
Segurança 18 Out
20 de outubro de 2023 3
O Google começou a liberar, na quarta-feira (18), uma atualização para o Play Protect, seu mecanismo de segurança que detecta possíveis comportamentos nocivos de softwares instalados através da Play Store no Android. Agora, a ferramenta está mais poderosa com uma nova função que permite escanear aplicativos que foram baixados por fora da loja.
Antes limitado aos títulos disponíveis na Play Store, o Play Protect agora é capaz de realizar verificações de segurança no nível do código dos aplicativos baixados pela web utilizando os pacotes de instalação do Android (APK). Caso o mecanismo encontre uma linha de código maliciosa, o software é bloqueado instantaneamente.
Conforme observado nas imagens acima, uma mensagem pop-up será exibida sempre que o usuário tentar instalar um aplicativo “desconhecido” pelo Play Protect. O texto informa:
O Play Protect nunca viu esse aplicativo antes. Para proteger seu dispositivo e seus dados, envie algumas informações sobre o aplicativo ao Google para que seja escaneado antes de instalá-lo.
A verificação ocorre em tempo real e é obrigatória para qualquer celular ou tablet que esteja com o sistema de proteção ativado, podendo levar alguns minutos. Após o processo, o sistema definirá se o aplicativo é seguro ou representa uma ameaça para o dispositivo, fornecendo detalhes sobre o tipo de risco que o malware pode gerar ao aparelho.
O Google explica que a varredura extrai sinais importantes do aplicativo e os envia para a infraestrutura de servidores do Play Protect, a fim de realizar uma avaliação mais rápida sobre o código do software potencialmente malicioso.
Espera-se que essa adição ajude também a proteger os usuários contra aplicativos mal-intencionados que utilizam técnicas avançadas — como a inteligência artificial — para que não sejam detectados. O Google, por sua vez, utiliza aprendizado de máquina para descobrir possíveis sinais de leitura indevida de dados do usuário.
No exemplo fornecido pelo Google, um APK chamado de “Wi-Fi Booster” é bloqueado por “permitir acesso não autorizado para seus dados ou dispositivo”. Isso ocorre quando o desenvolvedor do software não declara as verdadeiras permissões que o aplicativo utiliza, como acesso à câmera, microfone, arquivos e outras seções.
O Play Protect está recebendo a verificação de segurança primeiramente na Índia, mas a empresa afirma que o novo recurso será liberado para os usuários em todos os países ao longo dos próximos meses.
2 meses atrásO TudoCelular informa a você quais celulares já podem ser contemplados com a mais recente versão do sistema operacional do Google.
4 meses atrásUm dos maiores pedidos dos usuários será atendido por donos de celulares Pixel com o Android 16.
10 meses atrásiPhone 16 Pro Max ficou fora do top 10 do DxOMark no quesito tela.
11 meses atrás9 celulares da linha Google Pixel devem receber novos recursos baseados em inteligência artificial em breve.
4 meses atrásUm dos maiores pedidos dos usuários será atendido por donos de celulares Pixel com o Android 16.
11 meses atrás9 celulares da linha Google Pixel devem receber novos recursos baseados em inteligência artificial em breve.
1 ano atrásVersão faz parte das atualizações liberadas trimestralmente pelo Google para seus celulares com grandes mudanças visuais e novas funções.
1 ano atrásZoom Aprimorado também será lançado para o Pixel 8 Pro em breve!
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários