LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

TC Ensina: como fazer um post carrossel infinito para o Instagram usando o app Canva

16 de junho de 2021 2

Se você nos acompanha diariamente, sabe que além de te manter informado sobre tudo o que acontece no mundo da tecnologia, nós estamos sempre tentando acrescentar mais conhecimento ao seu dia a dia, com dicas e tutoriais para que possa extrair o máximo de seus dispositivos e aplicativos.

Hoje, dando sequência a essa rotina, daremos mais uma dica; dessa vez, para criadores de conteúdo para o Instagram! Ensinaremos a seguir como fazer um post em carrossel para a rede social no estilo infinito – ou contínuo – utilizando o app Canva e o site Pine Tools.

Como fazer um post carrossel infinito para o Instagram usando o Canva

Para quem caiu de paraquedas por aqui, apenas interessado pelo título, vamos antes explicar o que cada termo significa. Os posts no estilo carrossel são aqueles que funcionam como uma galeria no feed do Instagram, onde até 10 imagens ou vídeos são ordenados em apenas uma publicação, cabendo ao usuário deslizar para o lado para visualizar todo o post.

Os carrosséis apelidados por produtores de conteúdo como infinitos ou contínuos seguem esse modelo, mas diferente de uma simples galeria, as imagens postadas são visualmente conectadas, seguindo um padrão, geralmente entregando um único conteúdo.

Confira o exemplo de uma publicação desse tipo a seguir.

Como é possível observar na publicação acima, todas as imagens do carrossel, quando juntas, parecem fazer parte de uma única imagem maior horizontalmente, dando um efeito de continuidade bem bacana para o post.

E para reproduzir esse efeito de continuidade, é muito simples! Aprenda com a sequência de passos a seguir como construir seu próprio carrossel infinito, utilizando o Canva para construir sua imagem e o site Pine Tools para cortá-la no formato do carrossel.

As instruções foram registradas utilizando um computador, onde o conjunto de ferramentas disponíveis nos apps é mais completo, deixando a tarefa mais fácil. No entanto, elas podem ser reproduzidas no seu smartphone, utilizando o app do próprio Canva para Android e iOS – com as devidas adaptações – e a acessando o Pine Tools pelo navegador do próprio aparelho.

Sem mais delongas, vamos ao passo a passo.

Criando a imagem no Canva

  • Em um navegador web, acesse o Canva clicando aqui.
    • Faça seu cadastro na plataforma e acesse a página inicial. Os recursos utilizados nesse tutorial serão os gratuitos.
  • Com a página inicial do site aberto, clique no botão Crie um design e escolha a opção Tamanho personalizado.

  • Preencha o campo de altura com 1080. No campo da largura, preencha com o número de imagens que você pretende para o seu carrossel multiplicado por 1080.
    • Por exemplo: caso você queira um carrossel de 3 imagens, preencha o campo da largura com 3240 (1080 multiplicado por 3).
  • Mantenha a unidade em px (pixels) e clique no botão Criar novo design.

  • Na nova tela, clique em Arquivo e ative as opções Mostrar réguas e Mostrar guias. Esse passo será extremamente importante para que possamos nos localizar na criação da nossa imagem.

  • Agora posicione o ponteiro do mouse sobre a régua da esquerda e arraste uma guia para a posição de 1080 e uma segunda guia para a posição de 2160. Essas guias representam a divisão de cada imagem do carrossel.
    • Caso você estivesse fazendo um carrossel com mais de 3 imagens, as próximas guias ficariam nos múltiplos inteiros de 1080 maiores que 3. Por exemplo, para 5 imagens, as guias ficariam em 1080, 2160, 3240 e 4320 – sendo que sua imagem teria 5400 px de largura (1080 * 5).
    • Dica: para ter mais precisão na hora de posicionar as guias, dê um zoom na área de trabalho do canva.

  • Agora, construa um design para o seu carrossel utilizando as ferramentas disponíveis no Canva. Construímos uma imagem como exemplo.
    • Dica: para dar ideia de continuidade, posicione recursos visuais nas divisões entre cada post ou utilize uma imagem completa como plano de fundo de toda a postagem.
  • Com tudo pronto, clique no botão de Baixar localizado no topo da tela.
  • Selecione o formato PNG e clique novamente em Baixar. A imagem será transferida para uma pasta no seu computador.

Agora que você está com a imagem pronta, chegou a hora de cortá-la no número correto de pedaços para postar no Instagram em formato de carrossel; confira a categoria a seguir.

Utilizando o Pine Tools para os cortes

  • Ainda com seu navegador web aberto, acesse o site do Pine Tools e selecione a ferramenta Split Imagem Online. Clique aqui para ir direto para essa seção do site.
  • Agora, clique em Escolher arquivo e selecione a imagem criada anteriormente no Canva.

  • Selecionada a imagem, chegou a hora de configurar como ela deverá ser cortada:
    • Em How to split the image (como dividir a imagem), selecione a opção Horizontally (horizontalmente).
    • Em Output format (formato de saída), selecione a opção PNG.
    • Em Split by... (dividido por...), selecione a opção Quantity of blocks (equal height) – quantidade de blocos (altura igual).
    • E por fim, em Quantity of blocks (quantidade de blocos), insira o número de imagens que seu carrossel terá. Como nossa imagem foi criada para um carrossel de 3 imagens, o número inserido foi 3.
  • Com tudo configurado, clique no botão Split image!

  • Em Download pieces, clique sobre cada um dos pedaços gerados para fazer o download. Como você pode observar nas imagens baixadas, a imagem original foi dividida horizontalmente em pedaços iguais.

Agora chegou a hora de finalmente postar o carrossel no Instagram! Transfira as imagens baixadas para o seu celular e confira a seção a seguir.

Uma boa opção para transferir as imagens para seu smartphone é colocar essas em um serviço de nuvem utilizando o computador e realizar o download no seu celular.

Postando no Instagram

  • Com as imagens já disponíveis na galeria do seu aparelho, abra o Instagram.
  • Agora, toque no botão de nova postagem.
  • Na nova tela, toque sobre o ícone de seleção de múltiplas imagens e selecione as imagens geradas.
  • Toque em Avançar.
  • Como você pode ver, o seu carrossel infinito já está pronto! Agora, basta seguir com o fluxo normal da publicação!

Você aprendeu como fazer um carrossel infinito utilizando apenas o Canva e o Pine Tools!

Caso você entenda um pouco mais de design e opte por utilizar ferramentas mais profissionais como o Photoshop ou o Illustrator, por exemplo, basta aplicar os mesmos conceitos abordados acima, construindo sua imagem de forma a deixar alguns elementos entre os cortes a fim de aumentar a sensação de continuidade.

Para esses programas, uma boa dica pode ser manter o conteúdo de cada imagem do carrossel em uma prancheta ou grupo e utilizar a exportação rápida para ter todas as imagens já divididas automaticamente na exportação, prontas para postar.

Canva

Desenvolvedor: Canva

Preço: grátis - possui compras no app.

Tamanho: varia de acordo com a plataforma


2

Comentários

TC Ensina: como fazer um post carrossel infinito para o Instagram usando o app Canva
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista