LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Dynamic Island: como funciona o notch dinâmico da Apple para o iPhone 14 Pro? | Detetive TC

08 de setembro de 2022 24

A Apple apresentou os seus novos celulares da linha iPhone 14, em evento realizado nesta quarta-feira (7). Contudo, a grande novidade foi no design do iPhone 14 Pro e do 14 Pro Max, por meio do novo formato de notch.

A gigante de Cupertino inseriu um entalhe dinâmico que se integra com o sistema e permite interações com diferentes aplicativos. Mas como ele funciona e quais ferramentas suporta? O Detetive TudoCelular foi atrás das informações para explicar em detalhes a você.

O que faz a Dynamic Island?

A Dynamic Island – “Ilha Dinâmica”, em tradução livre – tem suas ações “provocadas” de duas maneiras. Ela pode tanto reagir pela ação de algum aplicativo, como também ser expandida por meio do toque do usuário.

O entalhe se amplia em ambos os lados, com uma combinação dos pixels com os sensores pretos, para tornar uma experiência fluida na animação. O notch pode se expandir quando há uma chamada recebida, um cronômetro em execução ou uma miniatura de álbum do Apple Music, por exemplo.

Até mesmo durante o desbloqueio de tela, o indicador do Face ID também “cai” na Dynamic Island no lugar da parte central da tela. Outros casos, por exemplo, ela pode servir para mostrar as direções de GPS ou até mesmo em pontuações esportivas.

Como o novo notch funciona?

Na prática, a “Ilha Dinâmica” funciona por meio de mudanças de hardware no bloco que corresponde ao notch. Isso tudo é feito por dois componentes principais: o próprio display e a plataforma móvel.

O design do painel mudou para a série Pro do iPhone 14, ao posicionar o recorte de maneira mais “móvel” e limpa. Assim, os sensores de proximidade podem ser posicionados para trás da tela, de forma inédita pela Apple.

Já em relação à plataforma móvel, a gigante de Cupertino conseguiu atuar no seu chip A16 Bionic para permitir que esse tipo de recurso dinâmico opere de forma contínua, com pouco gasto energético e sem perder a fluidez.

É justamente por esses fatores que o iPhone 14 e o 14 Plus não contam com esse recurso. A manutenção do design antigo do display e da alimentação pelo A15 Bionic impedem que esses modelos possam oferecer a funcionalidade – ou seja, nem futuras atualizações de software poderão permitir isso.

Quais são os aplicativos compatíveis?

A Apple chegou a divulgar uma lista de aplicativos que exploram os recursos da Dynamic Island em seu evento. Os principais são Telefone, Música, Mapas, Carteira, Voice Memos, Relógio e Lyft.

O entalhe animado ainda possui integração com alguns recursos, como a conectividade do AirPods, os modos “Não Perturbe” e “Silencioso”, e os status de carregamento. Mas não deverá se limitar apenas a eles.

A “Maçã” ainda deixou um convite a outros apps de terceiros para que tenham a possibilidade de criar soluções interativas com a “Ilha Dinâmica”. Contudo, a tendência é que leve um tempo até vermos novas integrações do recurso do iPhone 14 Pro com mais soluções.

E aí, qual foi a sua avaliação a respeito da nova Dynamic Island como notch do iPhone 14 Pro e 14 Pro Max? Conte para a gente no espaço abaixo.


24

Comentários

Dynamic Island: como funciona o notch dinâmico da Apple para o iPhone 14 Pro? | Detetive TC
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Asus

ASUS lança novo celular gamer ROG Phone 5s e 5s Pro no Brasil; confira os preços

Especiais

Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas