
Android 04 Mar
O PlayStation 3 é considerado um dos consoles mais populares da Sony pelo seu vasto catálogo de jogos de peso que sacudiram a indústria. Infelizmente, muitos sucessos ficaram presos na sétima geração e nunca ganharam port e remaster para os videogames mais atuais.
Felizmente, uma solução para driblar esse inconveniente foi criada: o RPCS3. Ele é um emulador do PlayStation 3 de código aberto escrito em linguagem C++ e está disponível para Windows, macOS, Linux e FreeBSD, prometendo reviver alguns títulos de uma das melhores épocas da companhia japonesa.
Ele é considerado a melhor alternativa para rodar jogos do console no PC por utilizar engines poderosas como DirectX 12, Vulkan e OpenGL para entregar uma experiência próxima do que você encontraria no PlayStation 3.
O RPCS3 é reconhecido amplamente como o emulador mais estável da plataforma no PC e pelo fato de ser código aberto, pode ser baixado e instalado gratuitamente em qualquer computador com um dos sistemas operacionais citados.
Outro elemento impressionante é que o emulador consegue rodar perfeitamente mais de 1000 jogos do catálogo da Sony, fazendo com que seja a ferramenta ideal para quem quer rejogar alguns clássicos. A lista completo de títulos compatíveis pode ser verificada aqui.
Outro ponto relevante do RPCS3 é que ele permite otimizar o potencial gráfico dos jogos, dando a escolha do usuário utilizar Vulkan ou DirectX 12 para redimensionar jogos do PS3 em resolução 4K ou superior, algo que o coloca a frente de outros concorrentes.
O trabalho dos desenvolvedores é fantástico e nos faz questionar como que a Sony nunca conseguiu ou se interessou em utilizar um emulador semelhante no PS4 ou PS5. A japonesa se apoiava no serviço de streaming PS Now para rodar jogos do PS3, mas ele nunca chegou no Brasil.
Com a nova PlayStation Plus embarcando em território nacional, continuamos sem uma opção oficial da companhia para jogarmos nossos títulos favoritos da sétima geração. É mais frustrante ainda quando lembramos que outros países contam com o streaming de jogos e um dos maiores mercados de jogos do mundo é renegado.
Vale frisar que os desenvolvedores pedem que o emulador seja utilizado com ROMs de jogos que você tenha comprado e seja proprietário da licença para não se envolver em eventuais confusões legais.
Abaixo estão os requisitos mínimos e recomendados para rodar o RPCS3, segundo os desenvolvedores do emulador:
Requisitos Mínimos
Requisitos Recomendados
Utilizar o RPCS3 é simples, mas é necessário fazer uma configuração preliminar para que os jogos de PS3 possam rodar adequadamente no PC. Siga os passos abaixo:
Após fazer as configurações, é hora de começar a utilizar os jogos de PS3. Por motivos legais, será necessário fazer o dump de títulos que estão no seu console ou do disco Blu-Ray, mas esteja ciente que você precisará de um leitor com essa tecnologia.
Vale frisar que os jogos precisam estar no formato “.PKG” e alguns exigem a extensão “.RAP”, então esteja atento a esses detalhes.
Para instalar os jogos em formato “.PKG”, faça o seguinte:
Você já conhecia o RPCS3? Pretende testá-lo? Conte para a gente!
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários