PlayerXtreme 


O PlayerXtreme é um aplicativo disponível para iOS (iPhone, iPad e iPod Touch) que tem a capacidade de rodar a grande maioria dos formatos de vídeo (3gp, asf, avi, divx, dv, dat, flv, gxf, m2p, m2ts, m2v, m4v, mkv, moov, mov, mp4, mpeg, mpeg1, mpeg2, mpeg4, mpg, mpv, mt2s, mts, mxf, ogm, ogv, ps, qt, rm, rmvb, ts, vob, webm, wm, wmv), é gratuito na App Store (com uma versão paga que iremos detalhar no review), compatível com iOS 5.0 ou superior e seu tamanho é de 47,1 MB.
Como a maioria das pessoas que utilizam um iPhone e um iPad sempre tiveram dificuldades em conseguir tocar alguns tipos, principalmente MKV, de vídeos, vamos detalhar se esse aplicativo realmente cumpre o que promete!
O ícone do aplicativo é igual ao da imagem abaixo:
Interface
Podemos dividir a tea do aplicativo em duas partes: o menu lateral e a tela principal. O menu lateral se encontra no canto esquerdo do aplicativo e ele pode ser minimizado ao tocar na tela na parte direita, onde fica a tela principal. Já na tela principal é onde você vai assistir e selecionar os vídeos, ou seja, tudo estará disponível na tela principal após a escolha de algum item do menu.
As opções do menu são: Library, Network, Wifi, Downloads, Settings, Addons e Help.
Library
Conhecido como biblioteca em português, essa tela é onde ficam todos os seus vídeos e músicas que você já sincronizou ou dentro do aplicativo ou dentro de seu iPhone/iPad (pasta Library Vídeos e Library Music para os arquivos de sua biblioteca do próprio aparelho). Já para os vídeos sincronizados por fora, seja por wifi, network ou download, eles inicialmente são listados nessa tela principal sem ter nenhuma pasta atrelada.
No topo dessa tela, você encontra uma barra contendo algumas opções de uso: navegação, menu, criar nova pasta, configurações e pesquisa.
A opção de navegar é similar à utilizada nos navegadores, onde você pode avançar ou retroceder de pastas de uma maneira mais simples.
Já na opção de menu, você consegue alterar e organizar seus vídeos de diversas maneiras, desde a visualização (GridView e ListView); organizar por nome, data ou tamanho; colocar as pastas primeiro ou não e organizar por ordem crescente ou decrescente.
Para criar uma nova pasta, basta selecionar a imagem de uma pasta que se encontra no topo da tela, escrever um nome para essa pasta e apertar o botão “Save”. Agora para você conseguir mover vídeos para essa pasta, você deve selecionar o vídeo desejado e segurar uns dois segundos até você entrar no modo de edição, onde você pode arrastar seus vídeos para a pasta em que você quer mover. Vale mencionar que esse modo edição só está disponível no GridView.
Em configurações, você pode ver as informações de sua pasta atual ou tocar todos os vídeos dentro dessa pasta.
No canto superior direito, você tem o acesso à barra de pesquisa de vídeos. Caso você tenha muitos vídeos e muitas pastas, essa é a melhor maneira de você encontrar um vídeo específico caso lembre seu nome. Ele possui um auto-completar, ou seja, conforme for digitando, os possíveis resultados já serão listados.
Rodando um vídeo
Para conseguir assistir um vídeo, você deve ir dentro de sua biblioteca e selecioná-lo com dois toques para já ser encaminhado para assistir ou quando você dá apenas um toque, um menu será aberto contendo as seguintes opções: Play, Open In, Info, Cut, Rename e Delete. Play é para tocar o vídeo; Open In faz permite que você faça o upload do vídeo que possui para seu aplicativo de armazenamento na nuvem preferido; info para ver mais detalhes; rename para renomear o arquivo e delete para excluir o vídeo de dentro de seu aparelho.
Na tela de reprodução do vídeo, você tem disponível algumas opções para alterar o vídeo. Você pode alterar o formato do vídeo, travar a orientação do seu celular (para apenas horizontal ou vertical), ajustar o atraso do áudio em relação ao vídeo, adicionar ou remover legendas (apenas na versão paga).
Network
Essa tela é interessante, pois você tem a possibilidade de navegar dentro de drivers e pasta compartilhada por computadores que estão na mesma rede que você. O único porém e que infelizmente não conseguimos realizar mais testes, para habilitar essa opção você deve adquirir um Addon (“Acess Network Drivers & Folders”) que custa $0,99. Todas as outras funcionalidades dessa tela também estão dependentes desse Addon.
Wifi
Essa é uma das opções mais viáveis e que está disponível na versão gratuita do aplicativo para conseguir transferir vídeos de seu computador para dentro de seu celular. Ao entrar na tela, você se depara com uma barra grande no topo da tela indicando que a transferência via Wifi está habilitada ou não (azul indica habilitado e cinza indica desabilitado).
Logo abaixo, você conseguirá ver o endereço que deverá acessar em seu computador para conseguir adicionar os vídeos e conseqüentemente fazer os uploads para dentro de seu aplicativo. O primeiro IP está relacionado à página que você terá que abrir no navegador e o segundo IP está relacionado para quando você quer mapear sua biblioteca como se fosse um driver dentro de seu MAC ou PC.
Um detalhe importante que notamos ao sincronizar um vídeo, é que o aplicativo tem que estar aberto para realizar a sincronização, caso contrário ele fica travado e não sincroniza.
Downloads
Acredito que na versão gratuita, essa tela não serve para nada, pois quando nela não tem nenhuma opção ou funcionalidade disponível, apenas três palavras (“downloading”, “completed” e “stopped”). A princípio eu havia imaginado que você iria conseguir pesquisar e baixar filmes pela internet, depois como vi que não estava disponível, imaginei que essa tela serviria para você visualizar os status de seus vídeos que você está sincronizando pelo Wifi. Porém nenhuma das duas opções estão corretas, provavelmente para habilitar essa função você deve comprar um addon.
Settings
Dentro dessa tela é possível fazer algumas configurações dos pacotes que você comprou ou das funcionalidades que já vêm embutidas na versão gratuita. Podemos ativar o autolock, ativar a visualização de arquivos suportados apenas, ativar o backup via iCloud entre outros.
Addons
Atualmente existem quatro Addons específicos para serem adquiridos na App Store (“Subtitles”, “X12 Sound Boost”, “Access Network Drives and Folders” e “Folder Guard”), três que brevemente serão lançados (“VGA Out”, “Dropbox and SugarSync” e “DivX Stage”). Ou você pode simplesmente pagar $2,99 para adquirir a versão Pro que contém todas essas funcionalidades por um preço bem mais barato, pois cada Addon separado custa $0,99.
Help
Caso você tenha ficado com alguma dúvida sobre o aplicativo, você pode tentar buscar ajuda nessa tela, porém ela está em inglês e não consegue sanar todas as dúvidas (a da tela de downloads procurei aqui e não achei nada significativo).
Resumindo, esse aplicativo cumpre bem seu objetivo de rodar vídeos em MKV e WMV (testados) entre tantos outros que ele possui suporte. Por ser gratuita, sua versão é um pouco limitada, mas consegue fazer transferência de arquivos via Wifi (coisa que o VLC não consegue, pois sua versão atual está muito instável) e via iTunes. O bom é que ele está dividido em pacotes, onde caso não queira comprar a versão PRO, você pode escolher pacotes específicos para suprir sua necessidade.
Prós e contras







Comentários