LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Google Chat: assim como previsto, substituto do Hangouts tem versão prévia liberada

11 de março de 2021 0

Atualização: (11/03/2021) - Por JS

No ano passado, diversos rumores apontavam para a possibilidade do Google Chat, que é substituto do Hangouts, começar a ser disponibilizado ao público em 2021.

E, confirmando todas as suspeitas, o programa teve a primeira versão prévia liberada para todos, fazendo com que seja possível ter uma preliminar da experiência de uso via Android, iOS ou navegador.

O fato do Google Chat também ter versão paga, fez com que a empresa precisasse ter um pouco mais de atenção na interface para que a experiência grátis não fosse aquém, aplicando alterações na barra de busca e status, além de facilitar o acesso a conversas simultâneas, mostrando certa similaridade com o Hangouts.

Interface do Google Chat (Imagem: Tecnoblog)

Para conseguir dar uma experiência de uso ainda melhor, a gigante das buscas deixa claro que esta opção é uma versão preliminar, e tem como propósito permitir que o público envie o feedback sobre o uso para que, ao chegar na versão definitiva, não existam problemas que atrapalhem a usabilidade.

O Google acredita que a migração completa para o Chat vai ser concluída ainda no primeiro semestre, mas, por enquanto, o programa tem um formato de uso que se mescla ao Hangouts, onde mensagens enviadas podem ser acessadas nos dois, entre outros recursos.

Texto original (16/10/20)

Já fazem alguns meses que rumores corroboram o fim do Google Hangouts – desde 2018, temos visto notícias sugerindo que o app irá, eventualmente, se fundir com o Chat (já disponibilizado para alguns usuários) e Meet.

As suspeitas, que já foram até mesmo confirmadas pelo Google, estão prestes a se concretizarem com a gigante das buscas detalhando como a transição vai ocorrer nos próximos meses.

Ao que tudo indica, o Hangouts vai se transformar em uma versão gratuita do Google Chat em 2021, acompanhando a mudança realizada semana passada no Google Workspace.


De forma similar ao Hangouts, a versão gratuita do Google Chat vai poder ser acessada de dentro do Gmail, bem como em um app próprio.

Ao que tudo indica, a funcionalidade vai continuar a mesma já disponível para os usuários atualmente, o que vai facilitar o uso, vendo que aqueles que já utilizam o serviço ativamente não necessitarão passar por uma nova curva de aprendizado.

O Google Chat vai permitir que usuários possam colaborar com outros em projetos, entregando acesso ao Google Rooms, que são salas de conversação em grupo focadas em equipes – uma espécie de concorrente para o Slack e Discord.

Segundo as informações, a migração do Hangouts deve ocorrer ainda no primeiro semestre de 2021, e conversas, contatos e históricos poderão ser portados para o novo serviço.

Mudanças para o Google Fi

A partir do início do próximo ano, usuários do Google Fi não poderão mais realizar chamadas ou enviar SMS utilizando o Hangouts. A gigante das buscas revelou que vai migrar seus clientes para o discador e app de mensagens nativo do Android.

O app Mensagens para web vai ser contemplado com a habilidade de realizar chamadas de voz via Google Fi, bem como checar o correio de voz, além de manter o recurso já existente do envio/recebimento de SMS.

O mais interessante é que as novidades vão poder ser utilizadas no Mensagens Web mesmo se o celular do usuário estiver desligado – e as conversas existentes no Hangouts serão todas migradas para o app nas próximas semanas.

Google Voice vai assumir as chamadas de voz

Quando recebendo uma chamada de voz, o Hangouts não irá mais tocar, deixando o papel do recebimento das mesma com o app Google Voice.

Ainda em outubro, os usuários serão avisados pela gigante das buscas para realizar o download do app, já disponível para Android e iOS. Alternativamente, eles também poderão usar a versão web do serviço.

As mudanças no Hangouts vão começar a ser efetivadas aos poucos a partir do próximo mês, entregando uma experiência de uso mais moderna.

Para chamadas de grupo, será necessário utilizar o Meet. O Hangouts também vai perder a habilidade de ligar para números residenciais e internacionais, e aqueles que possuírem créditos no app serão reembolsados.


0

Comentários

Google Chat: assim como previsto, substituto do Hangouts tem versão prévia liberada
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista