LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Virtualização: Rosetta 2 tem sua primeira limitação revelada na conversão de apps para ARM

24 de junho de 2020 15

A Apple certamente fez um grande anúncio quando informou a transição Intel para ARM nos seus Macs. Do ponto de vista do usuário tudo parece maravilhoso, com a possibilidade de rodar aplicações do iPhone e iPad diretamente no macOS, o que deve aumentar drasticamente a oferta de ferramentas e jogos disponíveis.

Nos bastidores, porém, nem tudo é tão fácil: o Rosetta 2 foi uma solução criada para traduzir em tempo real aplicações x86 (projetadas para arquitetura Intel) em ARM (arquitetura do Apple Silicon), e promete fazer isso com maestria sem que o usuário tenha grandes dores de cabeça. Porém, Tim Cook já revelou uma limitação da ferramenta de conversão.

Ela não poderá lidar com softwares de virtualização, como Parallels e VMware, e isso por razões óbvias: esses apps trabalham com a criação de máquinas virtuais de outros sistemas operacionais, o que torna impossível para o Rosetta 2 dar conta de acompanhar a carga de trabalho e complexidade dos mecanismos por trás desses programas.


Sendo assim, quem tiver aplicações do tipo voltadas para macOS, deverá reescrever o código para a novidade a seu próprio modo. Em todo caso, ambos aplicativos citados possuem um bom suporte pelos seus times de desenvolvimento, então é bem provável que as desenvolvedoras não deixem seus usuários a verem navios quando tivermos o primeiro Mac com Apple Silicon.

Vale lembrar que a Apple projeta que a transição estará completa em até 2 anos, quando o mercado já deverá encarar com certa normalidade que os computadores da Maçã agora estão amparados na arquitetura ARM.

Graças a isso os devs do iPhone e iPad não precisarão fazer otimizações adicionais em seus softwares para que eles rodem no macOS. Mas claro, poderão limitar a disponibilidade das suas ferramentas ao iOS, uma vez que algumas aplicações podem ser focadas na experiência touchscreen ou de redes móveis de telefonia (WhatsApp).

E você, o que acha desse grande passo dado pela Apple? Conte para a gente nos comentários!


15

Comentários

Virtualização: Rosetta 2 tem sua primeira limitação revelada na conversão de apps para ARM
  • Poderia colocar dois processadores. Um ARM e outro Intel aí justificativa os valores abusivos e seria ótimo para a transição.

      • A Microsoft tentou, e a adesão não foi boa, mesmo se tratando de um dos principais sistemas operacionais da história. Ainda assim, vejo mais chance de isso dar certo com a Apple do que com a MS.

          • Tentou? a adesão não foi boa?
            Cara é inacreditavel de ver quando a apple "lança" alguma coisa nossa é a maior novidade...

            Surface Pro X fazendo um sucesso danado, e é ARM sabia? SQ1 é o chip dele... da qualcomm

            E ele já foi lançado e já ta a 1 ano inteiro no mercado

            já a apple, ainda vai lançar... não tem nada

            E a apple é a inovadora? se vc falar que é pq o chip dela é proprio Mano a Samsung faz seu proprio chio, a huawei faz seu proprio chip a google a AMD tem processadores ARM...

              • Uma coisa é dar uma alternativa como fez a Microsoft, outra é migrar definitivamente o ecossistema inteiro. Mesmo que seja meia boca no Windows, pro Mac não pode haver essa opção quando todo o futuro depende apenas dessa arquitetura. Não é a Apple ser inovadora, mas fazer melhor, e porque precisa

                • A Microsoft tentou mas a solução foi meia boca, com inúmeras limitações e desempenho a desejar, nada comparado com o que a Apple está fazendo.

                    • "Microsoft tentou mas a solução foi meia boca" Meu HP Envy x2 com SD835 discorda disso..

                        • Algum de vcs por acaso tem um surface pro X? só to vendo gente falando besteira

                            • A própria Microsoft assumiu as limitações, apesar de ter feito isso depois de muitas críticas. Não à toa que ainda está em estágio de desenvolvimento e sem previsão nenhuma de se tornar padrão. Um dos principais erros da Microsoft e da Qualcomm foi ter deixado os usuários descobrirem as limitações apenas após o uso, o que gerou um problema de imagem também, algo que a Apple não está fazendo, como vemos na notícia.

                                • Pelo amor de Deus, vai ver reviews do surface pro x.

                                  E para de falar besteira.

                                    • Não é a sua fanboysse que vai fazer os problemas de transição envolvendo duas arquiteturas diferentes desaparecerem, amigo. Estou falando disso, não estou falando especificamente de hardware nenhum.

                                        • Quem é fanboy de windows... pelo amor de Deus... Mas parece que só a apple que sabe fazer coisas nesse mundo, paga pau da apple..

                                            • Já foi ver os review? eu não to falando de opinião minha não... vai vc por sua conta ver os reviews e vai ver o que estão falando. ai vc para de falar besteira nos sites por ai

                                                • Qual o seu problema em aceitar que existe problemas naturais de compatibilidade e desempenho nessa transição? A própria Microsoft assumiu, a Apple está assumindo, como vemos na notícia. A queda de desempenho é natural em aplicações emuladas também. O que muda é como a empresa apresenta as limitações e como ela cria as soluções para contorná-las. Não estou falando de nenhum hardware em específico, é simples de entender.

                                                    • Vc está lendo noticias muito antigas amigo... dica, só pesquisa por 5 minutos no google surface pro xAi vc vai entender... gasta 5 minutos de vida e procurando inforamções novas. não aquelas coisa que te falaram a 3 anos

                                          • A Apple por mais mercenária que seja, ela sabe o que faz, acredito que dará certo.

                                            Android

                                            Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

                                            Android

                                            Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

                                            Windows

                                            Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

                                            Economia e mercado

                                            Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista