
Segurança 04 Out
A Polícia Federal investiga uma possível invasão do Sistema Integrado de Administração Financeira (Siafi). O problema aconteceu durante o mês de abril e foi descoberto pelo Tesouro Nacional.
Segundo a PF, a ferramenta é usada para fazer pagamentos da execução orçamentária do governo federal, sendo que os suspeitos não foram identificados e os investigadores trabalham com a hipótese de desvio de recursos.
A Agência Brasileira de Inteligência (Abin) também foi acionada para auxiliar no caso, uma vez que o problema se deu por conta de uma "utilização indevida de credenciais obtidas de modo irregular".
No momento, continua descartada a hipótese de ataque hacker, uma vez que quem invadiu o sistema conhecia a ferramenta. Em nota, o Tesouro Nacional diz:
O episódio não configura uma invasão [hackers], mas sim uma utilização indevida de credenciais obtidas de modo irregular. As tentativas de realizar operações na plataforma foram identificadas e não causaram prejuízos à integridade do sistema.
Já o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse que só ficou sabendo do assunto pela mídia.
A informação que tenho é parcial. O problema não é do sistema. Então é isso que está sendo apurado: como é que alguém teve acesso tendo sido autenticado.
O caso deve seguir sendo apurado e mais detalhes podem surgir nos próximos dias.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários