LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Exynos 2500 aparece em benchmark com CPU de 10 núcleos e ganho de desempenho na GPU

09 de setembro de 2024 29

Atualização (09/09/2024) – RB

Depois de um rumor dar conta de o Exynos 2500 superar o A15 Bionic da Apple, uma nova informação afirma que o futuro chip da Samsung terá ganho considerável em performance gráfica e virá equipado com uma CPU de 10 núcleos.

Os detalhes vêm de vazamento do componente no benchmark Sacred Path Vulkan com Variable Rate Shading da Basemark. O Exynos 2500 registrou 2.603 pontos, o que representa uma melhoria em relação aos 1.956 pontos anotados pelo antecessor, Exynos 2400. Veja nas imagens abaixo:

Como é possível conferir, também houve avanços exibidos em outros indicadores, como no Sacred Path Vulkar padrão e no The Expedition Vulkan. No primeiro, o chip teve 2.496 pontos, contra 1.985 do antecessor; enquanto no segundo, marcou 5.917 pontos, acima dos 5.194 da geração passada.

Outro ponto confirmado pelos indicadores está na presença da GPU Xclipse 950, hardware baseado arquitetura RDNA 3 uo 3.5 da AMD. Vale recordar que o componente anterior utilizava o Xclipse 940.

A expectativa é que a evolução na velocidade do Exynos 2500 chegue a algo entre 15% e 30%. Além disso, o dispositivo utilizado para testes estava com o Android 15 como sistema operacional, sem contar a presença de uma memória RAM de 16 GB.

Ainda não há uma data para o lançamento do Exynos 2500. Contudo, ele é esperado para ser anunciado no segundo semestre de 2025, com a apresentação do Galaxy Z Fold 7 e Galaxy Z Flip 7 como os novos celulares dobráveis da Samsung.

O que você achou dos números do chipset da coreana? Comente conosco!

Texto original (14/07/2024)

Exynos 2500 da Samsung supostamente superou desempenho do A15 Bionic da Apple

Um informante afirma que a Samsung conseguiu fazer progresso no desenvolvimento do Exynos 2500, com uma versão de protótipo conseguindo operar em frequências maiores e até mesmo entregando mais eficiência energética do que o A15 Bionic da Apple.

O desenvolvimento do Exynos 2500 tem sido bem turbulento, para dizer o mínimo. No passado, um renomado analista ressaltou que devido à pouca expertise da empresa no processo GAA de 3nm, o componente não seria lançado no cronograma esperado, indicando que o Snapdragon 8 Gen 4 da Qualcomm seria o escolhido para equipar a linha Galaxy S25, mas parece que as coisas mudaram.

Uma série de publicações indicaram que a Samsung estava tendo dificuldades com o processo de fabricação em 3nm para seu próximo chipset, atingindo um rendimento máximo de apenas 20%, sendo uma tentativa frustrada. Entretanto, a empresa garantiu que estava segura com o desenvolvimento e durante os eventos Samsung Foundry Forum (SFF) e Samsung Advanced Foundry Ecosystem Forum (SAFE), os executivos ressaltaram que projeto de 3nm estava com taxas de desempenho estáveis.

Apenas alguns dias depois da declaração dos executivos, o perfil @MappleGold fez um post afirmando que o desenvolvimento do Exynos 2500 está sendo bem positivo.

Foto: reprodução

A Samsung não só conseguiu atingir uma velocidade de clock de 3.20GHz, que irá ajudar a aumentar os números de performance em single e multi-core, como também conseguiu fazer com que o SoC superasse o desempenho do A15 Bionic da Apple em eficiência energética.

Vale notar que o A15 Bionic está no mercado há alguns anos e foi produzido em massa pelo processo de 5nm da TSMC. Supondo que a Samsung queira atingir o mesmo nível de A17 Pro ou superior com o Exynos 2500, pode ser necessário que essas velocidades de clock sejam diminuídas, reduzindo o desempenho do chipset.

Um outro rumor também mencionou que os testes iniciais de CPU e GPU do Exynos 2500 foram superiores aos do Snapdragon 8 Gen 3, e seu suposto cluster de CPU de 10 núcleos provavelmente contribuiria para esses resultados. No entanto, a maior vantagem de uma contagem maior de núcleos de CPU é o aumento do consumo de energia, e se a Samsung mantiver esta configuração, pode não ser possível ajustar consideravelmente a eficiência de energia do componente.

Tendo em vista que a linha Galaxy S25 deve ser lançada no início do ano que vem, não deve demorar muito para termos novas informações oficias do Exynos 2500, a menos que os planos da gigante sul-coreana mudem e o desenvolvimento do componente tenha que ser postergado.

Você acredita que o Exynos será capaz de substituir o Snapdragon completamente?


29

Comentários

Exynos 2500 aparece em benchmark com CPU de 10 núcleos e ganho de desempenho na GPU
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Especiais

Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas

Software

Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2