LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

TudoCelular Ensina: mude a posição e altura do teclado do Google, o Gboard, no seu celular

14 de outubro de 2019 10

Quem nos acompanha há algum tempo, sabe que além de te informar sobre as últimas novidades do mundo da tecnologia, nós estamos sempre tentando acrescentar mais conhecimento ao seu dia a dia, com dicas e tutoriais munidos de um fácil passo a passo para que você possa extrair o máximo dos seus aplicativos e dispositivos.

Dando seguimento a essa rotina, apresentaremos a seguir mais uma dica valiosa para usuários de Android e iOS que escolheram o Gboard como seu teclado principal. Ensinaremos como alterar a posição e a altura do teclado para que ele possa ocupar a parte da tela que mais se adequa as suas necessidades.

Mude a posição e altura do Gboard no seu celular

Disponível para Android e iOS – com cartão para download ao final dessa matéria, além de dispor de vários recursos inteligentes, de tradutor a pesquisa rápida, o Gboard ainda conta com opções interessantes de personalização, sendo uma delas justamente a possibilidade de alterar a sua altura e posição na tela do celular, se adequando as necessidades do usuário.

Isso é, caso o smartphone possua uma tela muito grande ou esteja com defeito no reconhecimento ao toque, por exemplo, é possível mover o teclado para baixo e para cima, para esquerda e para direita, “fugindo” do defeito ou o posicionando ao melhor alcance dos dedos.

Sem mais delongas, confira como realizar esse ajuste no seu aparelho.

Android

  • Com o teclado aberto no seu dispositivo, toque sobre o ícone de engrenagem localizado na parte superior.
  • Toque em Preferências.

  • Em Layout, toque na opção de Altura e, na nova janela pop-up, deslize o slide entre as opções para definir a altura do teclado.
  • Terminada a configuração, toque em Ok.
    • Você pode conferir nas duas últimas imagens abaixo como fica o teclado com altura mínima e com altura máxima, respectivamente.

  • Agora que você sabe como alterar a altura, vamos ao posicionamento. De volta a tela de Preferências, ainda na seção de Layout, toque em Modo de uma só mão.
  • Toque em Usar mão direita ou Usar mão esquerda.

  • Saia da tela de configurações e retorne ao teclado. Como você pode ver, o teclado está posicionado a direita ou a esquerda da sua tela, a depender do que foi escolhido no passo acima.
  • Escolha entre as opções para definir o melhor posicionamento:
    • Toque na pequena seta localizada ao lado do teclado (1) para alterar a disposição da ferramenta entre direita e esquerda.
    • Toque no ícone com quatro setas (2) para o teclado voltar ao modo completo.
    • Toque no ícone com uma seta apontada para diagonal (3) para alterar o posicionamento completo da ferramenta e arraste o teclado dentro do limite pré-estabelecido. Ao terminar de posicionar, toque sobre o visto para confirmar a alteração.
  • Pronto, você aprendeu como alterar o posicionamento do Gboard no seu Android.

iOS

Infelizmente, ao contrário do que é visto no Android, a versão do Gboard para iOS não permite tantas alterações na sua disposição, ficando limitado apenas ao “modo de uma só mão”, onde o teclado fica posicionado em uma das laterais da tela facilitando a digitação com apenas uma das mãos.

Veja como ativar esse modo nas instruções abaixo.

  • Com o teclado do Google ativado, toque e segure sobre o ícone de engrenagem/globo localizado ao lado da barra de espaço.
  • Escolha a opção Modo de uma só mão.
  • Agora, toque na pequena seta (1) localizada ao lado do teclado para alterar a disposição da ferramenta entre direita e esquerda.
    • Para voltar ao modo completo, toque no ícone com quatro setas (2).
  • Pronto, você alterou o posicionamento do Gboard no seu iPhone.

E aí, gostou de mais essa dica? Conta para a gente aqui nos comentários e não esqueça de compartilhar esse tutorial com seus amigos!

Gboard

Desenvolvedor: Google LLC

Grátis

Tamanho: Varia de acordo com a plataforma


10

Comentários

TudoCelular Ensina: mude a posição e altura do teclado do Google, o Gboard, no seu celular
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista