LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

iPhone 13 garantido! TSMC deve priorizar produção de chips da Apple

22 de junho de 2021 3

Atualização (22/06/21) - JB

Com o acirramento da escassez global de chips, a TSMC tomou uma decisão estratégica que deve beneficiar a Apple e manter o cronograma de lançamento da linha iPhone 13. Isso porque a fabricante taiwanesa deve priorizar a produção do chipset Apple A15.

De acordo com fontes que possuem acesso aos planos da gigante de Cupertino, o acordo entre TSMC e Apple também envolve a entrega de chips da linha M. Assim, após ensaiar uma interrupção na produção do iPad Pro e dos MacBooks, a companhia agora pode respirar aliviada.

Essa decisão da TSMC de priorizar a Apple pode garantir o lançamento da família iPhone 13 em meados de setembro ou outubro. No entanto, ninguém sabe quanto a empresa comandada por Tim Cook pagou por isso.

Linha iPhone 13 será privilegiada pelo acordo entre TSMC e Apple.

Apesar de boa para a Apple, essa decisão da TSMC também deve prejudicar fabricantes menores. Isso porque muitas não vão conseguir garantir as quantidades necessárias de chips para fazer seus próprios lançamentos.

Até mesmo a Samsung está enfrentando problemas. Novos rumores indicam que o Galaxy S21 FE deve ter seu lançamento adiado justamente pela falta de chips.

Por fim, a TSMC ainda garantiu que o fornecimento de chips para o setor automotivo continuará de forma constante, algo que pode fazer as principais montadoras voltarem a produzir carros em todo o mundo.

Atualização (30/03/21) - JB

iPhone 13 mais caro! TSMC pode subir preços de processadores vendidos para Apple

A Apple já se tornou a maior cliente individual da TSMC na produção de chips em 5 nm e também já se prepara para a compra antecipada de processadores em 3 nm, no entanto, isso pode ter um custo maior a partir do segundo trimestre.

De acordo com informações reveladas pelo United News, a TSMC deve subir os preços de seus processadores em até 25%. Isso deve fazer com que os wafers de 12 polegadas subam até US$ 400 (~R$ 2.306).

A alta demanda por chips e a baixa oferta tem feito a TSMC trabalhar em capacidade máxima, sendo que seus funcionários estão fazendo horas extras todos os dias. Esse custo será repassado para as fabricantes como a Apple, sendo que a TSMC também está retirando todos os descontos que ofereceu durante o período de baixa demanda.

Claro que esse aumento não será segurado pela Apple, algo que deve resultar no lançamento da família iPhone 13 com preço ainda mais elevado.


A fabricante taiwanesa também está enfrentando outro problema de natureza climática, a cidade de Hsinchu, lar da TSMC, recebeu poucas chuvas e isso gerou uma crise de racionamento de água.

A produção de processadores e outros chips depende de muita água e a TSMC tem abastecimento suficiente somente até maio. Por isso, a empresa está precisando contratar cerca de 100 caminhões-tanque, ou seja, mais um custo extra.

Por enquanto, a TSMC não comentou o assunto, de toda forma, caso a empresa realmente suba seus preços, o custo não será represado pelas fabricantes. Assim, outras companhias também devem repassar esse aumento aos consumidores.

Texto original (09/02/21)

A TSMC é a maior fabricante mundial de semicondutores, e tem enfrentado uma série de entraves para acompanhar a demanda do mercado de tecnologia. De acordo com informações mais recentes, isso acontece principalmente porque a empresa costuma priorizar os contratos com a Apple.

Isso fica evidente após a Counterpoint revelar que a gigante de Cupertino deve ocupar 53% de toda a linha de produção de 5 nm da TSMC, os números também mostram que a Qualcomm é o segundo maior cliente da taiwanesa, com 24% de todos os chips sendo direcionados para a companhia do Snapdragon.

A Qualcomm ganha mais destaque porque a empresa também deve produzir o modem X60 5G para a linha iPhone 13 em 5 nm. A novidade será anunciada no segundo semestre de 2021.


Samsung, AMD e outras fabricantes ficam com uma fatia bem pequena da capacidade de produção da TSMC em 5 nm. Por outro lado, quando o assunto são os chips de 7 nm, a AMD se torna a líder de encomendas para a taiwanesa, com 27% do total de pedidos.

Já a NVIDIA fica em segundo lugar com 21% da produção total, claro que a linha de 7 nm já se tornou secundária dentro da TSMC, algo que também pode acontecer em breve com a tecnologia de 5 nm. Isso porque a fabricante está em estágio avançado de desenvolvimento do processo de 3 nm.

Fontes dentro da TSMC informam que a fabricante já fechou um grande acordo com a Apple para a produção de chips em 3 nm. No entanto, muitos alertam que essa prioridade quase que total para a empresa de Cupertino pode acabar afastando clientes e beneficiando a Samsung.


3

Comentários

iPhone 13 garantido! TSMC deve priorizar produção de chips da Apple
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista