LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Como assim? Google silenciosamente retira seção tablet do site do Android

01 de junho de 2018 16

Há alguns anos, tablets e smartphones conviviam juntos por muito tempo, dividindo espaço justamente por um ser mais fácil de ser transportado, enquanto outro oferecia tela grande para consumo de mídia. Com o tempo, os tablets foram sendo deixados de lado, justamente porque as telas dos aparelhos começaram a crescer, ainda mais agora que os displays cresceram, mantendo o tamanho do corpo do dispositivo, como vemos no Galaxy S9, Zenfone 5 e iPhone X.

Agora, parece que a última pá de terra foi jogada, visto que a seção "tablet" foi removida do site oficial do sistema Android, deixando apenas as opções Smartphones, Wear, TV, Auto e Empresas. Essa alteração ocorreu hoje, visto que ainda ontem nada havia sido tirado.

Guias antes da remoção (em cima) e após a remoção (embaixo).

Lá havia informações sobre "novos tablets" como o Nvidia Shield, o Sony Xperia Z4 Tablet e o Galaxy Tab S2, indicando que ela não era atualizada há realmente muito tempo. Agora, se você tentar visitar o URL da página "Tablet", você será redirecionado para o site principal do Android.


Muito tem se falado sobre a falta de atenção das empresas para esse mercado, principalmente depois da chega das prévias para desenvolvedores do Android P, que não contemplam nenhum tablet. Pra muitos, com essa remoção, agora é definitivo. Ainda mais considerando que o ChromeOS agora suporta aplicativos Android. Com esse desinteresse do Google, dificilmente veremos sucessores de tablets como o Galaxy Tab S3, por exemplo, sendo lançados.

O que acha disso? Será mesmo a morte dos tablets? Diga sua opinião nos comentários.


16

Comentários

Como assim? Google silenciosamente retira seção tablet do site do Android
  • Pra mim o celulares substituiram tablets já os tablets tão virando notebook ou tablet híbrido com windows

    • Mas tenha certeza que a empolgação delas com esse nicho já foi bem maior.
      Pra se ter uma ideia, a Samsung nem se interessou em lançar uma edição do Galaxy Tab S3 com 8 polegadas, quebrando uma tradição de anos.
      E está demorando para atualizar seus tablets básicos, vendendo como novos modelos de 2015 como Galaxy Tab E 7.0 e Galaxy Tab E 9.6 (que ainda rodam o defasado Android KitKat) ou modelos de 2016 como o Galaxy Tab A 7.0 (que está estagnado no Android Lollipop).

        • A era dos tablets já acabou
          Se algum sobreviver, provavelmente será o iPad

          • Essas marcas orientais tão investindo mais nos híbridos com Windows. Tablets, exceto o iPad, estão minguando.

              • "Ninguém" mais quer tablet, cara (entenda que ninguém é hipérbole, por favor). O boom já passou, phablets são suficientes para a maioria que quer somente algo maior, e um híbrido para quem quer fazer coisas. Tablets fica no meio, nem consegue entregar melhor mobilidade que os phablets nem produtividade com os híbridos dotados de Windows (que é um sistema bem mais robusto que o Android) entregam.

                Lembrando: vendas de híbridos crescem, enquanto o de tablets cai.

                • tablets android ainda dão uma grana mas o mercado tá quase q morto, não é atoa q na ultima apresentação a Samsung apresentou dois tablets Windows e somente 1 android, não demora a desistirem.

                  • R.I.P Tablets
                    (1914 (eu acho)-2018)

                      • ja era de se esperar a google ja n lançava nenhum novo recurso para os tablets android faz tempo, ja n se vê nenhum tablet com hardware de flagship atual(snapdragon 845 ou equivalentes), ou seja estão praticamente mortos dependendo somente das oem's, mas no fim vai se bom para o chromeOS.
                        obs: que a google(e algumas outras empresas) deixe de tentar colocar i5/i7 para os chromebooks sendo que vejo que para eles e so desperdício de hardware sendo que o chromeOS se sai muito melhor com processadores arm.

                          • O Chrome OS passa ser o sistema da Google pra trablets, ela terá mais controle. As fabricantes se quiserem lancem tablets com Android, com a personalização delas e etc...

                              Android

                              Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

                              Android

                              Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

                              Especiais

                              Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas