
Curiosidade 10 Mai
Apesar de grande parte das aplicações e processos rodarem no Mac de forma bastante satisfatória, alguns programas podem fugir a regra em determinados momentos, apresentando travamentos ou mal funcionamentos.
Nesses casos, o sistema disponibiliza algumas ferramentas que podem ajudar o usuário, como o Gerenciador de Atividades. Mas e se nem ele funcionar ou você precisar de um relatório mais completo?
Hoje, dando sequência ao nosso quadro de dicas e tutoriais, você confere a seguir como encerrar (matar) processos, programas e apps através do Terminal do macOS!
Equivalente ao Prompt de Comando (cmd) do Windows, o aplicativo Terminal do macOS é um emulador de terminal do sistema. Ele fornece acesso baseado em texto ao sistema operacional, contrastando com a unidade gráfica de experiência do usuário.
Nos computadores da Apple, o Terminal pode ajudar a facilitar o uso da máquina, além de prover um uso mais estável caso a interface gráfica esteja respondendo mal ou pare de funcionar.
Agora que você já aprendeu um pouco mais sobre o terminal, chegou a hora de aprender como usá-lo para encerrar processos, programas e apps no seu Mac:
ps -ax
Note que cada processo tem um PID. Esse é o número que identifica o processo no sistema. Você precisará desse identificador para dar o comando de encerramento de uma determinada aplicação.
Como você pôde ver, todos os processos em execução no computador foram listados no Terminal – algo que pode ser útil para outras situações, mas que acaba complicando para quem quer apenas encerrar uma única aplicação.
ps -ax | grep Safari
Como visto na imagem acima, o Terminal listou todos os processos que continham “Safari” no nome. Fique atento ao fato de que o comando é sensível a maiúsculas e minúsculas, então “Chrome” e “chrome”, por exemplo, poderão retornar resultados diferentes.
kill 5595
killall Safari
Fácil, não é? Todo esse procedimento deve ser o suficiente para encerrar todas as instâncias do aplicativo desejado, permitindo que você possa abrir a aplicação novamente para continuar a usá-la normalmente.
No caso do encerramento de aplicações padrão do sistema, é possível que o macOS reinicie automaticamente os processos necessários para manter o bom funcionamento do sistema. Logo, mesmo após usar o “killall + nome do app padrão” seguido de um "grep", é possível que você ainda veja processos básicos do programa que acabou de ser encerrado.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários