instantâneo, uma boa parte das vezes vai ouvir, entre outras razões, a possibilidade de utilizar não apenas stickers prontos, como também imagens personalizadas nos chats.

Stickers não são exclusividade do mensageiro criado por russos e baseado em Berlim, na Alemanha. O Allo, do Google, e o Messenger, do Facebook, são apenas outros exemplos. O WhatsApp, na verdade, é um dos poucos que resiste a esse recurso.

Mas o Telegram tem uma vantagem a mais, como mencionamos no primeiro parágrafo: ele permite ao usuário criar seus próprios adesivos. E o melhor de tudo é que não é muito difícil. Talvez seja um pouco trabalhoso, dependendo do tipo de imagem que você quer transformar em sticker e suas habilidades com um editor de imagens.

Nos próximos parágrafos, o TudoCelular vai ensinar a maneira mais simples de criar seu próprio pacote de stickers. Lembrando que você pode baixar um pack de sites na internet ou mesmo clicando em um adesivo que recebeu e tocando em "adicionar stickers".

Preparando a imagem

O primeiro passo é o mais complicado. E também o único que não tem muito como ensinar. Você precisa preparar a imagem. Há algumas regras simples, que você pode ver ao iniciar um chat com o bot @Stickers. Vamos lá:

  1. A imagem precisa estar em formato .PNG com transparência;
  2. As dimensões da imagem devem ser de 512 x 512 pixels - ao menos um dos lados precisa ter esse tamanho. O outro pode ser menor;
  3. O sticker precisa ter uma borda branca e uma sombra, para dar um efeito bacana.

Essas regrinhas são passadas pelo bot. Seguindo as três, seu adesivo vai ficar bem legal. As duas primeiras são essenciais: o bot não vai aceitar a imagem se não estiver em .PNG e com ao menos um dos lados medindo 512px, sendo o outro de mesmo tamanho ou menor.

A partir daí, basta baixar uma imagem já pronta na internet ou criar a sua. Dá para pegar uma foto, recortar o fundo e criar o sticker. Não há limites para a sua imaginação aqui, exceto as dimensões e a necessidade de uma camada transparente no arquivo, que deve ter a extensão certa.

Criando o pacote de stickers

Agora, a parte mais fácil, mas também a que mais gente tem dúvida: criar o pacote de adesivos. Os desenvolvedores do Telegram são muito legais e facilitaram bastante esse processo. É só iniciar uma conversa com o bot @Stickers (clique no link para abrir o chat em um navegador) e seguir as instruções dele. Ao iniciar a conversa, haverá uma lista de comandos que você pode utilizar.

  1. Para criar um novo pacote, é só digitar e enviar o comando /newpack;
  2. Escolha o nome do seu pack de stickers. Pode ser o seu nome, ou o nome de usuário que você usa no mensageiro, por exemplo;
  3. Agora, envie a imagem .PNG como arquivo, sem compressão, para o próprio bot;
  4. Escolha um ou dois emojis para associar ao adesivo. "Você pode listar vários emojis em uma mensagem, mas eu recomendo não usar mais do que dois por sticker", diz o bot;
  5. Envie quantos stickers você quiser. Ao terminar, envie o comando /publish;
  6. Agora é hora de escolher o nome a ser utilizado no pacote. Pode ser o mesmo do segundo passo ou um diferente;
  7. Pronto. Seu pacote está criado e adicionado. Lembre-se que qualquer pessoa poderá baixar um adesivo ou o pacote inteiro quando você enviar um sticker para ela ou em um grupo.
Modificando um pacote de stickers

Você pode adicionar ou remover adesivos de um pacote publicado sempre que quiser. Para isso, é essencial que você lembre o nome dado ao pacote no passo 7 da criação do pack. Os comandos de edição são feitos com o link criado naquele momento.

Adicionando um novo sticker

Para adicionar um novo adesivo é bem simples. Vá na janela da conversa com o @Stickers e siga os seguintes passos:

  1. Digite o comando /addsticker;
  2. Escolha o pacote que você deseja alterar. Os seus pacotes serão listados abaixo da caixa de texto (na versão web);
  3. Repita os passos 3 e 4 da criação de stickers;
  4. Envie quantos adesivos quiser. Ao terminar, envie o comando /done.

Removendo um sticker

  1. Digite o comando /delsticker;
  2. Escolha o pacote do qual você deseja remover um adesivo;
  3. Selecione o adesivo a ser removido. Dá para enviar da maneira normal ou escolher pelo botão que aparece na mensagem em que o bot pede para selecionar o adesivo a ser excluído.

Reordenando os stickers

Também é possível reordenar os stickers dentro de um pacote. Para isso, basta enviar o comando /ordersticker e seguir as instruções. Para selecionar o adesivo como o primeiro, basta selecionar o espaço "vazio" ao selecionar aquele que será o "vizinho do lado esquerdo".

E mais...

Para editar os emojis associados a um sticker, basta enviar o comando /editsticker e seguir as instruções na tela. Deletar um pacote é só enviar /delpack e seguir os passos do bot.

E aí, bem simples, não? Ficou alguma dúvida? Aproveita o campo de comentários para tirar tudo a limpo. Lembre-se que você pode baixar pacotes completos diretamente de um navegador, buscando no Google. A dica é colocar o nome da série, filme ou franquia desejada e incluir "sticekrs telegram" no campo de busca.


0

Comentários

Como adicionar e editar stickers e pacotes de adesivos personalizados no Telegram
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista