
Segurança 02 Jan
Apesar de ser visto, muitas vezes, apenas como uma loja online de jogos, o Steam traz diversas ferramentas extras que podem ser úteis para o momento da gameplay. Entre elas, a função de captura de tela através de um simples atalho.
Hoje, dando sequência ao nosso quadro de dicas e tutoriais, confira a seguir como acessar a pasta onde todas as suas capturas de tela do Steam estão armazenadas.
Enquanto você está no meio de um jogo iniciado através do Steam, é possível pressionar a tecla F12 do teclado para tirar um print rápido da tela.
Essas capturas podem ser compartilhadas através da própria plataforma, em seu perfil – de forma privada ou pública –, e por padrão, ficam armazenadas em uma pasta dentro do sistema do seu dispositivo; caso você queira usá-las para qualquer outro fim.
Confira nas categorias a seguir como acessar esses prints de acordo com o seu dispositivo e como ter capturas ainda melhores:
Embora tenha chegado primeiro ao Windows, o Steam atualmente é compatível com vários outros sistemas operacionais. As instruções a seguir são válidas para Windows, Mac e Linux:
Como você pode ter deduzido, a pasta de screenshots exibirá apenas as capturas realizadas naquele dispositivo. Para visualizar capturas feitas através de outros aparelhos, os prints teriam que ter sido compartilhados – de forma privada ou pública – no seu perfil no Steam.
Caso você queira localizar a pasta de forma manual no seu computador, sem fazer o acesso através do cliente do Steam, basta acessar o caminho a seguir, de acordo com o seu sistema operacional, e procurar pela pasta de screenshots de cada jogo:
Infelizmente, o esquema de atribuição de nomes do Steam para as pastas não é muito claro. Cada jogo tem uma subpasta de screenshots separada. Essa subpasta costuma ser:
'NumeroDaConta' é referente ao número atrelado pelo Steam ao seu usuário, enquanto ‘NumeroDoJogo’ é um ID atrelado pela plataforma a determinado título.
O Steam Deck é o console portátil do Steam. Embora rode uma versão modificada de uma distribuição Linux – apelidada de SteamOS –, os passos para ver suas capturas no videogame são um pouco diferentes dos descritos acima. Confira:
Como você pode ter deduzido, a seção exibirá as capturas realizadas no console. Para visualizar capturas feitas em outros dispositivos, os prints teriam que ter sido compartilhados – de forma privada ou pública – no seu perfil no Steam. E o mesmo vale para ver as capturas do Steam Deck em outros aparelhos com seu perfil no Steam.
Por padrão, o Steam salva versões comprimidas das suas capturas de tela, não entregando toda a qualidade de imagem que seria possível – isso, provavelmente, para economizar espaço do armazenamento do seu dispositivo. Mas é possível contornar isso, salvando as imagens na qualidade total. Confira:
Na mesma seção você ainda pode optar por modificar o atalho para realizar as capturas em jogo e escolher se deseja continuar a exibir a notificação e o som padrão sempre que um novo print for realizado. Com atenção, explore as opções.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários