LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

TC Ensina: como desativar o volume absoluto do Bluetooth no Android

05 de março de 2024 0

Se quando conecta seu smartphone a um dispositivo Bluetooth, como fones e alto-falantes, você tem enfrentado problemas de volume, com um som mais baixo que o normal ou tão acima que chega a distorcer, um possível culpado pode ser o volume absoluto do Android.

A seguir, dando sequência ao nosso quadro de dicas e tutoriais, você confere mais alguns detalhes desse recurso do sistema do Google e como lidar com ele a fim de resolver eventuais problemas de volume nos seus aparelhos.

Como desativar o volume absoluto do Bluetooth no Android

Atualmente, quando você usa um fone de ouvido Bluetooth, provavelmente já deve ter notado que é possível controlar o volume desse fone através dos botões de volume do seu próprio aparelho, certo? Isso só é possível graças ao recurso de volume absoluto do Bluetooth.

Então, precisamos desmistificar: o volume absoluto não é um vilão. Antes da sua chegada, por volta de 2015 com a estreia do Android 6.0 Marshmallow, era preciso ajustar o volume de reprodução no próprio aparelho Bluetooth e, então, realizar um segundo ajuste de volume no smartphone.


Apesar da excelente intenção do recurso de resolver esse impasse de volumes, em alguns aparelhos Bluetooth – principalmente os mais antigos – é possível que você ainda encontre alguma incompatibilidade.

Por exemplo, se o seu smartphone tem 5 etapas de volume e uma caixa de som Bluetooth conectada tem 7, isso pode gerar um desencontro, não permitindo que a caixa chegue no volume máximo.

Felizmente, é possível resolver esse problema facilmente desativando o volume absoluto do Android em poucos passos. Entenda que após desativar o recurso, você não poderá mais controlar o volume do seu dispositivo Bluetooth através do celular – então garanta que a sua caixa ou fone tem algum volume antes de prosseguir.

Sem mais demoras, confira:

  • Primeiro, você terá que ativar as opções de desenvolvedor do Android. Para isso, abra o menu de configurações do sistema e toque em “Sobre o telefone”;
  • No novo menu, toque em “Informações sobre o software”;
  • Toque 7 vezes sobre a opção “Número de compilação”. Um alerta na parte inferior da tela informará que o modo desenvolvedor será liberado. Insira a senha de desbloqueio do seu aparelho para confirmar.

  • Agora, volte para a página inicial do menu de Configurações;
  • Toque em “Modo desenvolvedor”;
  • Na tela de desenvolvedor, procure pela seção de Bluetooth ou Redes. Por lá, ative a chave da opção “Desativar volume absoluto”;
  • Reinicie seu smartphone para garantir que as alterações surtirão efeito.

Você aprendeu a desativar o volume absoluto do Android. Como citado, a partir de agora você terá que controlar o volume dos seus dispositivos pelos botões dedicados do próprio aparelho. Isso pode ser uma boa opção para sincronizar seu smartphone e seu alto-falante ou até mesmo para encontrar eventuais problemas.

Claro que você pode sempre reativar o recurso no sistema do seu Android – já que ele pode ser extremamente útil para lidar com seus outros dispositivos Bluetooth.


0

Comentários

TC Ensina: como desativar o volume absoluto do Bluetooth no Android
Economia e mercado

Huawei Kirin 9010L: chipset inédito é encontrado em smartphone intermediário da chinesa

Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos