LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Smartphones da Samsung devem utilizar RAM com inteligência artificial no futuro

25 de agosto de 2021 0

O machine learning é usado em diversos recursos para aprimorar a qualidade de sistemas e serviços específicos, de comandos de voz a fotografias, e a Samsung agora quer implementar uma tecnologia semelhante em seus módulos de RAM para smartphones.

A empresa revelou que sua tecnologia de processing-in-memory (PIM) está chegando à memória usada nos celulares. Em nota para a imprensa em seu site oficial, a sul-coreana detalha:

“A tecnologia de memória móvel LPDDR5-PIM da Samsung pode fornecer recursos de IA independentes sem conectividade de data center. Os testes de simulação mostraram que o LPDDR5-PIM pode mais do que dobrar o desempenho, enquanto reduz o uso de energia em mais de 60% quando usado em aplicativos como reconhecimento de voz, tradução e chatbot”

À primeira vista, parece um recurso bastante útil, com as potencialidades de um melhor desempenho, mas é preciso desconfiar por enquanto.

Não está claro se o PIM assume a forma de um processador real conectado ao próprio módulo de RAM ou se é simplesmente um conjunto de otimizações e algoritmos. Se for realmente um chip real, então nos perguntamos se os desenvolvedores de terceiros serão capazes de acessá-lo para suas próprias necessidades.


Também não está claro o quão poderosa essa tecnologia é e se ela pode lidar com tarefas mais avançadas, como processamento de imagem e visão computacional. Afinal, muitos smartphones têm chipsets que são mais do que capazes de executar tarefas avançadas de aprendizado de máquina, e quase todos os dispositivos principais também possuem silício de IA dedicado.

Tampouco a Samsung revelou quando essa RAM inteligente deve chegar aos dispositivos, embora seu objetivo seja concluir a padronização da tecnologia PIM no primeiro semestre de 2022.

E você, que benefícios acha que essa tecnologia pode trazer? Conte para nós!


0

Comentários

Smartphones da Samsung devem utilizar RAM com inteligência artificial no futuro
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista