Curiosidade 08 Fev
Atualização (16/03/2021) - Por JS
No início de março, o modder “tostercx” publicou uma alteração para o jogo GTA Online, onde o tempo de carregamento do game é reduzido em 70%. Porém, na época ele alertava que não era algo oficial e isso poderia causar problemas de uso no games.
Mas, a Rockstar se mostrou bastante agradecida com a descoberta e resolveu aplicar a alteração em uma nova atualização, focando em fazer com que os jogadores tenham ainda mais conforto dentro do jogo de quase uma década. Em nota, a desenvolvedora disse:
Após uma investigação minuciosa, podemos confirmar que o jogador realmente revelou um aspecto do código do jogo relacionado aos tempos de carregamento para a versão para PC de GTA Online que poderia ser melhorado. Como resultado dessas investigações, fizemos algumas alterações que serão implementadas em uma próxima atualização do título.
Apesar de admitir a falha e estar trabalhando para corrigir, a Rockstar não deixou claro se vai entregar algum tipo de recompensa financeira para o programador, algo que seria o justo a ser feito.
Texto original - 02/03/2021
O jogo GTA Online passou por uma modificação feita por um modder chamado “tostercx”, onde o game multiplayer passou a ter um tempo de carregamento 70% menor do que o original, algo que seria muito interessante de ser aplicado oficialmente no título da Rockstar.
Desde que GTA 5 foi lançado, o modo online acabou tendo um grande destaque, seja pelas missões bem estruturadas que possui ou pelas oportunidades de ganho em conjunto com amigos em corridas por pistas padronizadas e até mesmo as que são mega personalizadas, assaltos e outras tarefas.
Porém, algo que sempre gerou muita dor de cabeça nos gamers foi o tempo de carregamento, onde clicar na opção “Online” da janela inicial do GTA significava ter que ficar muitos minutos na frente do computador encarando a tela do load, ou até mesmo ir fazer outras coisas rápidas para se movimentar enquanto aguarda.
Isso porque, até hoje, esse tempo dera uma média de 6 minutos, algo que já poderia ter sido melhorado pela desenvolvedora há tempos. Porém, o desenvolvedor independente “tostercx” publicou no GitHub um código no qual a versão para PC do game consegue ter o carregamento completo em apenas 50 segundos, uma redução de 70%.
De acordo com ele, a maneira que a Rockstar programou GTA está diretamente ligada a esse tempo todo de load, pois o arquivo JSON com 10 MB passa por diversas repetições de carregamento, pois o jogo tem 63 mil entradas de itens e, cada item que entra faz o arquivo ser executado novamente, algo que leva uma média de 1.984.531.500 cheques.
Porém, ele disse que a alteração pode fazer com que esse momento seja reprogramado e GTA Online tenha um tempo de carregamento bem menor, algo que os programadores da empresa levariam um dia para ajustar. Apesar de ter disponibilizado o código para download, ele alertou sobre a possibilidade de banimento com o uso, já que a Rockstar é bem severa em relação ao uso de modificações que não são oficiais.
Comentários