LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Adição bem-vinda! Android Q libera recurso estilo “Digital Wellbeing” para launchers de terceiros

15 de março de 2019 50

Atualização (15/03/19) – Por Juliana dos Santos

O Android Q continua recebendo diversas novidades nos últimos dias, fazendo com que os usuários que estão na versão Beta possam usufruir de tudo que o Google está disponibilizando para o sistema. Um adicional muito interessante que chegou ao SO diz respeito a adição de um recurso parecido com o Digital Wellbeing em diversas launchers de terceiros.

Este aplicativo tem como função ajudar o usuário a ter uma navegação mais saudável no smartphone, limitando o tempo de uso de alguns aplicativos para que ele se mantenha focado em outras tarefas mais importantes, como trabalho e estudos. Uma conta no Twitter compartilhou essa informação para deixar os usuários beta atentos para quando o Android Q puder ser baixado em aparelhos de outras marcas eles conseguirem testar esse recurso.

Atualização (15/03/19) – Por Rafael Barbosa

Novo recurso! Android Q vai permitir ver nome de música tocada em Tela Ambiente

Com vários novos recursos descobertos após o lançamento do primeiro beta, o Android Q teve mais uma função revelada nesta sexta-feira (15). A futura versão do sistema operacional do Google colocará os nomes da música em execução e do artista na Tela Ambiente.

Desta maneira, é possível conferir a informação sem precisar desbloquear a tela. Os detalhes estariam logo abaixo do relógio, na função Always-On Display. Confira nas imagens a seguir:


Imagens: Android Police

De acordo com o site Android Police, o recurso funcionaria com todos os aplicativos que emitem uma notificação de música, como Spotify, YouTube Music, Google Play Música e Pocket Casts.

Quando não houver uma canção executada no momento, a tela do aparelho continuará exibindo o horário atual e a previsão do tempo. É importante destacar que esta não se trata da mesma função presente no Android 9 Pie, a qual permite detectar o som tocado no ambiente ao redor.

Vale recordar que a primeira versão de testes do Android Q já está disponível para download. Você pode ver como instalar neste link.

Texto original (14/03/19)

Wi-Fi por QR Code, gravador de tela e 'modo DeX': beta do Android Q mostra novos recursos

O Google liberou ontem a versão beta para desenvolvedores do Android 10 Q, a versão do sistema operacional que a gigante de Mountain View lançará neste ano, que já passou por processo de root. A novidade está disponível nos smartphones da linha Pixel - Pixel 1, XL, 2, 2 XL, 3 e 3 XL, e mais modelos participarão do Project Treble - e é necessário baixar e instalar os arquivos para testar as mudanças.

Ainda não há uma definição sobre o nome do doce que dará o apelido da nova versão do Android, embora o leaker Evan Blass tenha dado seu palpite recentemente.

E serão várias novidades - como o provável fim da tecla 'voltar', um provável modo escuro em apps de terceiros e melhorias na privacidade - em relação à atual versão do Android, a 9.0 Pie, que trazem novas funcionalidades aos usuários da OS do Google. Veja mais detalhes de algumas delas:

Wi-Fi por QR Code

Essa nova função permite uma configuração mais rápida para compartilhar as configurações de Wi-Fi, que pode facilitar sobretudo a vida de estabelecimentos comerciais, que não precisarão mais de uma placa com a senha da rede sem fio.

O Android Q oferece a opção de um QR Code para entrar na rede Wi-Fi sem a necessidade de digitar a senha. Para isso, basta entrar em Configurações> Rede e internet> WiFi e clique no nome da conexão que deseja compartilhar. O processo é semelhante para quem compartilha a rede e para quem deseja acessar essa conexão.

Modo 'DeX'

Transformar smartphone em uma solução compatível com desktop é um desejo antigo das fabricantes, e a mais recente dessas é DeX, da Samsung, que ganhou melhorias a partir do Galaxy Note 9, eliminando a necessidade de um dock para ativar o modo, facilitando a portabilidade, mas ainda tem limitação na otimização de aplicativos. Porém, a solução é específica para dispositivos da Sammy.


Neste beta, o Google procura tornar essa solução nativa para seus dispositivos, harmonizando a interface móvel com uma compatível com desktops. Ele ainda é experimental e pode ser encontrado nas opções de desenvolvedor, no comando "Forçar o modo de área de trabalho".

Ativado, o Android mostra os apps em janelas de forma livre no monitor externo com a barra de status no topo e ícones de navegação na parte inferor. Vale destacar que o recurso está incluso no beta, e pode ser melhorado ou até desativado na versão final.

Gravador de tela nativo

Quem gosta de fazer gravações de tela para diversos fins - como criadores de conteúdo que fazem tutoriais a partir do smartphone ou para gameplays em geral - não precisará de aplicativos de terceiros ou root para isso.

A nova versão do sistema operacional do Google pode ter nativamente esse recurso, como indica o beta.

O que achou dessas novidades trazidas no beta do Android Q? Se forem oficializadas, vale a pena ter um dispositivo com o novo sistema operacional do Google? Deixe sua opinião nos comentários.


50

Comentários

Adição bem-vinda! Android Q libera recurso estilo “Digital Wellbeing” para launchers de terceiros
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista