LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

TudoCelular Ensina: como instalar o ADB e o Fastboot do Android no seu computador

10 de abril de 2019 2

Se você está no mundo Android há algum tempo e, por qualquer que seja o motivo, tentou rootear ou até mesmo instalar uma ROM personalizada no seu aparelho, muito provavelmente já ouviu falar do ADB ou do Fastboot, ferramentas quase que obrigatórias para realizar cada um desses processos.

Mas, se você caiu por aqui de paraquedas e não sabe o que cada um deles significa ou o que faz, nós vamos explicar.

Começando pelo ADB, ou Android Debug Bridge – para os íntimos, essa ferramenta permite que desenvolvedores da plataforma consigam enviar comandos de terminal diretamente do computador para o smartphone, sendo o único requisito que o dispositivo esteja com a depuração USB ativada. É possível enviar comandos tanto para dispositivos roteados quanto para aqueles que não o são e até mesmo fazer com o que o smartphone receba instruções tanto ligado e ativo quanto quando em modo de recuperação.


O Fastboot, por outro lado, é o responsável por permitir que desenvolvedores possam enviar comandos para o bootloader dos seus aparelhos, tornando mais fácil o procedimento de modificar ou instalar recoveries personalizados (custom recovery). Vale ressaltar que nem todos os dispositivos Android são compatíveis com o FastBoot.

Simplificando os termos, bootloader nada mais é do que o programa que entra em ação assim que um determinado dispositivo é inicializado – não sendo exclusivo do Android. Já os custom recoveries são versões customizadas do Stock Recovery, ambiente de execução independente do sistema operacional que permite acesso mesmo que o S.O esteja danificado, por exemplo.

Com isso, por serem ferramentas tão essenciais para quem está pretendendo modificar o seu Android, dando seguimento ao nosso quadro de dicas e tutoriais, hoje ensinaremos para você, estimado leitor, como instalar o ADB e o Fastboot no seu computador com Windows, Linux ou macOS.

Com instalar o ADB e o Fastboot

Ao contrário do que acontecia até pouco tempo atrás, o Google retirou a necessidade do download completo do pacote Android voltado para desenvolvedores para se ter acesso ao ADB e ao Fastboot, facilitando muito o processo. Confira nas instruções a seguir como baixar e utilizar os recursos no seu computador.

  • Primeiro, acesse a página oficial do SDK da plataforma clicando aqui.
  • Agora, selecione a opção de Download SDK de acordo com o sistema operacional do seu computador;

  • Aceite os termos do pacote e clique no botão de download.

  • Feito o download, abra a pasta onde o arquivo foi baixado;
  • Agora, para facilitar o processo, transfira esse arquivo para uma pasta individual. Como exemplo, transferimos o arquivo baixado da pasta downloads para uma pasta chamada Android localizada em Meus Documentos (C:\Users\usuario\Documents\Android).

  • Extraia o arquivo dentro da nova pasta.

A partir desse momento, tanto o ADB quanto o Fastboot poderão ser usados livremente, uma vez que não é necessário de fato passar por um processo de instalação padrão. Ambas as ferramentas podem ser utilizadas através do prompt de comando ou terminal do próprio sistema operacional, sendo necessário apenas abrir uma instância da janela de comando na pasta extraída; confira como logo a seguir.

  • Tendo a sua frente a pasta onde o arquivo baixado foi extraído, acesse a pasta plataform-tools;
  • Copie o endereço da pasta. Em nosso exemplo, temos o caminho C:\Users\usuario\Documents\Android\platform-tools

  • Agora, abra o prompt de comando ou terminal do seu computador.
    • No Windows, abra o menu iniciar, busque por prompt de comando ou cmd e aperte Enter. Em boa parte das vezes não será necessário acessar a ferramenta como administrador;
    • No macOS ou Linux, procure pela ferramenta Terminal em meio aos seus aplicativos. No caso do sistema da Apple, uma boa dica pode ser utilizar o Spotlight (Cmd + barra de espaço).

  • No terminal ou prompt, digite o comando cd seguido pelo caminho da pasta copiado previamente. Utilizando o nosso exemplo, o comando ficará assim:

cd C:\Users\usuario\Documents\Android\platform-tools

Agora, basta executar os comandos do ADB ou do Fastboot. Exemplificaremos o funcionamento das ferramentas através do comando devices, do ADB, capaz de listar os dispositivos que estão conectados e com a depuração USB ativa.

Com o terminal ou prompt aberto na pasta extraída, digite o comando destacado abaixo. Caso você tenha um aparelho conectado e com depuração ativa, o seu resultado deverá ser semelhante ao visto na imagem a seguir.

adb devices

Pronto, você já sabe como usar o ADB e o Fastboot no seu computador! Agora, se quiser mais comodidade nesse uso, evitando ter que navegar até a pasta onde as ferramentas estão, uma boa opção pode ser editar as variáveis de ambiente do sistema. Com essa modificação será possível acessar o ADB e o Fastboot de qualquer localidade do SO através do prompt ou terminal.

Editar variáveis do sistema

Execute os passos contidos nas seções a seguir de acordo com o seu sistema operacional. É válido ressaltar que as instruções podem sofrer algumas modificações a depender da versão instalada do sistema.

Windows

  • Abra o menu iniciar, procure por “configurações avançadas do sistema” e clique na opção Exibir configurações avançadas do sistema.
  • Na nova janela, clique em Variáveis de Ambiente;
  • Sob a caixa de Variáveis do sistema, selecione a variável Path;
  • Agora, clique em Editar;
  • Em frente a janela de edição, clique em Novo, cole o endereço da pasta onde estão o ADB e o Fastboot e clique em Ok.

Agora, depois de fechar as janelas abertas confirmando a operação, basta abrir o prompt e executar ambas as ferramentas sem limitações de pastas. Caso queira voltar as variáveis do sistema para o padrão, basta executar os comandos acima e remover o caminho adicionado.

Linux/macOS

  • Abra o Terminal. Para isso, procure pela ferramenta em meio a suas aplicações ou, no caso do macOS, utilize o Spotlight (Cmd + barra de espaço) para fazer uma busca;
  • Entre com o comando a seguir para abrir o seu arquivo bash profile. O arquivo abrirá no seu editor padrão de textos;

touch ~/.bash_profile; open ~/.bash_profile

  • Adicione a cadeia a seguir a última linha do arquivo. Atenção! Substitua [Caminho_da_pasta] pelo endereço da sua pasta;

export PATH=”$HOME/[Caminho_da_pasta]/bin:$PATH”

  • Salve o arquivo e feche o seu editor;
  • Agora, de volta ao terminal, digite o comando destacado abaixo para que seu arquivo bash seja o escolhido na execução do terminal de agora em diante.

source ~/.bash_profile

Pronto, a partir desse momento será possível executar tanto o ADB quanto o Fastboot sem limitações de pastas. Caso queira reverter a edição, basta executar os mesmos comandos descritos acima e retirar o trecho adicionado ao final do arquivo bash_profile.

Gostou dessa dica? Conta para a gente nos comentários e não esqueça de compartilhar esse tutorial com seus amigos(as)!


2

Comentários

TudoCelular Ensina: como instalar o ADB e o Fastboot do Android no seu computador
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista