
Anunciado durante a IFA Berlim 2019, oficializado aqui no Brasil há menos de 1 mês, o LG G8X ThinQ - ou V50S - foi o primeiro smartphone topo de linha com duas telas a ser lançado em solo nacional.
Contando com um segundo display de 6,4 polegadas que pode ser acoplado ao smartphone, o flagship da sul-coreana traz consigo uma união interessante e bastante poderosa de componentes, com Snapdragon 855, 6GB de memória RAM, 128 GB de armazenamento interno e bateria de 4.000 mAh.

Mas será que todo esse conjunto será capaz de passar o dia longe das tomadas? É isso que descobriremos a partir de amanhã, 5 horas, no nosso teste ao vivo de bateria. Como sempre, seguiremos a metodologia já vista em avaliações anteriores, repetindo os passos do roteiro abaixo repetidas vezes, contabilizando ciclos, buscando simular o uso real durante o dia a dia.
- 6 minutos de navegação no site do Tudo Celular usando o Chrome, vídeos no YouTube, vídeo no MX Player, streaming no Spotify, músicas no PowerAMP, WhatsApp.
- 6 minutos na execução de jogos.
- 4 minutos de chamadas via 3G\4G.
- 2 minutos de Facebook, Gmail e Google Maps.
- 30 minutos em stand-by até o início do próximo ciclo.
Como o G8x traz um formato inédito para o mercado nacional - e também para os nossos testes - alguns pontos precisam ser esclarecidos. O teste que acontecerá amanhã, ao vivo, será realizado com o aparelho em modo solo, desacoplado da case que traz a segunda tela. Em um segundo momento, offline, buscando uma estimativa mais precisa para nossas análises, realizaremos alguns ciclos já com o segundo display acoplado afim de ver a diferença na média de consumo.
Após um dia de testes com o LG G8x, chegamos aos seguintes resultados:
- Foram necessárias 20 horas e 47 minutos para o dispositivo desligar.
- A tela permaneceu ligada por cerca de 10 horas e 12 minutos.
- Realizamos 14 ciclos completos de testes, incluindo:
- 84 minutos de navegação no Chrome;
- 420 minutos de WhatsApp, Spotify, PowerAmp, MX Player e YouTube (84 minutos cada);
- 84 minutos de jogos (Pokémon Go, Subway Surfers, Candy Crush, Injustice, Modern Combat 5 e Asphalt 8);
- 84 minutos de Facebook, Gmail e Google Maps (28 minutos cada);
- 56 minutos de chamadas de voz via 3G/4G;
- O app que mais consumiu foi Gmail;
- O app que menos consumiu foi Asphalt 8;
- O consumo em stand-by foi de aproximadamente 1% a cada meia hora;
- O aparelho levou 2 horas e 19 minutos para fazer a recarga de 0% até 100% com o carregador padrão que vem na caixa.
Chegando à marca das quase 21 horas de uso, sendo dessas, pouco mais de 10 horas e 12 minutos de tela ligada, o LG G8x foi uma grata surpresa de autonomia se comparado ao seu irmão LG G8s – que testamos recentemente por aqui.
Na verdade, assim como ilustrado no gráfico acima, o topo de linha traz resultados de autonomia satisfatórios mesmo frente a grandes concorrentes da sua faixa de mercado, perdendo por apenas algumas horas se comparado ao iPhone 11 Pro Max, ao Asus Zenfone 6 e ao Huawei P30 Pro. O aparelho finalmente posiciona a LG como uma competidora de peso quando o assunto é bateria em um flagship.
Mas nem tudo são flores. Isso, pois esses são os resultados do dispositivo em seu funcionamento solo, com a segunda tela não acoplada, e como essa não é a proposta principal da LG para o aparelho, não podemos deixar de citar os resultados.
Em um teste off-line, com o segundo display ativo, o LG G8x teve um gasto significativo de energia, sendo necessário apenas 4 ciclos completos para ver a bateria do flagship ir de 100 a 52%. Em uma breve comparação, sem o segundo display, os mesmos 4 ciclos completos consumiram apenas 22%; uma diferença de 26% se comparados os resultados no mesmo período.
Logo, sem a segunda tela acoplada, o LG G8x pode ser uma boa escolha para quem quer passar o dia longe das tomadas, já que o aparelho figura ao lado de grandes concorrentes líderes em autonomia. No entanto, para quem quer tirar todo o proveito do dispositivo, seguindo a proposta da LG, usando a segunda tela, pode ser melhor levar o carregador consigo.
Em destaque
Transmissão encerrada!
Dados já coletados! Atualizaremos em breve essa pauta com todos os resultados do teste!
Obrigado por sua companhia e até uma próxima. :)
O LG G8x acaba de desligar! O aparelho apagou enquanto passava pelo WhatsApp, ainda com 2% de bateria. Vamos religá-lo agora para coletar os dados.
Chegamos ao final do período de 30 minutos com 2% de bateria restante. Vamos dar início ao décimo quinto - e provavelmente último - ciclo. A partir de agora o LG G8X pode desligar a qualquer momento, dando fim ao nosso teste.
Final do 14º e o LG G8x ainda resiste com 4% de bateria. Vamos para mais um período de 30 minutos antes de darmos início ao décimo quinto ciclo!
Chegamos a marca dos 5% de bateria restante e o aparelho acaba de diminuir, automaticamente, o brilho da tela.
Final dos 30 minutos! Mantendo o que vimos nas rodadas passadas, menos 1% de bateria durante o período de repouso. Vamos para o 14º ciclo!
Mais um ciclo na média! O LG G8X finalizou a 13º rodada com 11% de bateria restante. Vamos para mais um período de 30 minutos antes de darmos início ao décimo quarto ciclo.
Mais um período de 30 minutos finalizado, menos 1% de carga disponível. Vamos para o 13º ciclo!
Temos o décimo segundo ciclo completo! Seguindo a média de consumo de 7% por rodada, o LG G8X fechou o ciclo com com 19% de bateria restante. Vamos para mais um período de repouso e voltamos para o 13º ciclo!
Fim de mais um período de repouso, menos 1% de carga disponível. Vamos ao décimo segundo ciclo!
Chegamos ao final do 11º ciclo! Mantendo a média de consumo que vimos nas rodadas passadas, o G8x fechou o ciclo com 26% de bateria restante. Agora, vamos aos 30 minutos em standby antes de darmos início ao próximo período.
Bom dia, pessoal! Dormiram bem? Acabamos de ligar o LG G8x para darmos continuidade ao nosso teste. De imediato, vamos dar início ao 11º ciclo!
Mantendo o que foi visto anteriormente, o G8x perdeu apenas 1% de carga durante o seu período em repouso, fechando o dia de testes com 33%. Agora iremos desligá-lo para amanhã, às 5 horas, retornamos com os ciclos finais.
Boa noite e até amanhã! \o
Chegamos ao final do décimo ciclo e o LG G8x ainda resiste com 34% de bateria, mantendo a média das rodadas anteriores. Agora deixaremos o aparelho em repouso por 30 minutos para então desligá-lo, pausando o teste até amanhã. Vamos ver em quantos % o dispositivo fechará o longo dia de testes após seu último período em standby.
30 minutos encerrados, vamos dar início ao décimo ciclo com 40% de carga restante!
Final do nono ciclo, LG G8x ainda com 41% de bateria restante! Vamos para mais um período de 30 minutos antes de iniciarmos o décimo ciclo!
Mais um período de 30 minutos encerrado, mais 1% gasto durante o repouso. Vamos para o nono ciclo!
Final de mais um ciclo e o LG G8x chega a marca dos 49%, mantendo média de consumo semelhante a vista em grande parte das rodadas anteriores. Mais uma pausa de 30 minutos e retornaremos para o nono ciclo do nosso teste.
Fim de mais um período de 30 minutos! O LG G8x parte para o oitavo ciclo com 56% de bateria restante.
Final do sétimo ciclo, 57% de bateria ainda restante! Vamos para mais 30 minutos de repouso e voltamos para o oitavo ciclo!
Chegamos ao final do 6º ciclo, dessa vez, com 65% de bateria restante! Vamos para mais um período em stand-by e já já estamos de volta para o início do sétimo ciclo!
Fim de mais um período de 30 minutos, bateria ainda na marca dos 72%. Vamos para o sexto ciclo!
Fim do 5º ciclo e o LG G8x alcança a marca dos 72% de carga restante. Vamos para mais um período de repouso antes de darmos início ao 6º ciclo.
Fim do quarto ciclo e temos a marca de 79% no indicador de quantidade de carga restante! Vamos para mais um período de 30 minutos em repouso e voltamos para o quinto ciclo!
Fim do terceiro ciclo e o medidor de carga já marca 85%! Vamos para o 4º ciclo imediatamente!
Por conta de mais uma queda na energia, o período dos 30 minutos em repouso foi duplicado, chegando aos 60 minutos. Por conta disso, o 3º e o 4º ciclo serão feitos a partir de agora em sequência.
Após o período em stand-by, o aparelho marca os 90% de bateria, mantendo a média de 1% de consumo a cada meia hora.
Depois de um primeiro ciclo com apenas 2% de carga consumida, temos uma segunda rodada de consumo mais que duplo, com o medidor da bateria atingindo a marca dos 91%. Vamos para os 30 minutos em repouso e já já voltamos para o início do terceiro ciclo.
Fim do primeiro período de 30 minutos com 1% a menos de bateria restante. Vamos dar início ao segundo ciclo!
É válido lembrar, como citado na pauta acima, que o teste está sendo realizado com o aparelho em modo solo, sem a segunda tela acoplada. Para termos dados concisos para análise completa, realizaremos também, em um futuro próximo, um teste de autonomia com a segunda tela acoplada.
Final do primeiro ciclo e temos um gasto de bateria de apenas 2%! Será que o LG G8x definirá um novo marco em autonomia para os flagships da marca? Vamos acompanhando...
Agora, pausa de 30 minutos para repouso e voltamos para o início do segundo ciclo.
O aparelho acaba de ser retirado do carregador e vamos dar início ao nosso primeiro ciclo de testes.
Habemus energia! Com a força restaurada, vamos dar início ao nosso teste de bateria. Como vocês podem ver pelas capturas abaixo, a o LG G8x ainda está conectado ao carregador e está 100% carregado.
O motivo da espera é muito simples. Sem energia não temos sinal WiFi, dependendo totalmente da conexão de dados da operadora para executar os passos que necessitam de acesso a internet. Logo, o consumo de bateria pode ser maior, alterando o resultado do teste, saindo do padrão estabelecido para todos os aparelhos.
Comentários