
Economia e mercado 10 Jul
13 de julho de 2018 21
A Anatel autorizou nesta quinta-feira (12) a ampliação do compartilhamento de frequências entre as operadoras TIM e Oi. O processo é realizado no formato de “ran sharing” – também conhecido como compartilhamento de rede de acesso via rádio.
Até então, as duas empresas estavam autorizadas a realizar o processo somente na frequência de 1,8 GHz (3G). A partir da decisão, o compartilhamento também passa a ocorrer na faixa de 2,5 GHz (4G). Desta maneira, ambas as companhias agora podem utilizar as mesmas frequências.
A agência nacional possibilitava somente que as duas empresas compartilhassem os equipamentos eletrônicos – tais quais os erbs (estações). Daqui em diante, o espectro e o core da rede também serão usados em conjunto.
Vale lembrar que, na última terça-feira (10), a coluna Detetive TudoCelular abordou uma possível compra da Oi pela TIM e união das centrais de atendimento, segundo fontes internas haviam falado ao site. As assessorias das operadoras negaram ou não comentaram o assunto. Com a decisão da Anatel, elas passam a ficar mais próximas nas utilizações de rede.
De acordo com o conselheiro da Anatel e relator do caso, Leonardo de Morais, a TIM e a Oi agora possuem a permissão para somar os 10 MHz em propriedade de cada uma na frequência de 2,5 GHz. Com isso, elas podem disponibilizar e ampliar seus serviços de banda larga móvel.
O que você achou da ampliação no compartilhamento de frequências entre as duas operadoras? Compartilhe conosco a sua opinião!
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários