
Segurança 24 Abr
24 de abril de 2018 35
Nem Logan Paul, nem o suposto cachorrinho nazista: os protagonistas da mais recente polêmica no universo do YouTube são a brasileira Satty e o dono do canal Mother's Basement, que acusa a dona do Pense Geek de plágio.
Tudo começou na semana passada, quando alguns fãs do youtuber norte-americano Geoff Thew o avisaram que uma brasileira havia não só usado o vídeo dele como base, como havia copiado até mesmo as piadas, e na mesma ordem. O que se descobriu a partir desse que parecia ser um pequeno deslize foi algo gigantesco.
Em vídeo publicado ontem (23), o Mother's Basement fez questão de publicar legendas em português para explicar ao público da youtuber o que estava acontecendo: plágio descarado, e em vários vídeos dele e de outros autores, mencionados na descrição da sua resposta. Alguns exemplos são vídeos da série Black Mirror, do anime Devilman Crybaby, e até do jogo Overwatch, todos de produtores norte-americanos.
Durante os 17 minutos do seu posicionamento sobre o episódio, Geoff mostra pedaços de suas produções e partes correspondentes em vídeos da brasileira, e a semelhança é tanta que fica difícil não acreditar que houve cópia por parte de quem lançou sua versão por último.
Para ele, a descoberta mais grave não é o simples plágio praticado por ela, mas sim que isso significa falta de respeito com o público que a admira e acompanha o Pense Geek:
Esse não foi o único vídeo roubado de mim, e ela também roubou de outros youtubers. Então é óbvio que isso é uma estratégia, e não um deslize. Ela está assumindo autoria de conteúdo dos outros regularmente. Ao fazer esse vídeo e mentir tão abertamente para vocês, ela está basicamente dizendo que não respeita vocês, e que irão assistir qualquer coisa que ela postar, independente de como ela fizer ou de como ela é. E isso me prova que ela não merece o amor e a admiração de vocês.
O youtuber ainda declara que pela seriedade do tema não ativou a monetização do conteúdo para a sua resposta à brasileira, mas encerrou sua declaração dizendo que precisava finalizar um roteiro para o seu canal, para que a Satty tivesse um vídeo para o mês que vem.
Já a dona do Pense Geek havia saído na frente e publicado um posicionamento durante o final de semana, além de ter deletado o vídeo que incitou a polêmica. Nele Satty não assume que plagiou o Mother's Basement ou qualquer outro canal, e diz que "não há ninguém certo ou errado nessa história".
A produtora de conteúdo também declara que é muito difícil que vídeos não saiam parecidos, afinal, é comum que várias pessoas usem as mesmas referências da internet.
Ela menciona, por exemplo, um texto que utilizou para falar sobre o anime Sword Art Online, e incita que Geoff usou o mesmo para o seu vídeo. Mas ocorre que o texto havia sido publicado um ano após o vídeo do canal norte-americano, e foi inspirado na publicação do youtuber.
Ela encerra então dando a entender que todo mundo já cometeu plágio algum dia, nem que tenha sido no ambiente escolar. Também pede que "quem não tem teto de vidro que atire a primeira pedra".
Fato é que a brasileira não anda tomando decisões que ajudem na construção da sua versão nessa história: um vídeo na plataforma Vimeo comparando os vídeos dela com os do Mother's Basement foi deletado a pedido do canal Pense Geek.
A imagem do canal, no geral, também não anda boa: no momento da publicação desse texto, a resposta da Satty acumulava 7 mil likes, e 20 mil dislikes. Os comentários confirmam a reação negativa do público, e estão repletos de críticas à produtora, que ainda ativou a monetização do seu posicionamento, diferente de Geoff.
O autor do Mother's Basement parece não quer levar essa discussão adiante, e prometeu que o vídeo publicado sobre o caso será o único sobre essa polêmica. Resta saber se a dona do Pense Geek seguirá investindo em sua defesa, ou em uma mudança de posição.
E você, acredita que Satty tenha plagiado outros canais, ou se trata de uma grande coincidência? Deixe sua opinião nos comentários!
[Atualização: a youtuber bloqueou o vídeo em que se posicionava sobre o episódio]
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários