LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Como assim? Google silenciosamente retira seção tablet do site do Android

01 de junho de 2018 16

Há alguns anos, tablets e smartphones conviviam juntos por muito tempo, dividindo espaço justamente por um ser mais fácil de ser transportado, enquanto outro oferecia tela grande para consumo de mídia. Com o tempo, os tablets foram sendo deixados de lado, justamente porque as telas dos aparelhos começaram a crescer, ainda mais agora que os displays cresceram, mantendo o tamanho do corpo do dispositivo, como vemos no Galaxy S9, Zenfone 5 e iPhone X.

Agora, parece que a última pá de terra foi jogada, visto que a seção "tablet" foi removida do site oficial do sistema Android, deixando apenas as opções Smartphones, Wear, TV, Auto e Empresas. Essa alteração ocorreu hoje, visto que ainda ontem nada havia sido tirado.

Guias antes da remoção (em cima) e após a remoção (embaixo).

Lá havia informações sobre "novos tablets" como o Nvidia Shield, o Sony Xperia Z4 Tablet e o Galaxy Tab S2, indicando que ela não era atualizada há realmente muito tempo. Agora, se você tentar visitar o URL da página "Tablet", você será redirecionado para o site principal do Android.


Muito tem se falado sobre a falta de atenção das empresas para esse mercado, principalmente depois da chega das prévias para desenvolvedores do Android P, que não contemplam nenhum tablet. Pra muitos, com essa remoção, agora é definitivo. Ainda mais considerando que o ChromeOS agora suporta aplicativos Android. Com esse desinteresse do Google, dificilmente veremos sucessores de tablets como o Galaxy Tab S3, por exemplo, sendo lançados.

O que acha disso? Será mesmo a morte dos tablets? Diga sua opinião nos comentários.


16

Comentários

Como assim? Google silenciosamente retira seção tablet do site do Android
  • Pra mim o celulares substituiram tablets já os tablets tão virando notebook ou tablet híbrido com windows

    • Mas tenha certeza que a empolgação delas com esse nicho já foi bem maior.
      Pra se ter uma ideia, a Samsung nem se interessou em lançar uma edição do Galaxy Tab S3 com 8 polegadas, quebrando uma tradição de anos.
      E está demorando para atualizar seus tablets básicos, vendendo como novos modelos de 2015 como Galaxy Tab E 7.0 e Galaxy Tab E 9.6 (que ainda rodam o defasado Android KitKat) ou modelos de 2016 como o Galaxy Tab A 7.0 (que está estagnado no Android Lollipop).

        • A era dos tablets já acabou
          Se algum sobreviver, provavelmente será o iPad

          • Essas marcas orientais tão investindo mais nos híbridos com Windows. Tablets, exceto o iPad, estão minguando.

              • "Ninguém" mais quer tablet, cara (entenda que ninguém é hipérbole, por favor). O boom já passou, phablets são suficientes para a maioria que quer somente algo maior, e um híbrido para quem quer fazer coisas. Tablets fica no meio, nem consegue entregar melhor mobilidade que os phablets nem produtividade com os híbridos dotados de Windows (que é um sistema bem mais robusto que o Android) entregam.

                Lembrando: vendas de híbridos crescem, enquanto o de tablets cai.

                • tablets android ainda dão uma grana mas o mercado tá quase q morto, não é atoa q na ultima apresentação a Samsung apresentou dois tablets Windows e somente 1 android, não demora a desistirem.

                  • R.I.P Tablets
                    (1914 (eu acho)-2018)

                      • ja era de se esperar a google ja n lançava nenhum novo recurso para os tablets android faz tempo, ja n se vê nenhum tablet com hardware de flagship atual(snapdragon 845 ou equivalentes), ou seja estão praticamente mortos dependendo somente das oem's, mas no fim vai se bom para o chromeOS.
                        obs: que a google(e algumas outras empresas) deixe de tentar colocar i5/i7 para os chromebooks sendo que vejo que para eles e so desperdício de hardware sendo que o chromeOS se sai muito melhor com processadores arm.

                          • O Chrome OS passa ser o sistema da Google pra trablets, ela terá mais controle. As fabricantes se quiserem lancem tablets com Android, com a personalização delas e etc...

                              Android

                              Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

                              Android

                              Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

                              Windows

                              Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

                              Economia e mercado

                              Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista