LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

WWDC21: Apple anuncia novos iOS, iPadOS 15 e macOS com diversas melhorias e novidades

07 de junho de 2021 24

Atualização (07/06/2021) - por EB

A WWDC21 finalmente começou, conforme prometido às 14 horas e já temos grandes novidades no iOS 15, que está chegando com grandes melhorias para a nova versão do sistema operacional da Apple, que detalharemos em uma matéria dedicada. Confira agora os principais destaques apresentados hoje.

iOS 15

O novo iOS 15 foi apresentado com foco em experiências compartilhadas. Agora será possível compartilhar conteúdos diretamente pelo Facetime, então não importa a distância, agora você poderá ouvir uma música e até mesmo assistir a filmes e séries com seus amigos por meio do Facetime via SharePlay, que também será acessível por meio de um link em outros dispositivos.

Imagens: Apple

E não é só isso. Agora o Facetime também será acessível para aqueles que não tem um dispositivo da Apple, como um celular Android, por exemplo. Basta enviar um convite para que a pessoa acesse a chamada de vídeo diretamente, esteja ela utilizando um tablet Android um computador com Windows, por exemplo.

Links para chamadas no Facetime. Imagem: Apple

Além disso, o iMessage também está ganhando compartilhamento aprimorado de conteúdos com novos layout para álbuns, links do Apple Music, notícias e muito mais.

Fotos com seleção inteligente e novo layout no iMessage. Imagens: Apple

Outro aplicativo que ganhou grandes melhorias é o Fotos, que agora utiliza ainda mais da inteligência artificial para sugerir memórias, organizar álbuns e até mesmo criar slides com músicas automaticamente sugeridas do Apple Music para criar clipes de forma inteligente.

Ele também é capaz de extrair conteúdos de textos com o novo "Live Text", de forma semelhante ao que já temos no Google Fotos.

Outro detalhe interessante é o novo modo de foco, que permite criar diferentes cenários para ocasiões específicas, dessa forma você pode se concentrar no trabalho, estudos ou no que for importante naquele momento.

O modo de foco ainda permite que você sincronize para que ele fique ativo em diferentes dispositivos como o Apple Watch, iPad e até no seu Mac.

O modo de foco ainda permite que você configure para que os AirPods Pro falem notificações importantes assim que chegarem, ignorando aplicativos que você considere dispensáveis. Basta selecionar quais são importantes e o iOS fará o resto, tudo respeitando os perfis criados.

Imagens: Apple

Outros aplicativos que receberam melhorias foram o Mapas e o Tempo, que agora apresentam mais informações detalhadas, mapas interativos e muito mais.

Falando novamente dos AirPods, agora o iOS suporta som espacial tanto no Mac e na Apple TV, além do iPadOS e no iOS, levando ainda mais imersão para chamadas via Facetime além dos demais conteúdos.

Por fim, o menu de compartilhar agora ficará ainda mais intuitivo em aplicativos da Apple, permitindo que você tenha acesso aos aplicativos de forma ainda mais intuitiva como visto na imagem acima.

iPadOS 15

Falando agora do iPadOS temos melhorias no multitarefa. Será possível utilizar mais de um aplicativo ao mesmo tempo com apenas um toque ou gesto. Facilitando assim que você possa acessar e ver mais informações na tela do iPad.

Se você precisar anotar algo rapidamente em multitarefa não há problema. Basta pegar o Apple Pencil e iniciar escrevendo ou desenhando manualmente. O Notas Rápidas aparecerá automaticamente e ainda anexará a página que você está acessando, caso esteja com o Safari aberto.

Agora o iPadOS também ganhou acesso facilitado às Bibliotecas que organizam seus aplicativos em categorias automaticamente. Você pode acessá-las diretamente do dock e ainda criar telas iniciais dedicadas a temas como fotografias, jogos, design e muito mais, tudo isso ainda combinado com os Widgets, que finalmente estão disponíveis para os tablets da Apple.

Se você é um programador, agora será ainda mais simples criar aplicativos para o iPad e iPhone diretamente do iPad com auxílio da Inteligência Artificial.

Por fim, há ainda o novo modo de escuta aprimorada, que utiliza os microfones dos AirPods para focar em quem está falando na sua frente e assim aprimorar a audição de pessoas com deficiências.

Privacidade

Falando de privacidade ainda temos o novo iCloud Plus com Privacy Relay. Nele será possível ter ainda mais controle sobre o que as empresas têm acesso. Começando como "Oculte meu e-mail". Com ele será possível criar e-mails aleatórios para se cadastrar em diferentes sites, ocultando assim o seu principal, evitando spams e outros potenciais perigos da internet com auxílio de uma VPN própria.

Novo iCloud Plus e Central de Privacidade do iOS. Imagens: Apple

O iCloud Plus ainda inclui formas aprimoradas e mais seguras de compartilhar seus conteúdos. Tudo isto incluso nos planos já oferecidos pela Apple, sem custo adicional segundo ela.

Falando novamente do iOS e do iPadOS 15, agora eles também terão uma nova central de privacidade, onde será possível ver quais dados foram acessados e quando. Caso você encontre algo de errado, basta bloquear o acesso do aplicativo.

Ainda falando em privacidade, a Siri continuará processando todos os comandos de voz diretamente no aparelho, mas agora funcionando até mesmo sem internet para comandos de voz mais básicos que ativam ou desativam funções ou exigem respostas simples. Tudo será processado, incluindo a sua voz, diretamente na Neural Engine do processador local.

Saúde e WatchOS 8

Falando de saúde agora temos ainda mais integrações com o Apple Watch e o iOS e iPadOS, permitindo que você envie seus relatórios diretamente para seu médico de forma ainda mais segura.


Acima você pode ver uma amostra de como ainda será possível cuidar das pessoas com quem você se importa, monitorando como a sua saúde está mesmo à distância. Dessa forma agora você pode receber alertas sobre ritmo cardíaco e muitas outras atividades. Basta linkar o Apple Watch, iPhone ou iPad e selecionar quais alertas você deseja receber e pronto.


Outra novidade é a interface do WatchOS, que agora está ainda mais intuitiva. Então ficou mais fácil editar mensagens via ditado, navegar entre fotos e visualizar lembranças diretamente do relógio, que agora pode ser personalizado com fotos tiradas com o iPhone ou iPad.

Imagem: Apple

O Apple Fitness Plus também está ganhando melhorias. Agora ele analisará o seu histórico de atividades com IA para indicar exercícios e outras formas de se exercitar para se manter em movimento.

Por fim, ainda será possível compartilhar imagens e vídeos do Fotos diretamente pelo relógio. Basta selecionar um contato da sua conta e enviar. Simples assim.

Apple HomeKit

Falando do Apple HomeKit, agora finalmente será possível utilizar o seu HomePod mini como um alto-falante adicional para a Apple TV 4K, o que é uma grande melhoria para aqueles que tem todo o ecossistema da empresa de Cupertino em casa.


Entretanto, caso você não tenha um dispositivo da Apple além do HomePod, não se preocupe. Agora eles também poderão acessar a Siri, tornando a interação entre eles ainda mais fácil, como se a Siri estivesse presente em todos eles.

Outra melhoria é a possibilidade de integrar ainda mais sistemas de segurança para que suas informações sejam mostradas na Apple TV. Além disso, alarmes poderão ser criados, eles poderão detectar pessoas e até mesmo encomendas deixadas na porta da sua casa.

macOS Monterey

O novo macOS Monterey também está sendo apresentado hoje. Com ele temos novos atalhos via macros para diversas ações incluindo até mesmo a Siri. A possibilidade de utilizar o Controle Universal para utilizar o iMac, Mac e o iPad Pro como se fossem um só dispositivo. Tudo com apenas um mouse e teclado ou até mesmo apenas o teclado e o touchpad do MacBook.


O Safari agora também recebeu uma grande mudança visual, com controles remodelados, temas dinâmicos que utilizam a cor da página da web, grupos de abas. Tudo compactado para utilizar apenas uma linha e otimizar a exibição para que o foco seja o site exibido na tela.


Uma bela novidade além do visual, é que agora o Safari suportará extensões em todas as suas versões, seja no macOS, no iPadOS e iOS. Todas elas agora terão todas as extensões que você gosta.

Outra grande novidade no macOS é a API de captura de objetos. Com ela basta usar um iPad ou iPhone para criar versões 3D virtuais de objetos facilmente. Dessa forma, você poderá utilizá-las na criação de projetos que levariam semanas em apenas alguns minutos.


As possibilidades são infinitas: criação de jogos, educação, venda online de produtos com simulações em realidade aumentada e muito mais.

Por fim, agora o macOS também suporta o AirPlay, então você poderá utilizar a tela do seu computador como se fosse uma TV para ver conteúdos de outros dispositivos.

App Store e desenvolvimento

Finalizando com a App Store temos um novo layout mais interativo, que mudará conforme a atividade do usuário, exibindo recomendações de jogos e aplicativos sugeridos, além de eventos relacionados aos que você já tiver instalado no seu iPad ou iPhone.

Estes eventos também estarão disponíveis numa aba separada, nela veremos novidades como competições da Nike e o Pokémon Go Fest, além de outros festivais que poderão ser organizados por aplicativos e seus desenvolvedores.

Vale dizer ainda que o novo iPadOS 15 permitirá que desenvolvedores criem e editem códigos de aplicativos diretamente do tablet, facilitando ainda mais esse trabalho que muitas vezes pode levar horas e agora terá ainda mais mobilidade.

Disponibilidade

O novo iOS e iPadOS 15, bem como o novo macOS Monterey estarão disponíveis a partir de hoje em versão beta fechado para aqueles que se cadastraram nos testes. O beta aberto chegará daqui um mês e a versão estável dos sistemas será no fim de setembro, provavelmente com a chegada dos novos iPhones.

Atualização (07/06/2021) - por EB

WWDC21: Apple realizará evento para desenvolvedores hoje; veja como assistir

Como confirmado anteriormente, a Apple iniciará hoje seu evento para desenvolvedores, a WWDC21, onde devemos ver grandes novidades para o iOS 15 e o MacOS 12. O evento será virtual novamente por conta da pandemia de coronavírus, sendo transmitido pelo canal oficial da Apple no YouTube.

Sendo assim, caso deseje, basta acessar o vídeo abaixo para definir um lembrete e receber uma notificação assim que o streaming for iniciado:

Falando do horário, o evento será iniciado às 14 horas no horário de Brasília, abordando as principais novidades sobre os diferentes sistemas desenvolvidos pela Maçã para seus dispositivos neste ano. Além disso, outro evento chamado Platforms State of the Union também será realizado hoje, às 18 horas, onde teremos mais detalhes técnicos sobre estes sistemas operacionais.

Dessa forma, não deixe de ficar ligado no TudoCelular para acompanhar todas as novidades anunciadas pela Apple durante a WWDC21.

Matéria original (30/03/2021)

WWDC21: Apple confirma evento de desenvolvedores para o dia 7 de junho

Em meio aos rumores dos novos iOS 15 e macOS 12, a Apple acaba de confirmar a data em que a WWDC de 2021 será realizada. Novamente de forma online por conta da pandemia de Covid-19, o evento será transmitido entre os dias 7 e 11 de junho, com o primeiro dia sendo o mais interessante ao público por apresentar novidades a respeito dos sistemas operacionais.

"Gratuito para todos os desenvolvedores, o WWDC21 oferecerá uma visão única do futuro do iOS, iPadOS, macOS, watchOS e tvOS", afirma a Apple em nota oficial. A empresa também destaca que a "WWDC21 é uma oportunidade para os desenvolvedores aprenderem sobre as novas tecnologias, ferramentas e estruturas nas quais eles contam para construir aplicativos e jogos inovadores e diferenciadores de plataforma."


“Adoramos reunir nossos desenvolvedores todos os anos na WWDC para aprender sobre nossas tecnologias mais recentes e conectá-los aos engenheiros da Apple”, disse Susan Prescott, vice-presidente de Relações com Desenvolvedores Mundiais e Marketing Corporativo e Educacional da Apple.

A executiva ainda afirmou que a Apple está trabalhando “para tornar o WWDC21 nosso maior e melhor até agora, e estamos ansiosos para oferecer aos desenvolvedores da Apple novas ferramentas para apoiá-los enquanto criam aplicativos que mudam a maneira como vivemos, trabalhamos e nos divertimos.”

Este ano a empresa também anunciou o Swift Student Challange, uma oportunidade para jovens desenvolvedores demonstrarem suas habilidades criando uma aplicação em Swift.

Convites da WWDC21 são inspirados no momento em que Craig Federighi abre o MacBook Air com M1 na WWDC20.

Durante a WWDC 2020 a Apple apresentou os novos iOS 14, iPadOS 14, tvOS 14, watchOS 7 e macOS 11 Big Sur, além de revelar a grande inovação da marca no ano passado com o anúncio do Apple Silicon, primeiro processador com arquitetura ARM para MacBooks e Macs.

Além da nova geração de todos os sistemas operacionais citados acima, saltando as versões de 2021 em um número, é esperado que a Apple apresente novos hardwares, mas não sabemos quais produtos a empresa deve revelar.


24

Comentários

WWDC21: Apple anuncia novos iOS, iPadOS 15 e macOS com diversas melhorias e novidades
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista