LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Que orgulho! Estudante brasileira vence desafio mundial de pesquisa com grafeno

06 de janeiro de 2017 18

Pode comemorar! A estudante brasileira Nadia Ayad foi a grande vencedora de um desafio mundial lançado pela Sandvik, empresa sueca focada em diferentes tipos de ferramentas.

O projeto vencedor de Ayad tratava do uso do grafeno, uma estrutura leve e resistente feita de carbono, em dispositivos de filtragem e sistemas de dessalinização de água, para ajudar a garantir o acesso a água potável no futuro.

Uma banca composta por dois pesquisadores e dois executivos da empresa avaliou dez projetos finalistas e deu o prêmio à brasileira. Ayad conseguiu vencer o desafio mesmo sendo ainda estudante do curso de Engenharia de Materiais do Instituto Militar de Engenharia (IME).

Filha de pais de origem sudanesa, Ayad conseguiu uma bolsa pelo programa Ciência Sem Fronteiras para estudar na Universidade de Manchester, no Reino Unido. A estudante ficou lá durante um ano e pode estagiar no Imperial College London, onde aprendeu a desenvolver um polímero capaz de substituir válvulas do coração.

De volta ao Brasil, Ayad pretende concluir a graduação e já ingressar diretamente em um programa de Ph.D. de uma universidade estrangeira. Ela se candidatou em instituições prestigiadas como o MIT e a Universidade de Cambridge. Ela informou que, na pós-graduação, pretende estudar o uso de biomateriais para induzir células-tronco a formar estruturas como a das cartilagens.

Ao site Estudar Fora ela alegou o seguinte:

Quero que, no futuro, as pessoas não precisem ir para fora para ter acesso à pesquisa de ponta.

Diversos prêmios e iniciativas mostram o potencial dos brasileiros na área tecnológica, como o caso da estudante de 2016 premiada pelo Google e dos médicos de Santa Catarina que utilizam o HoloLens para realizar cirurgias de coluna com mais precisão.


18

Comentários

Que orgulho! Estudante brasileira vence desafio mundial de pesquisa com grafeno
  • A situação dos pesquisadores neste país é extremamente precária e desvalorizada. Primeiro que pesquisador aqui nem é profissão, ou seja, a pessoa pode trabalhar 10 anos numa vacina pra tuberculose, ou pra estudar a mecânica quântica que está em todos os nossos celulares e etc e é considerada estudante; ou sobrevive de bolsa cedida pelo governo, QUANDO TEM, ou como vários profissionais que conheço, trabalham por fora pra poder se sustentar e colocar dinheiro na própria pesquisa.
    Parabéns pra ela e que bom que pôde ir pra uma universidade que leva pesquisa à sério e lhe deu os recursos necessários pra desenvolver sua pesquisa.

      • O negócio é o seguinte: quer estudar, consegue com uma boa orientação e educação dos pais, independente da classe social. Se for depender dessas culturas alternativas, degenerativas, que só pensam em besteira, não tem jeito. Precisa ter ambiente para os estudos e mentalizar isso.

          • Temos que lutar para acabar com essa podridão. Fato. Enquanto esses malditos políticos corruptos existirem, não teremos a verdadeira Nação.

              • Certamente não é leitora do tudo celular e tão pouco é chochinha ou petralha

                • Uma luz no fim do tunel

                    • quem tem q se orgulhar e ela e a familia dela., não eu me orgulhar pelo meu país pq ela é brasileira. orgulha-se dela, e não do país dela....

                        • Uma naçao que tem tudo pra crescer e se torna uma grande potencia mundial .. Mais infelizmente nossos governantes e o povo nao querem fazer este pais crescer

                            • Exemplo a ser seguido.
                              Gente da gente.
                              Parabéns infinitos a essa pessoa maravilhosa.

                                • Isso sim é motivo de orgulho, e sim pode influenciar positivamente, mas hoje em dia nego se influencia é por funkeiros e YouTobas

                                  • Parabéns para ela. Infelizmente, o nosso país não dá a mínima para a educação e a saúde pública. Infelizmente é assim aqui. Esses malditos políticos só pensam em roubar e pronto. Deviam todos morrer, isso sim. Roubar uma nação inteira, todo o povo e ainda terminar em pizza, é fogo mesmo.

                                      • "Quero que, no futuro, as pessoas não precisem ir para fora para ter acesso à pesquisa de ponta." É, ESSE É O SONHO DE 99% DOS BRASILEIROS. MENOS DESSES POLÍTICOS DE MERDA QUE SÓ SABEM É ROUBAR O POVO E FICAR POR ISSO MESMO. MALDITOS. DEVIA TER PENA DE MORTE PARA POLÍTICOS E EMPRESÁRIOS QUE LESARAM A PÁTRIA, QUE ROUBARAM A NAÇÃO. REALMENTE, QUERIA QUE TIVESSE ISSO PARA ESSES LADRÕES DE MERDA QUE SÓ SABEM MENTIR E ROUBAR O POVO. INFELIZMENTE.

                                          • Parabéns para a senhora Nadia Ayad, além de ter um currículo memorável (IME e College of London) conseguiu melhorar o que já era bom (países como Austrália, Índia e Japão usam muito desse sistema, a estudante o aperfeiçoou, o que será de grande ajuda para deixar a água ainda mais potável).

                                              Android

                                              Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

                                              Android

                                              Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

                                              Windows

                                              Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

                                              Economia e mercado

                                              Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista