Economia e mercado 30 Jul
A Google Play recebeu várias melhorias em atualizações de aplicativos desde janeiro de 2024, mas agora linhas de código indicam que a loja de aplicativos também fornecerá atualizações para aplicativos instalados por outras fontes. Com esta mudança, usuários poderão manter seus aplicativos atualizados sem depender de arquivos APK.
A novidade foi encontrada em linhas de código da versão 42.0.18 do Google Play Store por Mishaal Rahman. O aplicativo mostrará o seguinte aviso ao abrir um aplicativo com uma atualização disponível:
O aplicativo instalado no seu dispositivo não veio do Google Play. Você pode atualizar o aplicativo a partir da fonte original ou do Google Play.
A caixa de diálogo contém dois botões: um para atualizar o aplicativo e outro para cancelar a atualização. Se o usuário optar por atualizar, o aplicativo será vinculado à Google Play para receber updates automáticos.
If you're on Android 14 and you install an app via Google Play and then later try to sideload an update to it from another source, you may see a dialog that warns you that by updating from a different source, "app functionality may change."
— Mishaal Rahman (@MishaalRahman) February 8, 2024
This is because Google Play is using… pic.twitter.com/uJ6tiFEjMM
Esta é uma mudança interessante na política de atualizações, pois a partir do Android 14 a Google Play pode ter prioridade para atualizar apps, exibindo uma notificação quando os usuários tentam instalar uma versão incorreta de um aplicativo usando um arquivo APK.
Além disso, a loja do Google verifica aplicativos baixados por outras fontes desde outubro de 2023, o que traz mais segurança sem tornar o sistema Android fechado.
Ainda não sabemos quando o Google lançará o suporte para atualizações de aplicativos de outras fontes, mas é possível que esta função seja liberada em 2024, pois o código principal dela já está integrado a Play Store.
Comentários