LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Detetive TudoCelular: com fim anunciado, conheça mais da história do Google Plus

09 de outubro de 2018 6

Nesta segunda-feira (8), uma notícia pegou de surpresa os usuários do Google Plus. A rede social deixará de existir em breve, após a revelação de uma vulnerabilidade existente de 2015 a 2018, a qual expôs dados de pelo menos 500 mil usuários.

Caso você não conheça a história do Google Plus, os demais aplicativos da empresa que deixaram de existir e um possível futuro para os recursos da rede social, a coluna Detetive TudoCelular separou alguns detalhes a você. Saiba mais a seguir:

Quarto investimento em redes sociais

O Google Plus foi criado em junho de 2011, com funções de postar fotos, status, eventos e ainda conversar com amigos por meio da ferramenta Hangouts. Tentativa de competir com o então badalado Facebook, o projeto foi o quarto da companhia na área. Antes, houve Google Buzz (2010-2011), Google Friend Connect (2008-2012) e – o tão famoso no Brasil – Orkut (2004-2014).

A princípio disponível somente por convites, o Google Plus chegou a 10 milhões de usuários com apenas duas semanas de existência. Somente no seu terceiro mês que a mídia social foi aberta ao público, com exigência de ser maior de 18 anos. Apenas em outubro de 2011, a plataforma recebeu integração com o Google Profiles, para suportar as contas dos GApps.

2015, o começo do fim

Um ano após a troca de comando do Vic Gundotra para David Besbris, o Google decidiu mudar a direção da sua rede social, em 2015. Como vários de seus recursos já funcionavam de forma independente, a empresa transformou o Google Plus em uma plataforma para interesses compartilhados.

Ele também ganhou um novo design na época, a fim de destacar as áreas de Comunidades e Coleções. Além disso, a ferramenta perdeu a integração com o Hangouts. O ano foi o início da vulnerabilidade que culminou em seu encerramento.

“Cemitério” de recursos do Google

O Google Plus vai se juntar a outros recursos descontinuados da gigante de buscas. Separamos alguns deles para você se recordar. Confira:

Google Answers (2002-2006)

Imagem: Reprodução

Google Desktop (2004-2011)

Imagem: Reprodução

Google Latitude (2009-2013)

Imagem: Reprodução

Google Talk (2005-2013)

Imagem: Reprodução

Google Reader (2004-2013)

Imagem: Reprodução

Orkut (2004-2014)

Imagem: Reprodução

Quickoffice (2012-2014)

Imagem: Reprodução
Futuro pós-Google Plus

A tendência é que o Google adicione as funcionalidades do Google Plus a outras ferramentas da empresa. Algumas delas já ganharam sua independência, como o Hangouts e o Fotos. Outras já são integradas a demais GApps, como os Eventos ao Google Agenda.

Mais um ponto importante a se destacar diz respeito a mudanças aplicadas no YouTube há um tempo, a fim de torná-lo em definitivo uma rede social, como as formas de compartilhamento de conteúdo e um chat na sua própria plataforma.

Qual a sua opinião sobre o encerramento do Google Plus? Vai sentir falta? Comente conosco!

Google+

Desenvolvedor: Google

Preço: grátis

Tamanho: Varia de acordo com a plataforma


6

Comentários

Detetive TudoCelular: com fim anunciado, conheça mais da história do Google Plus
  • Pena... As comunidades são muito boas.

      • Perdi muito a confiança no Facebook, não em relação a "publicidade", mas por causa de perda de conteúdo, e de controle sob grupos páginas, já deram minha senha pros outros e tudo mais. Mantive o costume de publicar muito tempo, no plus. As vezes como registro de um "rastro" sei lá. Agora o que fazer, porque........... Porra. o Yahoo tem meu email lá até hoje, e tudo mais. O Twitter... perai, o que será que vai acontecer com as contas de login feito com GOogle, em ..........

          • Vai sentir falta? Era a única "coisa" que distribuia o conteúdo conseguindo alcançar as pessoas que realmente interessariam com as publicações. Meu amigo participei dos testes dessa.. BU CE TA .. e acho uma falta de consideração com as pessoas essa MERDA dessa JOÇA desse CARAIO tirar essas DIS GRA ÇA do ar desse jeito, PU TA QUI PA RIU ... VIU !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!toooomarnucuuuuuuuuuuuu uuuuuuuuuuuuu,,,,,,,,, carai feeeeeeeduaaaaaputa PS: Poderiam pesquisar e adicinar o GOOGLE wave no seu artigo aí.... ihhh tem mais de mil,,,,, acho que o feeed burner ... o............ tinha um de chats, era... MEEBO!!! MEEBO!!!!!!!!!!!!!!!!! MEEBOoooo eu era feliz com Meebo eles compraram e acabaram com o negócio.. MAs o wave, era fascinante ....... Agora o plus .... Tomar no cuuuuuuuuuuuuu ..................

              • Se nem as rede mais badaladas como, Facebook por exemplo, eu não uso mais pois viraram um terrenos de Fake News entre outras coisas piores, quem dirá o Google Plus que quase ninguém liga.

                Prefiro acompanhar vários canais de tecnologia em geral no Youtube (os quais tenho pleno controle) que só tenho a ganhar com informações de alta qualidade.
                Tenho uma média de 3 horas e meia diárias no Youtube, que é considerada uma média bem alta.

                  • Mais um projeto ate que bonzinho, usava por causa das comunidades de windows 10. Ms google ja ta fedendo ja, e tem anos que nao lanca algo que firme e faca alarde.

                    Android

                    Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

                    Android

                    Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

                    Windows

                    Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

                    Economia e mercado

                    Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista