LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Google lança site com principais dúvidas sobre o novo coronavírus; Brasil tem 8 casos confirmados

06 de março de 2020 3

O Google acaba de lançar um site oficial contendo as principais dúvidas e questionamentos pesquisados na plataforma de buscas desde que o novo coronavírus (Covid-19) começou a se manifestar na China no começo do ano. A página reúne perguntas mais realizadas pelos brasileiros, interesse de acordo com a cidade ou sub-região e muito mais.

Como você pode conferir aqui, o site exibe gráficos e listas de diferentes formas, incluindo interesse de busca em todo o mundo, notando como a busca chegou ao ápice esta semana.

Com o primeiro caso confirmado no Brasil em 26 de fevereiro, as pesquisas pelos brasileiros nos últimos dias se intensificaram e, entre as principais dúvidas estão: "o que é coronavírus", "como surgiu o coronavírus", "quais os sintomas", "como prevenir" e "o coronavírus tem cura?"

Tudo isso pode ser acessado diretamente pela página do Google Trends levando para estas e várias outras informações.

Oito casos de Covid-19 confirmados no Brasil (imagem: Globo/G1)

Oito casos de Covid-19 confirmados no Brasil

Nesta quinta-feira, 05, em pronunciamento oficial, o Ministério da Saúde confirmou oito casos do novo coronavírus no Brasil, 636 suspeitos em investigação laboratorial e 378 descartados após investigação laboratorial. Até o momento, um outro caso no Distrito Federal foi confirmado e aguardava contraprova.

O secretário de Vigilância em Saúde, Wanderson Oliveira, disse que "estamos fazendo o trabalho no sentido de preparação e organização do SUS", afirmando que "a população deve contribuir passando só informações verdadeiras, não passando Fake News e fazendo as medidas de etiqueta respiratória."

Vale lembrar que o Ministério da Saúde possui o aplicativo Coronavírus - SUS já disponível para Android na Play Store e também já disponível para iOS na App Store, exibindo detalhes como sintomas, como se prevenir, o que fazer em caso de suspeita, mapa de unidades de saúde mais próximas à sua casa e muitas outras informações importantes.

Nomenclatura do novo coronavírus evita associação de pessoas chinesas ou região da Ásia para não causar mais xenofobia e preconceito (Foto: EPA)

Coronavírus, 2019-nCoV, Covid-19 e Sars-Cov-2: o que isso tudo significa?

As diferentes nomenclaturas estão sendo utilizadas de forma que todas acabam incidindo para o principal vírus que está circulando no mundo e, por isso, você provavelmente sabe que o "novo coronavírus" ou o Covid-19 dizem respeito a mesma coisa. Ainda assim, é importante entender o que cada nome significa.

Quando falamos deste novo coronavírus, falamos à respeito da doença Covid-19 causada pelo vírus SARS-CoV-2, síndrome respiratória aguda grave coronavírus 2. A ideia de nomenclatura é semelhante ao do HIV e AIDS: enquanto o HIV é o vírus, a doença causada por ele caso não seja tratado é a AIDS. Entretanto, vale lembrar que a associação aqui fica exclusivamente para a nomenclatura e o HIV e o Covid-19 não possuem nenhum tipo de relação.

Já 2019-nCoV é a antiga nomenclatura utilizada para o Covid-19 antes de possuir o nome atual.

Diferente da MERS (síndrome respiratória do Oriente Médio) a OMS decidiu não restringir a nomenclatura da doença a uma região específica para evitar ainda mais preconceito em relação às pessoas de origem asiática. Embora a doença esteja associada com a China, ela não é uma característica de toda pessoa chinesa ou asiática, sendo este o motivo da escolha do nome Covid-19.

Métodos de prevenção

O Ministério da Saúde e a Organização Mundial da Saúde alertam para evitar passar as mãos nos olhos, nariz e boca enquanto estiver fora de casa e sempre lavar bem as mãos com sabonete sempre que possível. Andar com um pequeno frasco de álcool-gel na bolsa, ou mochila ou mesmo em algum bolso na roupa também é recomendado, especialmente caso você entre em contato com muitas pessoas ou utiliza muito transporte público.

Até o momento ainda não existe transmissão interna do novo coronavírus como em outros países, mas é muito provável que aconteça em algum momento. Por isso, fique alerta às instruções e saiba o que deve ser feito para não propagar pânico ou informações falsas.


3

Comentários

Google lança site com principais dúvidas sobre o novo coronavírus; Brasil tem 8 casos confirmados
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista