
Software 21 Fev
11 de fevereiro de 2022 2
O Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 18ª Região reconheceu o vínculo empregatício a partir de conversas do WhatsApp em Caldas Novas (GO). A autora da ação era garçonete em um restaurante e usou as mensagens na plataforma como prova.
No processo, a autora alega que foi contratada inicialmente como funcionária temporária. Após um período, a sua carga horária foi aumentada e ela foi demitida depois. Na busca por seus direitos trabalhistas, ela entrou na justiça.
Os registros das conversas do WhatsApp fizeram com que a empresa fosse sentenciada a pagar todas as despesas por demissão sem justa causa, adicional noturno, horas extras, além de intervalo intrajornada.
O advogado da requerente, Camilo Onoda, destacou que os apps de mensagens podem ser em julgamentos e, inclusive, substituir provas testemunhais. Esse não é o primeiro caso em que conversas do mensageiro são levadas em consideração em tribunais.
“Muitos ainda não perceberam os impactos dessa tecnologia. A depender da frequência e do conteúdo da conversa, pode haver condenação por horas extras ou até por sobreaviso, com valores consideráveis”, explicou o advogado.
As mensagens podem ser em texto, áudio e vídeo, e o material ganha mais força quando comprova práticas abusivas, como assédio moral, acúmulo de função ou não pagamento de horas extras, por exemplo.
“Os TRTs e o Tribunal Superior do Trabalho (TST) adotam a mesma prática tanto a favor do empregado quanto do empregador. Com essas conversas, é possível comprovar se houve ou não um determinado fato”, afirmou o professor de direito trabalhista, Gleibe Pretti.
Você concorda com o entendimento da Justiça sobre as mensagens? Deixe a sua opinião nos comentários logo abaixo!
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários