
Software 31 Jan
31 de janeiro de 2025 82
Atualização (31/01/2025) - EB
A Samsung deve lançar o novo chipset Exynos 2500 para seus dobráveis neste ano. Agora um relatório divulgado pela própria sul-coreana durante a sua Conferência de Resultados do 4º Trimestre de 2024 revelou que ela está otimizando o chip para competir com seus principais concorrentes do segundo semestre de 2025.
Nas palavras da divisão Samsung LSI System, responsável pelos chipsets da marca:
Estamos otimizado nossos chipsets visando garantir vitórias de design para modelos móveis programados para lançamento no segundo semestre.
Isto reforça que a Samsung deve realmente lançar o seu chip com os dobráveis Galaxy Z Fold 7 e Z Flip 7 em junho ou julho deste ano.
Samsung System LSI just mentioned in its earnings call that it's optimizing Exynos 2500 and "aiming to secure design wins for mobile models scheduled for release in 2H"
— Bryan Ma (@bryanbma) January 31, 2025
Embora a Samsung não tenha revelado especificações do chipset, rumores recentes indicam o seguinte design de núcleos:
Além disso, a plataforma deve ter 16 MB de cache L3, GPU Samsung Xclipse 950 de 1,3 GHz com arquitetura AMD RNDA 3.5 e uma NPU com 56 TOPs, algo muito importante para tarefas de inteligência artificial da Galaxy AI.
Atualização (08/01/2025) - EB
A Samsung pode finalmente ter solucionado os problemas dos seus chips Exynos 2500 relatados no ano passado. A informação vem de uma fonte interna da indústria em colaboração com o portal de notícias sul-coreano Dealsitetv, que relata que os chips serão usados em futuros celulares da Samsung.
Nas palavras do funcionário interno da Samsung Electronics:
Eu entendo que a Samsung Electronics resolveu recentemente o problema de rendimento do Exynos 2500. Também consideramos instalar a série Galaxy S, que será lançada no próximo mês, mas não foi fácil garantir a quantidade, então passamos a instalá-lo na série Z.
Desta forma, os chips Exynos 2500 não estarão presentes na linha Galaxy S25, que deve ter apenas celulares com a plataforma Snapdragon 8 Elite da Qualcomm e será anunciada em 22 de janeiro.
Como dito, Samsung deve implementar seus chipsets nos dobráveis da série Galaxy Z de 2025. A ideia é reduzir o custo dos aparelhos, pois a Qualcomm tem elevado os preços dos seus chips e os dobráveis já são caros pelos seus demais componentes.
Além disso, o Phone Arena afirma ter conversado com um porta-voz da Samsung, que revelou que a divisão de chips da empresa tem planos de desenvolver chips de 1,4 mm até 2027, trabalhando atualmente em chipsets de 2nm, que serão devem ter maior eficiência energética e poder de processamento.
Atualização (14/11/2024 às 10h10) — RD
Mesmo com os relatos de rendimentos baixíssimos, abaixo dos 20% (o ideal é acima de 70%), a Samsung teria iniciado a fabricação em massa do Exynos 2500, aparentemente planejando usá-lo no Galaxy Z Flip 7 após ter sido removido das opções de chips da linha Galaxy S25. A gigante também estaria otimista com o dobrável compacto, estabelecendo projeções que beiram as 4 milhões de unidades vendidas.
Segundo fontes do portal Sedaily, a Samsung teria começado a fase de fabricação em massa do Exynos 2500 na unidade fabril Hwaseong S3, da cidade coreana de mesmo nome, em que estão estabelecidas as linhas de produção da litografia de 3 nm da companhia. A notícia surpreende diante dos rumores de um possível cancelamento e de rendimentos baixos dos chips, que não chegariam aos 20%.
Exclusive: Samsung has begun mass production of the Exynos 2500 to be used in next year’s Galaxy Z Flip 7.
— Jukanlosreve (@Jukanlosreve) November 14, 2024
However, the yield rate remains a challenge, reportedly at just 20%.
Additionally, Samsung’s MX division has set a plan to ship a total of 3.9 million units of the Z Flip…
Outro aspecto peculiar é que a plataforma estaria sendo preparada para ser usada no Galaxy Z Flip 7, próximo celular dobrável compacto da marca — essa seria a primeira vez que um aparelho da linha chegaria com Exynos. Caso se confirme, a aposta seria corajosa, considerando que a família Z Flip figura entre as mais populares da empresa.
Na ocasião do Exynos 2500 oferecer desempenho inferior aos rivais da Qualcomm e MediaTek, além de apresentar os problemas de aquecimento que afetaram os processadores proprietários da Samsung em anos anteriores, a empresa poderia acabar afetando a imagem do dispositivo.
De toda forma, o desenvolvimento do componente é crucial para a divisão de fabricação de semicondutores da gigante sul-coreana, que enfrenta no momento uma crise resultante da combinação dos baixos rendimentos com a falta de clientes, que têm preferido fechar contratos com a rival taiwanesa TSMC.
Além disso, a Samsung parece estar confiante com o Galaxy Z Flip 7 e o suposto Galaxy Z Flip FE, que contaria com o Exynos 2400, empregado nos atuais Galaxy S24 e Galaxy S24 Plus. Ainda segundo o Sedaily, a gigante projeta vender cerca de 3,9 milhões dos novos dobráveis, número expressivo que reforçaria o sucesso da linha.
É cedo para termos certeza de que este será realmente o caso, considerando que a série Z Flip 7 é esperada apenas para julho do ano que vem — vai ser preciso esperar por mais informações, que devem chegar em novos rumores e vazamentos nas próximas semanas.
Atualização (06/11/24) - YB
Apesar de que alguns rumores apontam para o uso do Exynos 2500 em modelos básicos da linha Galaxy S25 em algumas variantes regionais, os chipsets estão passando por algumas dificuldades consideráveis em sua produção. A informação surgiu em um novo relatório da mídia da Coreia do Sul, que destaca problema na produção com processo de 3nm.
Caso sejam fato reais, esses mesmos problemas de produção, que tem apresentado um baixo rendimento, podem fazer com que a Samsung deixe o Exynos de lado para poder focar em alternativas como o Dimensity 9400, o chip fabricado pela MediaTek.
De acordo com o relatório divulgado pelo site coreano NewsWay, o rendimento do processo de 3 nm da Samsung ficou abaixo das expectativas da empresa, além de apresentar uma taxa de rendimento que está abaixo dos 20%.
A Samsung parece estar desmotivada a continuar com a produção em larga escala dos processadores Exynos 2500 após os resultados de baixa taxa de produção, mesmo que ele tenha sido o primeiro nome a ser contado para versões específicas do Galaxy S25 para algumas regiões do mundo.
Embora tente não depender da produção de chipset de terceiros, a Samsung pode acabar mudando sua estratégia devido o baixo rendimento em seu processo de 3 nm, optando por fazer uso dos processadores da MediaTek e Qualcomm.
Em termos de desempenho, o Dimensity 9400 pode ser uma boa opção para equipar a linha Galaxy S25, pois conta com melhor desempenho, ganhos de eficiência energética e recursos avançados de IA. Não se esqueça de conferir mais notícias sobre a gigante coreana.
Atualização (20/05/24) - JB
O Samsung Exynos 2500 deve ser o chipset que equipará a linha Galaxy S25 e fontes revelaram, neste fim de semana, que a sua produção em massa deve começar dentro dos próximos meses.
Para ser ainda mais específico, a partir do mês de julho deste ano. Comentando o assunto, fontes disseram ao DigiTimes que a Samsung já fez diversos testes com as versões experimentais do chipset e conseguiu extrair o desempenho esperado.
Por isso, a fabricante coreana já está preparando suas fábricas para montar o primeiro lote da plataforma Exynos 2500, sendo que ela será construída na segunda geração do processo de 3 nm.
Conforme explicam alguns analistas de mercado, a principal vantagem do processo de 3 nm de segunda geração da Samsung é a melhor eficiência energética.
Além disso, a Samsung também tem testado um novo modelo de empacotamento para tornar o Exynos 2500 mais resistente ao calor, ampliando o desempenho do chip em momentos de gargalo.
Por enquanto, a fabricante sul-coreana não comenta o assunto, mas a expectativa é de que o Exynos 2500 seja apresentado no fim deste ano, entre os meses de outubro e dezembro.
Texto original (15/05/24)
Além de usar recursos baseados em Inteligência Artificial, a Samsung também pretende ampliar a autonomia da linha Galaxy S25 ao melhorar a eficiência energética do chipset Exynos 2500.
Segundo informações liberadas nesta semana, isso acontecerá graças a produção do chip dentro da segunda geração do processo de 3 nanômetros da fabricante sul-coreana.
Na prática, fontes dizem que o Exynos 2500 terá um índice de eficiência energética superior ao do Qualcomm Snapdragon 8 Gen 4, que será montado pela TSMC.
A Samsung garante que o seu processo de segunda geração garante uma redução de até 50% no consumo energético.
Outros atributos positivos do Exynos 2500 incluem um crescimento de 30% em desempenho, além de uma redução de até 35% no seu tamanho físico.
Em suma, isso também abre espaço para que a Samsung amplie a área de dissipação de calor dos smartphones.
Cabe lembrar que vazamentos anteriores ainda revelaram que o chipset terá desempenho superior ao do Snapdragon 8 Gen 3 em CPU e GPU, podendo usar uma TPU produzida pelo Google.
Isso deve garantir que o SoC será capaz de rodar diversas aplicações baseadas em Inteligência Artificial, mas, como a Samsung não comenta o assunto, tudo precisa ser considerado como sendo apenas mais um rumor do mercado.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários