LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Qualcomm x Intel: disponibilidade de rede dos iPhone XS, XS Max, X, Note 9 e Pixel 2 são comparadas

02 de outubro de 2018 6

Nem só de um design luxuoso, sem bordas, e de uma boa câmera se faz um bom smartphone: isso tudo de pouco adianta se ele não funcionar bem para o básico, como ter boa recepção de sinal para chamadas e internet.

Pensando nisso, o pessoal do PCMag resolveu colocar frente a frente a tecnologia da Intel diante da fornecida pela Qualcomm, ou seja, os modens dos novos iPhone XS e XS Max contra a maioria dos aparelhos Android top de linha. Para esse comparativo foram escolhidos os Galaxy Note 9 e Pixel 2 da Google.

Além disso, o iPhone X também faz uma participação especial que dá uma bela noção de como o ecossistema iOS evoluiu de 2017 para cá nesse sentido.


Para tornar a leitura dos gráficos acima menos complicada já adiantamos: quanto menor um número nesse intervalo, maior é a disponibilidade do sinal. Ou seja, -85dBm representa uma situação de sinal muito bom, enquanto -131dBm significa uma disponibilidade praticamente inexistente dele.

Com isso colocado, é possível ver que com uma qualidade de sinal a partir de -115dBm a diferença entre o modem do iPhone X e dos novos XS e XS Max vai ficando mais latente. Quando a rede alcança sua maior disponibilidade no gráfico, então, a diferença chega a ser ainda escrachada, com os celulares de 2018 da Apple com o dobro de velocidade em relação ao aparelho do ano passado.

Ao mesmo tempo, notamos que ele se torna mais competitivo em relação aos modelos Android. Porém, é possível notar que enquanto os smartphones iOS novos precisam de uma disponibilidade de -85dBm para alcançarem o pico de velocidade, os rivais do outro sistema já estão nessa faixa com -90dBm.


Quando o sinal está muito baixo (a partir de -120dBm) vemos, de novo, que os XS e XS Max trouxeram uma melhoria muito bem-vinda com seus modens.

Enquanto o iPhone X zera a conexão em -126dBm, eles sobrevivem até -128dBm. Mas, novamente, ainda não são páreos para o Note 9 e Pixel 2, que atravessam a casa dos -130dBm ainda com uma conexão de 10 MB.

No final, fica claro que dentro do universo iOS houveram melhorias, mas que cada vez menos o ecossistema Apple pode se gabar de ser o único a oferecer experiências completas e de qualidade. Ficou claro na análise do PCMag que a tecnologia da Qualcomm ainda oferece um uso mais completo em navegação de redes que a usada pela Maçã, fornecida pela Intel.

O software pode ter uma interferência, mesmo que mínima, nesse processo, o que pode ser a razão de alguns usuários iOS estarem reclamando do sinal nos aparelhos.

Vale lembrar, a Qualcomm vem acusando a Maçã de roubar seus segredos industriais para melhorar os modens da Intel. Aparentemente, de fato, a tecnologia da dona do Snapdragon poderia ser valiosa para a concorrente, e o episódio foi parar nas mãos da justiça.

E você, o que achou dos resultados apresentados pelo teste? Conte para a gente nos comentários!

(atualizado em 26 de abril de 2024, às 12:14)

6

Comentários

Qualcomm x Intel: disponibilidade de rede dos iPhone XS, XS Max, X, Note 9 e Pixel 2 são comparadas
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista