LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Brasil conectado: disparam acessos por Smart TVs; tablets e computadores são esquecidos

26 de abril de 2018 8

O ano de 2017 registrou um bom crescimento no número de televisores conectados à internet no Brasil. O país fechou o ano com 7,4 milhões de Smart TVs ativas, segundo o IBGE, 40% a mais que 2016.

A pesquisa revelou ainda que 96,8% das residências possuem televisão, seja de tubo, tela fina, ou inteligentes. O número é alto, mas ainda inferior aos 97,4% registrados há dois anos.

Uma explicação possível é o aumento do número de celulares, uma vez que já existem mais smartphones que indivíduos por aqui. O número cresceu 0,4%, chegando a 92,7%.

Desses dispositivos, apenas 7,7% das casas com televisores possuíam acesso à internet por ela, número que subiu para 10,6% no último ano; enquanto os celulares conectados passaram de 60,3% para 69%.


Enquanto o acesso por esses meios aumentou, computadores e tablets registraram queda: de 40,1% para 38,8%, e de 12,1% para 10,5% respectivamente.

Para a pesquisadora que fez parte do projeto, Maria Lúcia Vieira, o aumento substancial de televisores conectados pode ser justificado pelo desligamento do sinal analógico, que fez com que os consumidores migrassem para televisores mais modernos. Com isso, quem antes utilizava computadores e tablets para acessar a rede - principalmente assistir vídeos - faz isso agora com maior praticidade diretamente na sala de casa.

Outro apontamento do estudo é que 70% dos domicílios brasileiros já estão conectados à internet. O número é maior que o do ano de 2016, 63,6%. Um aumento que pode ter sido impulsionado pelo polêmico Internet Para Todos.

E você, está incluso em qual grupo das estatísticas? Se ainda não possui uma Smart TV, pode conferir nosso guia com boas escolhas para assistir a Copa do Mundo FIFA!


8

Comentários

Brasil conectado: disparam acessos por Smart TVs; tablets e computadores são esquecidos
  • ''apontamento do estudo é que 70% dos domicílios brasileiros já estão conectados à internet''.
    para mim esse número é da internet móvel

    • OMG! Lembrei que tenho um notebook de quase 8 anos de uso que tem um bom tempo que nem ligo. Está em alguma gaveta. Vou procurá-lo no final de semana e ligá-lo pra ver como está.
      Os tablets em casa substituíram os notebooks com perfeição.
      Ainda tenho um desktop que ligo para testes do Windows e Linux e jogar games da Steam ou algum da MS, já que ele resolveu trazer todos games do Xbox para o Windows PC.

        • Uso minha tv como monitor concectada no pc para internet, nao ligo para essa funçao smart nao, pc aqui nunca será esquecido

            • só vejo videos pela tv mesmo, minha bateria do celular dura horrores

              • Prefiro acessar aos videos pela TV tambem.
                Mas costumo ligar o note na TV, pela praticidade do uso se um navegador desktop.

                  • Faço parte da turma que usa computador/notebook com certa frequência. Até o momento ainda acho insubstituível, apesar de reconhecer a portabilidade de um celular e a utilidade de uma smart tv. Tablet sim, acho dispensável.

                      Android

                      Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

                      Android

                      Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

                      Windows

                      Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

                      Economia e mercado

                      Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista