
31 Agosto 2019
A Huawei acaba de registrar no órgão de propriedade intelectual da União Europeia (o EUIPO na sigla em inglês) uma nova marca que poderá ser utilizada pela empresa para nomear um futuro sistema operacional da marca.
Segundo o registro descoberto pelo site Letsgodigital, a empresa requisitou o pedido da marca "Harmony" nesta sexta-feira (12) para ser utilizada em um "sistema operacional móvel", como pode ser claramente lido abaixo. O registro feito pela gigante chinesa poderia ser a terceira possibilidade de nome comercial para o sistema própria da Huawei para substituir o Android após de já ter requisitado as marcas HongMeng e Ark.
Embora a Huawei tenha falado muito sobre o HongMeng OS, a empresa afirmou também nesta sexta que o sistema operacional ficará dedicado aos produtos de Internet das Coisas (IoT), deixando de lado a adoção em smartphones e tablets. Por isso, a possibilidade de que a Huawei adote a marca Ark OS ou a nova Harmony OS pode estar mais certo que nunca.
Yu Chengdong, CEO da Huawei, já havia garantido que o sistema operacional próprio da fabricante estará pronto para o mercado chinês ainda em 2019 até o final deste ano. Já o lançamento internacional do substituto do Android em smartphones da empresa - que poderá ter apoio de outras marcas chinesas como Xiaomi e Oppo - está previsto para o primeiro trimestre de 2020.
Ainda não sabemos os planos da Huawei, se a fabricante deverá lançar o seu sistema operacional concorrente do iOS e Android com nome de Ark OS ou Harmony OS, nem mesmo temos informações a respeito do design e principais funcionalidades da plataforma, então só podemos esperar mais vazamentos e declarações oficiais da empresa nos próximos meses.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários