
Economia e mercado 10 Mai
10 de maio de 2023 11
O Google apresentou nesta quarta-feira (10) o Pixel Fold, seu primeiro celular dobrável. Após incontáveis vazamentos e rumores, o dispositivo finalmente teve seus detalhes confirmados durante o evento I/O de 2023, incluindo seu hardware de alto desempenho e outras características que buscam competir com o Galaxy Z Fold 4 da Samsung.
O Pixel Fold ostenta uma dobradiça de alta resistência que permite “abrir e fechar” sua tela flexível com mais segurança. O celular possui design que remete ao visual do Pixel 7 Pro, portanto, há um conjunto triplo de câmeras e laterais com acabamento metálico. Confira:
Sua tela interna mede 7,6 polegadas e possui tecnologia OLED, além de resolução Full HD+ (2.208 x 1.840 pixels) distribuída na proporção de 6:5 e taxa de atualização de 120 Hz. O display é capaz de atingir pico de brilho de 1.400 nits e contraste de 1.000.000:1.
Ao fechar o celular, há uma tela externa de 5,8 polegadas com tecnologia OLED, resolução Full HD+ (2.092 x 1.080 pixels) e taxa de atualização de 120 Hz. Esse painel é protegido com Gorilla Glass Victus, uma tecnologia que promete mais resistência contra danos ao vidro.
A dobradiça do celular é projetada pelo próprio Google. Há uma fabricação de liga de alumínio com eixo duplo que promete uma fricção mais segura. Segundo a empresa, essa é a "dobradiça mais resistente em um celular dobrável".
Um dos maiores destaques do primeiro celular dobrável da big tech é seu conjunto avançado de câmeras que prometem manter a boa fama da marca em fotografia. Na traseira, há uma lente principal com sensor de 48 MP, uma lente grande-angular com sensor de 10,8 MP e uma lente teleobjetiva com sensor de 10,8 MP com zoom óptico de 5x.
A câmera frontal presente na borda da tela interna possui resolução de 8 MP, enquanto o sensor utilizado na tela externa possui 9,5 MP. Com seu formato único, o foldable é capaz de oferecer diferentes modos de captura de imagem aproveitando sua tela secundária.
O dobrável é equipado com o Google Tensor G2, uma plataforma customizada que trabalha com uma CPU com dois núcleos Cortex-X1 de 2,85 GHz, dois núcleos Cortex-A78 de 2,35 GHz e quatro núcleos Cortex-A55 de 1,8 GHz, além de uma GPU Mali-G710 MP07 e a TPU Edge de 2ª geração para otimizar as tarefas baseadas em IA.
Para garantir bom desempenho em multitarefa, o Pixel Fold trabalhará com 12 GB de RAM LPDDR5, além de opções com 256 GB e 512 GB de armazenamento interno. O hardware é alimentado por uma bateria de 4.821 mAh com suporte para carregamento rápido de 30 W. O aparelho sairá da caixa executando o Android 13.
O Pixel Fold habilita uma variedade de novas funções exclusivas para celulares dobráveis. Como exemplo, usuários terão acesso a recursos exclusivos para realizar chamadas de vídeo no Google Meet, permitindo alternar rapidamente entre as telas ao utilizar o celular dobrado com ângulo próximo de 90º — configuração batizada de "Modo de Mesa".
Também será possível utilizar esse modo para assistir vídeos no YouTube: a metade superior da tela reproduzirá o vídeo e, com uma próxima atualização do aplicativo, será possível controlar a reprodução através de botões dispostos na metade inferior.
Assim como outros celulares dobráveis com formato horizontal, o Pixel Fold terá modos de uso com tela dividida para otimizar fluxos de trabalho em multitarefa, possibilitando a rápida transferência de arquivos e outras funções. A Barra de Tarefas também está disponível para que usuários possam alternar entre aplicativos rapidamente. Confira:
O Google afirma que ainda mais novidades chegarão em breve aos seus novos produtos da linha Pixel. Com o lançamento do Android 14, previsto para meados de agosto de 2023, os novos celulares e tablet da marca irão complementar o portfólio com diferentes capacidades para facilitar o cotidiano dos usuários.
O Google Pixel Fold está disponível em pré-venda nos Estados Unidos e outros países selecionados a partir desta quarta-feira (10). Haverá duas opções de cores: Obsidian (preto) e Porcelain (branco). As entregas iniciarão em breve. Confira os preços sugeridos:
O que achou do Google Pixel Fold? É um concorrente ao nível do Galaxy Z Fold? Comente!
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários