LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Conheça melhor o estranho sistema operacional utilizado na Coréia do Norte

30 de dezembro de 2015 3

A Coréia do Norte é um dos regimes mais fechados do mundo. Desde o término da guerra iniciada para a sua formação, pouco podemos saber sobre o que se passa exatamente neste país, visto como um dos mais totalitários do mundo. O país possui um sistema operacional próprio que é utilizado pela maioria de seus cidadãos, tendo em vista que ele é subsidiado pelo governo. Chamado de RedStar OS, ele possui uma interface imitando o OS X mas que é baseado em Linux, com diversas modificações para que o sistema operacional se torne mais seguro e para que seu conteúdo seja melhor controlado pelo governo.

Uma nova reportagem na BBC, trouxe para o ocidente uma análise mais completa do sistema norte coreano. Os pesquisadores de segurança descobriram a forma pela qual o RedStar OS controla os arquivos que passam por ela. Segundo eles o sistema impõe um serial (baseado no hardware da máquina) em arquivos que entram em contato com ele, mesmo sem ter sido abertos pelo usuário. Isso vale para documentos do Word e fotos em JPEG, por exemplo. Dessa forma, um norte-coreano que tentar enviar um arquivo para fora do país pode ser descoberto pelo governo.

Outras coisas de destaque ficam por conta do amplo grau de modificação no sistema, inclusive o navegador, que é baseado no Firefox, mas se chama Naenara e só acessa a intranet do país, a Kwangmyong, uma versão muito mais restrita da internet mundial. Apesar de ser baseado em Linux, ele não pode ser modificado pelo usuários. Um programa chamado possui uma lista com os hashes MD5 dos arquivos do sistema, quando ele detecta alguma alteração, a máquina é imediatamente reiniciada. Dependendo do arquivo, o computador fica ligando e desligando em loop infinito.

Outro ponto interessante é a presença de um firewall e um antivírus próprio pré-instalados com interface gráfica, ainda que não se possa saber que tipo de malware é bloqueado pelo antivírus (ou não é bloqueado) porque os servidores que hospedam as vacinas só podem ser acessados de dentro da Coreia do Norte.

Se estiver interessado em descobrir mais, é possível baixar o RedStar OS 3.0 nesta página.


3

Comentários

Conheça melhor o estranho sistema operacional utilizado na Coréia do Norte
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista