
Curiosidade 19 Dez
20 de dezembro de 2018 12
Dando seguimento a nossa série de tutoriais tratando o espaço de armazenamento nos dispositivos iOS, chegamos a eles, os dados de aplicativos, com foco nos principais mensageiros: WhatsApp e Telegram.
Com isso, no decorrer desta matéria, você poderá conferir como apagar os dados de uma determinada conversa junto a esses apps e também algumas dicas para que o armazenamento do seu iPhone possa permanecer um pouco mais aliviado por um maior período de tempo.
Para quem utiliza os apps em questão como principal forma de comunicação com seus contatos, sabe que eles são um dos maiores vilões quando o assunto é encher a memória dos aparelhos com mensagens, fotos, áudios e vídeos recebidos – principalmente se esses três últimos estiverem com a opção de download automático ativada.
Diferente do Android, que costuma exibir todas as mídias recebidas junto a outras fotos do usuário na aplicação de galeria, o iOS muitas vezes traz consigo a opção de não exibir essas imagens no app de Fotos, o que acaba gerando uma certa confusão para alguns usuários, que não entendem onde este conteúdo está.
Pois então, essas imagens e/ou vídeos normalmente estão atreladas apenas ao app específico, permanecendo isoladas a ele. Para se ter uma noção do quanto essas mídias, assim como as próprias mensagens de texto e eventuais documentos, estão ocupando no iPhone, siga pelo caminho Ajustes → Geral → Armazenamento do iPhone.
Uma vez no menu especificado, deslize até o app do mensageiro e o selecione. Lá, você poderá conferir o tamanho do app e a quantidade de dados armazenados sob o título de Documentos e Dados, assim como fica claro na sequência de imagens abaixo.
Como pôde ser visto no exemplo, o tamanho do Telegram em si é em torno dos 80 Mb, mas o que acaba levando o app para o destaque no menu de armazenamento é a grande quantidade de dados atrelada a ele, totalizando quase que 680 Mb.
No WhatsApp a história não é muito diferente e, enquanto o app pesa praticamente 90 Mb, os dados já são cerca de 15 Mb – valor baixo pois o app teve os dados de conversa limpos recentemente. Confira a seguir os passos necessários para limpar os dados das conversas em ambos os apps.
Vale ressaltar que o iPhone utilizado nesse tutorial estava rodando a versão 12.1.2 do iOS, no entanto, os mesmos passos podem ser seguidos em outras versões do sistema, talvez apenas com algumas pequenas mudanças.
Para apagar os dados de todas as conversas de uma vez, o procedimento é outro. Nesse caso, além dos arquivos de mídia, separados por categorias – como no menu descrito anteriormente, o WhatsApp apagará todos os dados de conversa do seu dispositivo, incluindo além das mídias armazenadas, todas as mensagens enviadas e recebidas. Se isso for do seu interesse, para realizar o procedimento, siga os passos a seguir.
Diferente do WhatsApp, no Telegram é possível limpar todos os dados de mídia de uma só vez, sem afetar as conversas. Para isso, ainda no menu de Uso do Armazenamento, toque em Limpar Cache (sinalizado em verde na penúltima imagem acima), desmarque os itens que deseja manter e toque em Limpar.
Claro que ter a opção de apagar seus chats separadamente sempre é bom, no entanto, ao olhar de muitos, o ideal é que essa tarefa seja executada o mínimo possível. Com isso, para evitar que o armazenamento do seu iDevice encha tão rápido com as mídias e arquivos enviados, uma boa prática é desativar o download automático em ambos os mensageiros.
Dessa forma, o aplicativo não baixará automaticamente todas àquelas imagens de bom-dia no grupo da família, por exemplo, cabendo a você usuário selecionar separadamente o que deseja baixar. Para desativar a opção de download automático, siga as instruções a seguir.
Caso não tenha gostado das mudanças, para redefinir as configurações padrão do mensageiro, toque em Redefinir Ajustes Padrão (sinalizado em verde na terceira imagem abaixo).
Caso não tenha gostado da alteração, para redefinir as configurações padrão de download do Telegram, toque em Apagar Configurações de Download (sinalizado em verde na terceira imagem abaixo).
E aí, gostou das dicas? Tem alguma sugestão para um outro tutorial? Conta para a gente nos comentários.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários