LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Atenção: backups do WhatsApp agora consomem armazenamento do Google Drive

30 de janeiro de 2024 7

A infeliz data anunciada pelo Google e WhatsApp finalmente chegou: a partir de hoje os arquivos de backups do WhatsApp começam a consumir o armazenamento do Google Drive. Isto significa que o backup deixou de ser gratuito e ilimitado e agora os usuários precisam ficar atentos ao que salvam para não consumir todo o espaço oferecido pelo Google.

Para contextualizar, o backup do WhatsApp não entrava na conta do cálculo do armazenamento usado no Google Drive desde 2018. Desta forma, os usuários poderiam ter uma cópia de segurança das suas conversas e mídias do aplicativo com um tamanho ilimitado.

O WhatsApp diz o seguinte em seu site oficial:

A partir dos próximos meses, ao optar por fazer backup das suas conversas do WhatsApp em um aparelho Android, o backup será feito de acordo com o limite de armazenamento da sua Conta do Google.
Se você atingir o limite de armazenamento, será necessário liberar espaço na sua Conta do Google para voltar a fazer backup das suas conversas do WhatsApp.

Imagem: Android Police

Entretanto, a partir de hoje o tamanho deste arquivo é contabilizado na conta do Google Drive para o armazenamento utilizado, o que podemos ver nas capturas de tela acima fornecidas pelo Android Police. Nelas agora o Google Drive mostra uma seção separada para o WhatsApp na categoria Outros de tipos de arquivos.

O WhatsApp diz que os usuários receberiam um aviso sobre a mudança, mas até o momento este aviso não surgiu para o Android Police e nem para mim, então é preciso ficar atento para o backup do aplicativo não consumir todo o seu armazenamento do Google Drive, limitado a 15 GB por padrão

Uma dica para evitar o uso excessivo de armazenamento é desativar o backup de vídeos enviados e recebidos no WhatsApp. Para isto acesse o menu Configurações > Conversas > Backup das conversas e desmarque a opção Incluir vídeos.

Vale lembrar que ativar esta opção obrigará que você use a ferramenta de transferência do WhatsApp para manter os vídeos salvos caso você troque de aparelho. Fotos, mensagens de voz, documentos e conversas continuarão sendo transferidos automaticamente.

WhatsApp Messenger

Desenvolvedor: Facebook.inc

Grátis

Tamanho: Varia de acordo com a plataforma


7

Comentários

Atenção: backups do WhatsApp agora consomem armazenamento do Google Drive
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista