LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

IA consegue detectar com mais de 90% de precisão quais teclas foram apertadas a partir de som

09 de agosto de 2023 2

Você conseguiria dizer quais teclas foram clicadas apenas ouvindo o som do texto sendo digitado? Provavelmente não, pois essa tarefa seria difícil até para os ouvidos mais treinados, limitação que não acontece com a Inteligência Artificial (IA). A descoberta revela um avanço nesse segmento, porém também indica um novo risco com o progresso da tecnologia.

Segundo o estudo A Practical Deep Learning-Based Acoustic Side Channel Attack on Keyboards, os pesquisadores britânicos Joshua Harrison, Ehsan Toreini e Marhyam Mehrnezhad conseguiram usar o aprendizado de máquina ("machine learning", em inglês) para treinar uma IA com o som de cada tecla ao ser pressionada por diferentes usuários.

Eles conseguiram uma precisão superior a 93% em detectar as teclas pressionadas, tanto gravando o áudio com um iPhone 13 Mini a 17 cm de distância, quanto usando o Zoom com o microfone embutido do MacBook e o supressor de ruído no nível mais baixo indicando que o som das teclas pode ser interceptado durante videochamadas colocando a privacidade em risco.

De acordo com a pesquisa, os notebooks são mais suscetíveis a terem o texto descoberto pela Inteligência Artificial se comparado com computadores que utilizam teclado mecânico. Portanto, os proprietários de portáteis devem ter atenção redobrada ao digitarem em ambientes silenciosos como cafeterias e bibliotecas, por exemplo.

IA consegue detectar com mais de 90% de precisão quais teclas foram apertadas a partir de som.

A margem de erro da ferramenta foi de apenas um ou duas teclas de distância, ou seja, se o usuário apertou a letra G a IA pode ter interpretado como D, F, H ou J. Essa discrepância foi reduzida ao aproximar o gravador do teclado, neste caso a precisão aumentou conforme o celular se aproximada do notebook.

Os pesquisadores sugerem algumas formas de mitigar esse risco, como usar senhas com letras maiúsculas e minúsculas, digitar de forma irregular ou usar teclados menos comuns. Além disso, eles afirmam que seu estudo é o primeiro a aproveitar os avanços recentes na tecnologia de redes neurais, como as camadas de autoatenção, para realizar um ataque de canal lateral acústico.

Veja também

Está acompanhando os avanços no segmento de IA? Conta pra gente, comente!


2

Comentários

IA consegue detectar com mais de 90% de precisão quais teclas foram apertadas a partir de som
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Especiais

Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas

Software

Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2