LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Africano de 17 anos ganha concurso do Google e sonha em ter acesso à internet novamente

15 de fevereiro de 2017 2

O concurso anual de programação do Google tem um vencedor que se destaca por se diferente dos ganhadores anteriores. Trata-se de Nji Collins Gbah, um jovem de 17 anos que nasceu e mora em Camarões. A competição Google Code-in é aberta a estudantes desde que tenham entre 13 e 17 anos e teve mais de 1.300 inscritos.

O jovem entrou no concurso do Google com o conhecimento de programação que adquiriu por conta própria durante dois anos, principalmente da internet ou de livros sobre o assunto. Um detalhe importante: no dia-a-dia, ele não tem acesso à internet. Isso porque o serviço foi cortado na casa em que mora na capital do país africano.

Relata a mídia internacional que apenas um dia após ele ter entregado os trabalhos relativos ao concurso, a internet deixou de funcionar. Em entrevista ao site da BBC, o jovem contou pretensões de trabalhar na companhia de tecnologia:

Se tudo der certo, quero um dia trabalhar lá. Estou tentando desenvolver meu próprio modelo de compressão de dados, utilizando aprendizagem profunda e aprendizado de máquina.

Premiação

Com o prêmio, Nji irá com os outros 34 ganhadores passar quatro dias na sede do Google na Califórnia, EUA. Para o futuro, o jovem espera cursar Ciência da Computação em uma boa universidade e também que a conexão com a internet em sua própria casa seja estabelecida novamente.

Fiquei muito, muito surpreso. Isso queria dizer que todo o trabalho que tive, escrevendo um monte de códigos, realmente valeu a pena. Eu queria ter uma conexão para poder continuar estudando e fazer contato com o Google.

Orgulho verde e amarelo

Vários brasileiros também já ganharam concursos promovidos pelo Google, como o caso de dois jovens de Fortaleza. No fim de 2016, outros 17 pesquisadores universitários também ganharam uma bolsa de estudos da gigante tecnológica. Uma brasileira também se destacou e ficou em primeiro lugar em um concurso promovido pela Sandvik.


2

Comentários

Africano de 17 anos ganha concurso do Google e sonha em ter acesso à internet novamente
Economia e mercado

Huawei Kirin 9010L: chipset inédito é encontrado em smartphone intermediário da chinesa

Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos