LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Demonstração do Google Duplex levanta suspeitas de ter sido forjada; empresa se recusa a comentar

22 de maio de 2018 7

Durante a Google I/O 2018, a gigante das buscas fez uma demonstração de uma nova tecnologia que deve chegar a nossos smartphones em breve. Chamado Duplex, trata-se de um novo recurso da Assistente do Google que utilizará inteligência artificial para realizar tarefas, de fato de um assistente: marcar horários para um corte de cabelo, reservar mesas em restaurantes, e por aí vai.

Algumas semanas depois, no entanto, o site Axios levantou uma questão que colocou em cheque a apresentação do Google. Nem a ligação para o salão de cabeleireiro e nem para o restaurante iniciaram a conversa com o nome do estabelecimento, apesar de ser algo muito comum em linhas telefônicas comerciais. Além disso, não há nenhum som ambiente durante as chamadas.

A publicação entrou em contato com o Google questionando se a empresa poderia revelar os nomes dos estabelecimentos que teriam recebido as ligações da inteligência artificial. Mas a gigante das buscas negou-se a revelar essas informações, alegando proteger a privacidade dos comerciantes.

Em um novo contato, o site Axios questionou se houve algum tipo de edição no material apresentado - o que poderia explicar, ao menos, o fato de a ligação não mencionar os nomes dos estabelecimentos. Novamente, a porta-voz negou-se a dar maiores detalhes. Em uma segunda tentativa, ficou a promessa de retornar uma resposta, até agora não cumprida.

Restaurante encontrado

O Mashable realizou uma investigação por conta própria e acredita ter encontrado o restaurante onde o Assistente tentou fazer uma reserva. De acordo com a publicação, trata-se de um pequeno estabelecimento chamado Hongs Gourmet, localizado em Saratoga, na California, a cerca de 20 minutos de carro da sede do Google.

Uma foto com o chefe do Google Duplex, Yaniv Leviathan, e o engenheiro Matan Kalman, postada nas redes sociais é um bom indício disso. A imagem possui semelhança com a decoração do restaurante em questão. E foi postada com a legenda "aproveitando uma refeição reservada por uma ligação do Duplex". A comparação foi feita com uma foto no Yelp.

À esquerda, equipe do Google Duplex; à direita, foto do Hongs Gourmet no Yelp (Créditos: Google | Yelp)

Desta vez, o restaurante foi contatado pelo Mashable para pôr um ponto final na questão, já que o Google não quer ajudar. Um funcionário chamado Victor confirmou a presença do pessoal do Duplex, que teria ido após uma ligação realizada pela inteligência artificial da empresa.

Além disso, Victor foi questionado se houve alguma conversa anterior, ou se mesmo durante a ligação foi informado que quem estava do outro lado da linha era uma máquina. Ele disse que "é claro que não". Nada foi combinado antes, mas o restaurante teria ficado sabendo depois, e o Google garantiu que protegeria a identidade do estabelecimento.

A história dificilmente acaba por aqui. Mas parece que, sim, o Google editou as ligações, possivelmente para proteger a identidade dos envolvidos. E as informações de Victor, do Hongs Goumert, confirmam que o Duplex funciona bem. Agora resta aguardar até que seja disponibilizado para os usuários.


7

Comentários

Demonstração do Google Duplex levanta suspeitas de ter sido forjada; empresa se recusa a comentar
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista