LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Google Tensor G2: vazamentos revelam possíveis especificações do novo chip do Pixel 7

19 de setembro de 2022 5

O Google deve anunciar sua nova geração de celulares no dia 6 de outubro. O Pixel 7 e Pixel 7 Pro foram introduzidos na I/O 2022 com a “segunda geração do Tensor”, e recentemente o nome oficial do processador foi confirmado: Tensor G2. Nesta segunda-feira (19), descobrimos mais detalhes sobre a plataforma que alimentará os novos tops de linha.

Kuba Wojciechowski, popular desenvolvedor e vazador, reuniu várias informações vazadas da nova geração do processador para divulgar sua possível ficha técnica. O leaker afirma que o novo chip terá a mesma CPU do Tensor de 1ª geração, mas haverá melhorias em todas as outras áreas da plataforma para entregar um bom salto de desempenho.

(Imagem: Google)

O Tensor G2 deve continuar com uma unidade de processamento central com a peculiar configuração de dois “super núcleos” ARM Cortex-X1, tais que, segundo a aparição do chipset no Geekbench, tiveram um ligeiro aumento de clock de 50 MHz para total de 2,85 GHz.

Há também os mesmos dois núcleos ARM Cortex-A76 que receberam um aumento de frequência de 100 MHz para total de 2,35 GHz. Os quatro núcleos ARM Cortex-A55 de baixo consumo devem manter a frequência de 1,80 GHz.

No geral, é esperado que o desempenho em multi-core seja incrementado em cerca de 10%. Esse salto será possibilitado pelo avanço ao processo de fabricação em 4 nanômetros da Samsung — vale lembrar que o antecessor utilizava a litografia de 5 nanômetros.

O ID "3396" em hexadecimal é "0xD44", referente ao ARM Cortex-X1 (Imagens: Kuba Wojciechowski)

O Google pode ter evitado atualizar para a ARMv9 devido aos ganhos discretos da arquitetura em relação à ARMv8. O design mais recente traz desempenho elevado, porém consome mais energia e gera mais calor. A expectativa é que o Tensor G2 seja ligeiramente mais “cabeça fria” e traga mais estabilidade de temperatura devido à nova litografia.

Enquanto a CPU sofre poucas mudanças, a GPU deve ser atualizada para a ARM Mali-G710, unidade de processamento gráfico mais poderosa da ARMv9. Essa área promete um aumento de 20% no desempenho em jogos, 20% mais eficiência e 35% mais rapidez em aprendizado de máquina em relação à Mali-G78 do Tensor de 1ª geração.

A nova TPU de codinome “Janeiro” pode trazer mais desempenho em IA. O processador de sinal de imagem (ISP) baseado em Exynos também deve ser alterado para entregar ainda mais poder às lentes do Pixel 7 e Pixel 7 Pro. Outras descobertas sugerem que o Tensor G2 contará com o modem S5300 5G da Samsung, que suporta as especificações Release 16.

Além disso, o Google certamente melhorará seu bloco de codificação/decodificação de vídeo, que antes era limitado à decodificação AV1. Algumas alterações de firmware também apontam para melhorias no Exynos ISP personalizado pelo Google.

Kuba Wojciechowski

O Google Pixel 7 deve contar com opções de até 256 GB de armazenamento interno, câmera principal com sensor ISOCELL GN1 de 50 MP e ultrawide com sensor Sony IMX381 de 12 MP. Mais especificações devem ser reveladas no anúncio oficial que ocorrerá em 17 dias.

O desenvolvedor acrescenta que o Google Tensor de 3ª geração — que possivelmente será chamado de “Tensor G3” — já está em desenvolvimento e deve sair das fábricas com litografia de 3 nanômetros em meados de 2023 com o Pixel 8.

Veja mais!

O Google Pixel 7 ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.

5

Comentários

Google Tensor G2: vazamentos revelam possíveis especificações do novo chip do Pixel 7
  • Pelo menos trocasse esses cortex a76 para a78

      • Chegamos num ponto em que especificações não são mais tão relevantes. Imagino que suporte e qualidade de acabamento/resistência vão se tornar mais essenciais.

        Eu tenho um Galaxy S22+ (principal) e um Galaxy S9+ (secundário). Se eu falar que sinto diferença no uso do dia a dia estarei mentindo (quesito desempenho).

        Meu S9 tem 4 anos e ainda roda tudo com muita fluidez. É claro que eu não atualizei a última versão do Android pra ele, pois conheço as práticas de obsolescência programada.

        Entendo o porquê da Google lançar o pixel com um chip bom invés do melhor disponível. usuario comum sequer sente a diferença.

          • Acho que ela poderia ter mantido os clocks do tensor 1 mas mudando as CPU's para versões mais recentes, ela ia aumentar o desempenho sem fazer o processador trabalhar mais, não animou tanto esse tensor quanto a 1%u2070 geração

              • Legal isso tudo no processador, mas queria q a Google focasse tbm um pouco mais no sistema, tá bom, mas já poderia ser bem mais avançado tipo a One Ui talvez, esse negócio de IA é bom, mas na prática n vejo mt diferença, é quase a mesma coisa q usar um Motorola com o Android puro, é bom, mas são poucas às diferença por enquanto

                  • Google assassinando os clientes

                      Android

                      Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

                      Android

                      Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

                      Especiais

                      Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas

                      Software

                      Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2