
Curiosidade 24 Out
A Huawei e a SMIC podem ter usado equipamentos da holandesa ASML para produzir o novo chipset Kirin 9000s, que está presente na linha Mate 60. A informação foi confirmada após uma investigação conduzida por fontes da Bloomberg.
Para analistas do setor de chips, a Huawei e a SMIC usaram várias combinações de ferramentas e outras máquinas ultravioleta antigas da ASML para formar uma máquina capaz de produzir chips em 7 nanômetros.
Na prática, os chineses podem ter criado uma máquina totalmente nova apenas usando peças retiradas de equipamentos aos quais eles tinham acesso. Isso porque as sanções dos EUA impedem a venda de máquinas capazes de produzir chips em 7 nm.
Caso a informação seja verdade, apenas um engenheiro que conhece todas as máquinas da ASML é capaz de fazer esse trabalho de liderar equipes de desmontagem, remontagem e engenharia reversa.
Logo, as empresas chinesas podem ter contado com a ajuda de um ex-funcionário da fabricante holandesa.
Recentemente, a ASML admitiu que um dos seus ex-engenheiros foi contratado por uma empresa da China. Ele acabou levando uma série de segredos comerciais da companhia, algo que pode impulsionar o mercado chinês de semicondutores.
Por enquanto, a Huawei ou a SMIC não comentaram o assunto. Logo, tudo precisa ser considerado como sendo apenas mais um rumor da indústria.
Ainda assim, as sanções dos Estados Unidos continuam pressionando a Huawei e outras fabricantes chinesas, sendo que o alvo mais recente foi o segmento de chips para Inteligência Artificial.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários