LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Brasil terá 5G em todas as capitais nacionais até julho de 2022, diz Ministro

10 de agosto de 2021 19

O Brasil contará com rede 5G fornecida com frequências dedicadas na totalidade das capitais de estados do país até julho de 2022. Ao menos, é o que garantiu mais uma vez o Ministro das Comunicações, Fábio Faria, em sua fala durante o MediaTek Mobile Latam Congress 2021, que teve cobertura do TudoCelular.

De acordo com o chefe da pasta, o país será o segundo na América Latina a licitar as frequências para a rede no modo non-standalone e já está pronto por completo para operar com a rede móvel de quinta geração.

“No dia 18 de agosto, o TCU votará a minuta do Edital. E nós seremos o segundo país latino-americano a licitar as frequências. Teremos o 5G funcionando nas 27 capitais até julho do ano que vem. O Brasil já está totalmente pronto para trabalhar com o 5G.”


Fábio Faria

Ministro das Comunicações

Imagem: Reprodução

Fábio Faria ainda ressaltou que a implantação do 5G com faixas dedicadas permitirá o avanço da Internet das Coisas em território nacional, bem como a viabilização de investimentos no setor.

Este último ponto se tornou possível ao caráter não arrecadatório do leilão. Isso significa que a quantia desembolsada pelas operadoras será revertida em aplicações para aprimorar a infraestrutura no Brasil. Segundo o ministro, convencer o governo sobre essa mudança teria sido “o maior desafio”.

“O maior desafio foi convencer o governo Bolsonaro de transformar toda a arrecadação do leilão em retornos de investimento no setor. Se esse dinheiro entrasse, nós teríamos dificuldade de atrair investimentos. Como a gente vai fazer um leilão não-arrecadatório, não vamos fazer com que as operadoras só coloquem na capital de São Paulo, no Rio ou em Minas Gerais. Definimos que todas as cidades acima de 600 habitantes receberão, pelo menos, o 4G.”

O leilão a ser realizado pela Anatel está previsto para o segundo semestre deste ano de 2021, ainda sem data definida para acontecer.

E aí, você acredita que esse prazo será cumprido para que todas as capitais no Brasil tenham acesso ao 5G? Comente conosco!


19

Comentários

Brasil terá 5G em todas as capitais nacionais até julho de 2022, diz Ministro
Economia e mercado

Huawei Kirin 9010L: chipset inédito é encontrado em smartphone intermediário da chinesa

Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos