LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Senado pode aprovar lei que obriga SACs a atenderem ligações feitas por celular

04 de setembro de 2017 6

A Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática do Senado (CCT) vai analisar no dia 6 de setembro, quarta-feira, três projetos de lei que envolvem as linhas móveis de telefone.

O primeiro dos temas a ser analisado é o Projeto de Lei do Senado 445/2016. O texto pretende obrigar as centrais de atendimento (SACS) a aceitarem ligações originadas de celulares. Atualmente, apenas as ligações feitas a partir de telefones fixos devem ser obrigatoriamente atendidas. Serviços de emergência, como o SAMU de algumas cidades, não aceitam ligações feitas por linhas móveis, assim como os serviços de atendimento ao consumidor de muitas empresas.

O projeto de lei observa que existem hoje no Brasil quase cinco vezes mais linhas telefônicas móveis do que linhas fixas, impedindo o acesso aos serviços de atendimento pelos cidadãos que apenas possuem um aparelho celular.

Serviços de atendimento ao cidadão e ao consumidor serão proibidos de exigir que a ligação seja feita a partir de um telefone fixo

O segundo projeto que será analisado pela comissão é o PLS 5/2017, que quer obrigar as operadoras que ganharem concessões futuras para a exploração da telefonia móvel a fornecer cobertura do sinal em todas as rodovias federais e estaduais.

Por fim, o terceiro projeto de lei que a comissão deve analisar na quarta-feira é o PLS 70/2017. O texto quer garantir que todos os cidadãos tenham o direito à manutenção do número de sua linha em casos de furto, roubo ou perda do aparelho com o cartão SIM, mesmo em região diferente daquela em que o número foi cadastrado.

A reunião da comissão terá início às oito horas e trinta minutos do dia 6 de setembro, e os projetos de lei seguirão direto para votação no plenário da Câmara dos Deputados, caso sejam aprovados sem nenhuma emenda. Caso alguma modificação seja feita, os recursos devem ser votados primeiro pelo Plenário do Senado.


6

Comentários

Senado pode aprovar lei que obriga SACs a atenderem ligações feitas por celular
  • Já passou da hora deles aceitarem ligação de celular!!!! Eu mesmo não uso mais fixo e da raiva ao precisar ligar para o meu cartão e dizer que não aceita. A forma que encontrei, por incrivel que pareça é usar o Skype, nele consigo fazer a chamada para cartões, somente numeros de emergencia que não, infelismente.

      • acontecer Govenro, pelo sistema IEMI °°??

          • Só acho engraçado que no br RESPEITO ao consumidor é apenas por lei, depois querem cobrar honestidade das pessoas (não que uma coisa justifique a outra), mas eu acho que é bem ao contrário que tem que funcionar...Que tal começar explicando na propaganda a diferença no valor total entre o pagto a vista e o parcelado? Impostos dos produtos, que diversos países mostram separadamente do preço a anos, só recentemente aparece na NF...

              • Já passou da hora dessa palhaçada terminar. A maioria da população usa celular, não telefone fixo. Um inferno quando se precisa resolver algo de cartão, por telefone. Se ligar pra certos orgãos públicos e por aí vai. Chegar ao cúmulo do SAMU não aceitar uma ligação de celular? O ferido tem que procurar um morador proximo ao acidente pra usar um fixo, se ali tiver? PALHAÇADA.

                • Já estava mais que na hora disso acontecer.

                    Android

                    Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

                    Android

                    Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

                    Windows

                    Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

                    Economia e mercado

                    Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista