
Curiosidade 25 Mar
26 de março de 2019 18
Se você está no Android há algum tempo, provavelmente já percebeu que a loja oficial de aplicativos da plataforma, certificada pelo Google, é a Play Store. Nela, desenvolvedores individuais, pequenas equipes e grandes empresas de todo o mundo compartilham suas criações com milhares de usuários, de forma gratuita ou não.
No entanto, o mundo Android é muito mais do que isso. Há diversas opções de lojas desenvolvidas por outras companhias, repositórios com centenas de arquivos de pacote .apk e até mesmo sites oficiais de aplicativos que, pelos mais variados motivos, disponibilizam o download fora da loja oficial do Google.
Porém, para instalar aplicativos de grande parte dessas fontes não oficiais, é preciso mexer nas configurações do seu dispositivo Android, já que por padrão o sistema não permite instalações vindas de fontes desconhecidas. Pensando nisso, dando seguimento ao nosso quadro de dicas e tutoriais aqui do TudoCelular, hoje ensinaremos como permitir que seu smartphone ou tablet com o sistema do robozinho verde aceite instalações vindas de fora da Play Store; confira a seguir!
Antes de darmos início as instruções, é necessário ressaltar um ponto. Permitir que instalações possam ser efetuadas de fontes desconhecidas significa que a partir daquele momento, de certa forma, você será o maior responsável pela segurança e integridade do seu aparelho. Por conta disso, evite baixar e instalar aplicativos de lojas, sites ou repositórios totalmente desconhecidos – fuja de possíveis ameaças.
Sem mais delongas, vamos ao passo a passo.
No caso dos smartphones ou tablets Android com uma versão igual ou superior a 8.0 Oreo, o procedimento é um pouco diferente, já que o Google resolveu mudar um pouco as coisas, limitando a instalação de aplicativos vindo de fontes desconhecidas aos apps. Ou seja, não há mais como liberar a instalação em todo a plataforma de modo geral, sendo necessário fazer isso para cada app que você julgar necessário.
Com isso, se você fizer o download da aplicação em questão através do Google Chrome, por exemplo, será necessário autorizar o navegador primeiro para que o a pacote baixado possa ser instalado no seu dispositivo. O mesmo se aplica se a instalação for feita a partir de um gerenciador de arquivos, de algum serviço de nuvem ou de qualquer outra fonte.
Apesar da forma diferente, o procedimento continua bem simples; confira a seguir.
Há também uma forma alternativa à sequência de passos acima. Ao iniciar uma nova instalação de um app vindo de uma dessas fontes, clique em Configurações na nova janela, ative a opção Permitir desta fonte e pressione voltar para prosseguir com a instalação normalmente, dando as permissões necessárias para que o app possa funcionar corretamente.
Vale lembrar que as instruções dadas acima podem não refletir da mesma forma no seu dispositivo Android, uma vez que grande parte das fabricantes costuma realizar suas próprias modificações no sistema, alterando, muitas vezes, itens de lugar. Nesses casos, recomendamos a utilização da busca no aplicativo de Configurações, procurando por algo como “fontes desconhecidas” ou até mesmo apenas “desconhecidas"; leia as opções cuidadosamente buscando estar de acordo com o que foi demonstrado aqui.
E aí, gostou de mais essa dica? Conta para a gente nos comentários e não esqueça de compartilhar esse tutorial com seus amigos(as).
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários