LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Google Fotos começa a liberar novo widget de recordações para alguns usuários

05 de agosto de 2021 4

Atualização (05/08/2021) - HA

Faz algum tempo que o Google Fotos preparava um widget para a tela inicial do Android, que já estava disponível para a versão iOS do app desde o ano passado. Demorou um pouco, apesar de ter sido identificado que o código desse recurso já estava presente, ainda que escondido dos usuários. Finalmente, chegou a hora do Google liberar o widget "Your Memories" (ou suas memórias, ou recordações) — ao menos para alguns usuários.

Conforme relatado por um canal do Telegram chamado Google Pixels, o widget foi lançado para alguns usuários do Android com o aplicativo Google Fotos v5.52.0.0387241369. Ele mostra em um slideshow na sua tela inicial as recordações, fotos que o aplicativo resgata de tempos em tempos e as oferece como recordações, também acessíveis dentro do aplicativo.

(Imagem: XDA Developers)

Conforme mostrado nos prints acima, o recurso aparecerá no seletor de widgets, com uma visualização padrão 2x2 ajustável, assim como costumam ser outros widgets.

Por enquanto, ele resgata apenas fotos da última semana e de 1 ano atrás —o que deve ser alterado com novas atualizações, com potencial de mostrar fotos de outros períodos e de outras recordações específicas, como de viagens ou festas.

Fique ligado então para ver se o widget não chegou já no seu smartphone. Ele deve ser mais amplamente difundido entre os usuários ao longo do mês.

E você, curte um widget diferente? Gostou desse novo recurso?

Atualização (14/07/2021) - EB

O Google Fotos já recebeu um novo design baseado no Material You do Android 12 e agora mais uma função está prestes a chegar ao aplicativo, que permitirá que amigos peçam que você compartilhe fotos onde eles aparecem. Uma novidade que promete ser muito útil para que você não perca nenhuma lembrança importante que tenha ficado na conta de outra pessoa.

A nova função foi reportada pela leaker Jane Manchun Wong do Twitter, que compartilhou capturas de tela mostrando como será possível pedir fotos suas para seus amigos pelo Google Fotos.

No aplicativo podemos ver uma nova opção onde é possível enviar um link para seu amigo solicitando fotos onde você aparece.

Aquele que receber o link com a solicitação de fotos poderá escolher quais imagens compartilhar e enviar várias de uma só vez para facilitar o gerenciamento delas tanto pelo remetente quanto pelo destinatário.

Por enquanto, a novidade ainda está sendo desenvolvida pelo Google e ainda não está disponível para uso. Entretanto, as informações compartilhadas por Wong indicam que ela deve ser disponibilizada em breve no aplicativo.

Atualização (01/07/2021) - EB

De cara nova: Google Fotos recebe design baseado no Material You do Android 12 e novo widget

No início de junho já mostramos como seria a nova interface do Google Fotos baseada no Material You do Android 12 e hoje ela finalmente está chegando para mais usuários, pelo menos segundo nosso teste em um dispositivo com Android 11, que já apresenta o novo design como você pode ver abaixo:

Imagens: TudoCelular

Como você pode ver, a fonte com nome dos meses agora é maior, dando maior destaque para este tipo de agrupamento no Fotos. A aba Pesquisar também recebeu alguns refinamentos, mostrando locais visitados recentemente e temas recorrentes em fotografias.

Outra novidade é o widget de memórias, que também está chegando para o aplicativo. Com ele, você poderá ver Memórias criadas pelo Google Fotos na sua tela inicial do Android. Veja como ficou:

Imagens: Android Police

A nova versão do Fotos está sendo liberada hoje para os usuários em conjunto com uma atualização que está sendo distribuída na Google Play com a versão 5.49.0.381968315. Em nossos testes, a nova interface já está disponível para alguns aparelhos com Android 11 e não está mais restrita aos aparelhos da linha Pixel.

Entretanto, a nova interface também pode estar vinculada a uma mudança nos servidores do Google, então se ela ainda não está disponível para você, basta ser paciente, pois ela deve chegar nos próximos dias.

O que você achou do novo visual do Fotos? Conte nos comentários!

Matéria original (02/06/2021)

Android 12: Google Fotos deve receber novo visual com Material You em breve

O Google Fotos se tornou o assunto mais comentado entre fotógrafos e usuários do Android nos últimos dias com o fim do armazenamento ilimitado para usuários gratuitos. Entretanto, esta não deve ser a única novidade de 2021 para o aplicativo, que deve receber um novo visual baseado no Material You do Android 12 em breve.

As evidências da mudança foram encontradas pelo usuário @damned_im, que se deparou com o novo design na versão 5.43 do Fotos. Veja um comparativo entre a nova versão e a atual.

Novo e atual design do Fotos. Imagens: XDA

Como você pode ver, o novo design terá fontes maiores, o que facilitará navegar entre datas no aplicativo.

Vale dizer que este novo design não foi habilitado num celular com Android 12, mas sim no Google Pixel de primeira geração com Android 10, o que é muito curioso, afinal ele não está usando sequer a última versão estável do sistema do Google.

Imagens: XDA

As capturas de tela que você está vendo foram criadas por desenvolvedores do XDA Developers, que analisaram e modificaram o código do arquivo APK da versão 5.43 do Google Fotos, habilitando o novo design.

Imagens: XDA

Algumas mudanças são funcionais, como a data das imagens que agora permanece no canto superior esquerdo mesmo ao rolar para ver mais imagens na biblioteca.

Outra mudança interessante é a visualização mais fácil no modo de mapa. Agora se um determinado grupo de fotos for tirado num único local, o aplicativo irá sugerir para que você altere para a visão no mapa para ver ainda mais detalhes e locais próximos.

Por fim, vale lembrar que o Fotos não é o único aplicativo do Google recebendo pequenos ajustes na interface. O Chrome também já recebeu alguns detalhes novos e o Feed do Google já ganhou a opção de se adequar às cores do papel de parede utilizado em celulares com Android 12 instalado.

Vale dizer que o novo visual ainda não está ativo para todos os usuários e o Google ainda não se pronunciou a respeito, então esta pode ser uma mudança gradual nos servidores da empresa que ainda está testando as melhorias relatadas hoje no Google Fotos.

Google Fotos

Desenvolvedor: Google LLC

grátis - oferece compras dentro do app

Tamanho: varia de acordo com o dispositivo

Saiba mais


4

Comentários

Google Fotos começa a liberar novo widget de recordações para alguns usuários
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista