
Software 08 Mai
22 de julho de 2024 6
Um desenvolvedor conseguiu fazer uma versão “capada” do Windows 11 rodar em um iPhone 15 Pro. Conhecido entre os internautas como NTDEV, o especialista realizou esse feito utilizando o tiny11, uma versão modificada do sistema operacional — criada pelo próprio — que consegue inicializar até mesmo em computadores com apenas 2 GB de RAM.
Especificamente, o desenvolvedor utilizou o tiny11 core, uma de suas versões mais compactas do Windows 11 que pode ser instalada em uma unidade de armazenamento com apenas 3 GB. Para instalar o software em um iPhone 15 Pro, o NTDEV recorreu ao UTM SE, um emulador de computadores retrô para iOS.
Behold, probably the very first instance of Windows 11 (in form of tiny11 core) on UTM SE.
— NTDEV (@NTDEV_) July 20, 2024
It is TERRIBLY slow, booting in about 20 minutes, but nonetheless, it's still Windows 11 on an iPhone 15 Pro! pic.twitter.com/Iyr5Txy8uh
O especialista relatou, em seu perfil no X (Twitter), sua experiência ao rodar o Windows 11 no iPhone 15 Pro. Ele observa que a inicialização foi extremamente lenta — levando cerca de 20 minutos para chegar à tela inicial do Windows. De qualquer modo, o tiny11 core se mostrou funcional rodando em um emulador no smartphone.
Uma das capturas de tela compartilhadas pelo desenvolvedor mostra que o emulador utilizou apenas 2 GB de RAM para rodar o tiny11 core. O iPhone 15 Pro conta com 8 GB de RAM, além de um processador A17 Pro com CPU de 6 núcleos.
O uso de emuladores sempre foi um desafio no iPhone. Antigamente, era necessário fazer jailbreak do dispositivo para que os usuários pudessem rodar softwares. Recentemente, após pressão feita por órgãos reguladores de mercado, a Apple acabou flexibilizando suas regras quanto ao uso de emuladores no iOS, mas há um porém: o bloqueio do JIT.
O JIT (just-in-time) é uma ferramenta que permite “traduzir” códigos para uma linguagem que outros dispositivos possam entender, fazendo com que as emulações sejam mais rápidas e eficientes, melhorando seu desempenho. No entanto, a Apple não permite que aplicativos de terceiros utilizem esses recompiladores por questões de segurança.
Caso a Apple eventualmente disponibilize o uso do JIT para terceiros no iPhone, é possível que a emulação de diferentes plataformas observe um salto de desempenho. Além de sistemas de PC, também existem emuladores para consoles de jogos clássicos e retrô já disponíveis na App Store, como o RetroArch.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários