LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Google é investigado no Cade e pode ter que pagar para exibir notícias de sites brasileiros

11 de março de 2021 8

Após enfrentar uma batalha jurídica na Austrália, o Google em breve também poderá ter problemas no Brasil. Isso porque a Associação Nacional de Jornais (ANJ) solicitou ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) a ampliação de uma investigação contra a gigante das buscas.

A ANJ quer saber se o Google deveria estar pagando sites informativos e jornais brasileiros por exibir seus textos nos resultados de pesquisas e na própria página de notícias da empresa.

O maior problema é que o Google exibe pedaços da informação abaixo do título e isso pode estar desestimulando o internauta a clicar para acessar o site, algo que prejudica a receita dos veículos de comunicação.

Ao pesquisar qualquer assunto no Google, o usuário se depara com uma prévia ou até mesmo com o texto inteiro abaixo do título. Isso é chamado de "snippet" e é o maior objeto de investigação no Cade.

Você pode ver um exemplo abaixo:


Por mais que possa parecer algo novo, o processo no Cade começou em 2019 após uma denúncia da plataforma Buscapé. A principal reclamação é de que o Google copia os preços do site e inclui diretamente no Google Shopping, o que desestimula o consumidor a entrar no comparador de preços.

O caso chegou a ser arquivado, mas uma conselheira do Cade acabou percebendo que algo semelhante pode estar acontecendo com o conteúdo jornalístico. Comentando o assunto, a ANJ disse:

Se não há clique no site, você não tem tráfego e não ganha dinheiro de anúncio com o conteúdo. O Google compete efetivamente por anúncios e absorve verbas publicitárias pela reprodução de conteúdo jornalístico sem a devida remuneração como contrapartida - Márcio Bueno, advogado da ANJ.

Já o Google se defende afirmando que tem cooperado com o Cade e que direciona mais de 24 bilhões de acessos mensais aos sites jornalísticos:

[O Google] ajuda editores a aumentarem o número de leitores e a obter receita por meio de anúncios.


8

Comentários

Google é investigado no Cade e pode ter que pagar para exibir notícias de sites brasileiros
  • Todos os sites podem evitar isso inserindo em suas páginas uma tag chamada noindex. Em consequência, o Google deixará de rastrear aquela página e ela não aparecerá no buscador, o que diminuirá o alcance do site em questão também.

      • Eu só clico por causa disso senão porque eu clicaria com as mídias só com clickbait, exageros e noticias falsas, não vão se passar de santinha não

          • Não sei de todo mundo, mas esse pequeno pedaço que o Google mostra da noticia, geralmente é o que me faz clicar pra ler ela. Não é tão difícil eu abrir a noticia apenas pelo titulo, mas é tanto titulo que não condiz com a noticia que eu fico com um pé atrás, ai isso ajuda bem.
            Sobre a questão do Buscapé até que faz sentido, já que o intuito dele é analisar os preços e mostrar o menor valor para o consumidor, não dá para o Google simplesmente pegar assim. Mas o Google poderia dar a opção dos sites escolherem se querem aparecer ou não, se pode usar as informações, essas coisas assim, acho que ficaria melhor.

              • Os jornais tão falindo mesmo. O Google que ajuda no alcance e monetização com Ads agora tem que pagar pra mostrar as notícias. O Google poderia parar de mostrar esses jornais pra mostrar quem que manda.

                  • Olha temos aqui um chupador de bola de monopolista.
                    O idiota apesar de alguns jornalistas de esquerda estar manchando a imagem da imprensa são eles que buscam a notícia e não o Google e quem recebe a publicidade é o google
                    Enfie o ADS bem no meio do seu cu

                    • Errado. O Google não escreve notícias e ganha em cima disso. Além, claro, de vender nossos dados indiscriminadamente. Sem esses dados, Google não é ninguém.

                        • Não acho certo o que o Google está fazendo porém acho mais errado o que essas empresas jurássicas corporativistas da mídia tradicional estão tentando fazer com as gigantes de tecnologia, cerceando a liberdade na internet...

                        Economia e mercado

                        Huawei Kirin 9010L: chipset inédito é encontrado em smartphone intermediário da chinesa

                        Android

                        Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

                        Android

                        Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

                        Windows

                        Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos